ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE


. Artigos


O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade
e a questão da identidade cultural

Arnaldo Daraya Contier

RESUMO: Trata-se de um estudo sobre as reflexões de Mário de Andrade sobre o popular e o nacional na formação da música erudita brasileira visando fundamentar uma concepção de identidade cultural, tendo como ponto nodal a idéia de brasilidade e os seus diálogos com algumas técnicas e linguagens utilizadas pelos compositores europeus durante o período de 1920 a 1945.

PALAVRAS-CHAVE: História e Música; Brasilidade e Linguagem Musical; Mário de Andrade.

 

 

A invenção do Brasil - O nascimento da paisagem brasileira sob o olhar do outro
Sandra Jatahy Pesavento

RESUMO: Este artigo visa analisar a pintura paisagística holandesa (de autoria de artistas como Frans Post, Gillis Peters, Zacharias Wagener, Georg Macgraf e Albert Eckhout, entre outros) sobre o Brasil, no momento da invasão, conquista e estabelecimento da dominação do nordeste brasileiro no século XVII, com o intuito de apreender construções imaginárias de sentido e, por intermédio dessas, observar como, pela paisagem, se fez a “invenção do Brasil” pelo olhar do outro.

PALAVRAS-CHAVE: História e Imagem; Artes Plásticas e Imaginário; Holandeses no Brasil do século XVII; História e Estética.



 

. Dossiê Chico Buarque & Vianinha: arte e política no Brasil contemporâneo


Oduvaldo Vianna Filho e o Cinema Novo: apontamentos
em torno de um debate estético-político

Alcides Freire Ramos

RESUMO: Neste artigo pretendemos lançar luz sobre alguns aspectos da trajetória do ator, dramaturgo e agitador cultural Oduvaldo Vianna Filho, enfocando particularmente algumas de suas relações com o cinema brasileiro. Neste sentido, elegemos aqui como ponto central as polêmicas que travou com os diretores do Cinema Novo, sobretudo com Glauber Rocha.

PALAVRAS-CHAVE: Vianinha, Teatro Brasileiro, Cinema Novo.

História - teatro - política: Vianinha, 30 anos depois
Rosangela Patriota

RESUMO: Este artigo apresenta um balanço da produção teatral e televisiva de Oduvaldo Vianna Filho, assim como visa refletir sobre os impasses da discussão relativa ao binômio arte e política e sobre a atualidade do mencionado dramaturgo na cena cultural contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: História e Teatro; Vianinha; Arte e Política; História e Estética.





Aspectos da indústria cultural e publicidade no Brasil por meio
da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho

Sandra Rodart Araújo

RESUMO: A proposta deste artigo é, por meio das peças de Oduvaldo Vianna Filho: “A Longa Noite de Cristal ”, “Corpo a Corpo” e “Allegro Desbum”, perceber aspectos da publicidade e da consolidação da sociedade de massas nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Vianinha; História e Teatro; Publicidade; Televisão.

Das naus argivas ao subúrbio carioca – percursos de um mito grego
da Medéia (1972) à Gota d'água (1975)

Diógenes André Vieira Maciel

RESUMO: Trata-se de um estudo das relações entre dois textos brasileiros da segunda metade do século XX, a saber, o script televiso de Medéia (1972/Oduvaldo Vianna Filho) e o texto dramatúrgico de Gota d'água (1975/Chico Buarque e Paulo Pontes). Além do diálogo desenvolvido entre esses textos, busca-se entender as relações estabelecidas com a tragédia clássica Medéia , de Eurípides. Para tanto, propomos uma leitura que considere o texto de 1972 como fonte para o de 1975, mas que compreenda as diferenças implicadas no desenvolvimento do enredo ( mythos ) em cada um deles, considerando que eles têm como objeto-modelo a “lenda” da feiticeira da Cólquida, tal qual está expressa em Eurípides, colocada aqui à disposição da representação da realidade nacional.

PALAVRAS-CHAVE: Tragédia; Medéia; dramaturgia brasileira.




Roda Viva (1968) de Chico Buarque: a dramaturgia e
a cena teatral sob a ótica da crítica especializada
Jacques Elias de Carvalho

RESUMO: O objetivo desse artigo é analisar a recepção do espetáculo Roda Viva, texto de Chico Buarque e direção de José Celso Martinez Corrêa, em 1968, pelos críticos teatrais e demonstrar como essas análises influenciaram trabalhos posteriores sobre a cena teatral.

PALAVRAS-CHAVE: História e Espetáculo; Crítica Teatral; Chico Buarque; Roda Viva; Zé Celso Martinez Corrêa.

Tempos de Intolerância: Chico conta Calabar
Chistian Alves Martins

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo recuperar a historicidade da peça Calabar – o elogio da traição (1973) escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra. Produzida em plena Ditadura Militar , o que criou obstáculos à montagem da peça, é uma alegoria histórica passada na época das Invasões Holandesas, no Brasil, do século XVII. Aborda a questão da lealdade e da traição, numa clara alusão à conjuntura política do período em que foi escrita.

A partir da compreensão da História através do Teatro, buscaremos analisar os embates políticos e relações de poder a partir da relação passado/presente, além da utilização da alegoria histórica como estratagema artístico para denunciar as mazelas sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Chico Buarque; História e Teatro e Calabar.




. Resenhas

Os sessenta anos de um artista: “Chico Buarque do Brasil”, organização de Rinaldo de Fernandes
Dolores Puga Alves de Sousa

O nacional-popular entra em cena na obra Ensaios do Nacional-Popular no
Teatro Brasileiro Moderno
, de Diógenes André Vieira Maciel
Eliane Alves Leal