ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE


. Artigos


As Ambivalências da Identidade
Jacques Leenhardt

RESUMO: Este artigo discute historicamente o modo como foram construídas as noções de perfeição corporal, enfocando algumas representações fotográficas e pictóricas do século XIX e XX, que foram propostas por Marcel Duchamp, Andy Warhol, Magritte, entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: História Cultural – Fotografia e Pintura – Duchamp – Warhol – Magritte

 



As Relações Entre Pintura e Fotografia no Brasil do Século XIX: Considerações Acerca do
Álbum Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond

Maria Antonia Couto da Silva

RESUMO: Propomo-nos neste artigo oferecer subsídios para o estudo das relações entre pintura e fotografia no Brasil, na segunda metade do século XIX. Introduzida no país nesse período, a fotografia causou um impacto cultural. Retomando os códigos de representação da pintura, e apoiada na exatidão das formas e na fidelidade do registro, a fotografia instituiu um novo olhar sobre a natureza. O surgimento das técnicas inéditas de reprodução mecânica da imagem, como a litografia e a fotografia, abriu caminho ainda para a produção de vários álbuns de artistas viajantes que divulgaram a paisagem e os costumes brasileiros. Em nossa pesquisa partimos da análise do livro Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado em 1861, procurando compreender sua importância em relação às artes visuais no período.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil – Pintura –Século XIX – Fotografia– Victor Frond e Charles Ribeyrolles

 

 

The Wicker Man: Reflexões Sobre A Wicca e o Neo-Paganismo
Johnni Langer e Luciana de Campos

RESUMO: O presente estudo propõe uma reflexão acerca das apropriações sociais e históricas do neopaganismo, especialmente a wicca , tendo como principais fontes os filmes O homem de palha (1973) e O Sacrifício (2006), confrontados com algumas obras literárias que originaram este fenômeno mágicoreligioso. Procuramos demonstrar que a wicca mudou de sentido para as sociedades na qual estava inserida, dos anos 1960 até hoje. Além disso, também buscamos refletir a relação do cinema como meio de propagação e interpretação da História, estabelecendo estereótipos e apropriações imaginárias sobre religião.

PALAVRAS-CHAVE: Neo-paganismo – Cinema e História – Cultura Celta

 

 

Cinema e História: Representações do Autoritarismo em Memórias do Cárcere
de Nelson Pereira dos Santos
Tânia Nunes Davi

RESUMO: Este artigo discute Memórias do Cárcere , filme de Nelson Pereira dos Santos, baseado em obra homônima de Graciliano Ramos, de modo a mostrar as apropriações feitas pelo cineasta da obra literária, bem como os diálogos entre arte e sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: História e Cinema – Cinema Brasileiro – Nelson Pereira dos Santos

 



Televisão Brasileira: Uma (Re)Visão
Maria Luiza Gonçalves Baracho

RESUMO: Revendo a bibliografia especializada, da década de 1970 em diante, verifica-se que poucos autores analisaram os vinte primeiros anos da televisão brasileira. Essa tem sido uma tarefa de memorialistas, que registram lembranças e saberes daquela época. Há quem afirme que, no Brasil, a TV seria um fenômeno significativo somente depois da criação da Rede Globo. Sem dúvida, com as redes nacionais foi reformulado o antigo modo de fazer televisão, que, nem por isso, deve ser esquecido. O que se pretende é apontar algumas das razões que ainda fazem, do início da TV brasileira, um tema de pouco interesse para a historiografia.

PALAVRAS-CHAVE: Televisão – História – Bibliografia

 

 

A Seguir, Cenas de um Regime Militar: Política e Propaganda
nas Novelas Brasileiras dos Anos 1970
Paula Regina Siega

RESUMO: Este artigo discute as telenovelas brasileiras produzidas durante os anos 1970, demonstrando a sua instrumentalização pela propaganda militar e apontando para as semelhanças em relação ao cinema fascista.

PALAVRAS-CHAVE: Telenovelas brasileiras – Propaganda – Ditadura

 

 

Vanguarda Paulista: Apontamentos para uma Crítica Musical
José Adriano Fenerick

RESUMO: Este artigo é um estudo sobre a crítica cultural (musical) contida nas canções da chamada Vanguarda Paulista. Inseridos no campo dos alternativos e independentes do começo da década de 1980, e portanto distantes das regras impostas pelo grande mercado de música no país, os integrantes da Vanguarda Paulista criaram um contraponto crítico e importante, registrado em suas canções, para se pensar a produção musical brasileira disseminada pela indústria cultural nos últimos 20 anos. Assim, ao analisar algumas de suas canções, este estudo procura pontuar e debater alguns aspectos da cultura musical brasileira recente.

PALAVRAS-CHAVE: Vanguarda Paulista – Indústria Cultural – Música Popular Brasileira

 

 

A Presença do Diabo no Cotidiano Medieval Judaico: Os Ritos de Passagem
Sergio Alberto Feldman

RESUMO: Este artigo almeja entender a presença do Diabo no ciclo da vida das comunidades judaicas medievais. O Judaísmo é estritamente monoteísta não oferecendo espaço para algum tipo de dualismo, tampouco a teologia judaica aceita a existência do Diabo. Entretanto, a realidade é distante da teoria: os judeus, especialmente as camadas menos cultas de sua população, de fato crêem e temem o Diabo. Os rabinos e eruditos devem levar em conta estas crenças e superstições. Esta contradição é transparente nas tradições e nos costumes do Judaísmo medieval. Há explicações opostas sobre os significados destes rituais/cerimônias, celebrações e símbolos: algumas são eruditas e filosóficas, já outras são apenas significados populares de superstições e crenças.

PALAVRAS-CHAVE: Diabo – Judaísmo – Religião Popular


 

. Dossiê "Estudos Literários "


Apresentação do Dossiê "Estudos Literários"
Alcides Freire Ramos, Rosangela Patriota e Pedro Spinola Pereira Caldas

 

 

Teócrito e Virgílio: Um Diálogo Bucólico
Glória Braga Onelley

RESUMO: Propõe-se o presente trabalho fazer um exame intertextual entre passagens de alguns Idílios de Teócrito e a Segunda Bucólica de Virgílio. Antes, porém, de serem analisados os elementos líricos e bucólicos e as semelhanças de expressão e de imagens entre os dois maiores expoentes do gênero bucólico, serão apresentadas, para melhor compreensão da poesia bucólica latina, algumas particularidades de composição dos poetas alexandrinos, em especial de Teócrito, que grande influência exerceu na formação literária de Virgílio, muito embora tenha a poesia pastoril recebido a marca, o timbre e o colorido do estilo pessoal do mantuano.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia Bucólica – Teócrito – Virgílio – Intertextualidade

 

 

O Paradoxo de Ana: Música e Dança – Uma Proposta
de Compreensão desta Relação

Adriana Fernandes

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre música e dança tentando explicar as possibilidades de interação que existem entre estas duas manifestações. Recorre-se à literatura existente nas áreas de antropologia da dança, etnomusicologia e também aos recentes estudos neurológicos que tratam dos processos emocionais e seus impactos no corpo humano. No campo filosófico recorre-se à Spinoza, pensador racionalista do século XVII. Toda a reflexão parte de um relato de uma experiência de uma informante dançando forró, gênero musical dançante brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Música e Dança – Neurologia – Filosofia

 

 

Os Leitores e as Leituras da Obra de Stefan Zweig no Brasil
Adelaide Stooss–Herbertz

RESUMO: Os leitores e as leituras da obra de Stefan Zweig no Brasil é um estudo da recepção da obra Brasil, país do futuro pelos leitores brasileiros, bem como da crítica e uma reflexão sobre a atualidade desta obra. Para analisarmos o papel do leitor na construção de sentidos para o texto partimos da compreensão que o próprio autor tinha do leitor e da leitura e de conceitos desenvolvidos pela estética da recepção. Esta reflexão sobre o papel do leitor procura incluir o ensaio no conjunto de obras do autor, sugerindo a presença do imaginário na imagem do Brasil nela constituída.

PALAVRAS-CHAVE: Stefan Zweig – Teoria da Recepção – Brasil, país do futuro

 

 

Das Contribuições de Geoffrey Chaucer para a Literatura e a História
Márcia Maria de Medeiros

RESUMO: A obra de Geoffrey Chaucer é de suma importância para o estudioso que se debruça sobre a literatura inglesa do século XVI. Espelho da mentalidade de uma época reflete muito dos usos e costumes da Inglaterra. O presente trabalho procura analisar as contribuições deste autor para a literatura e a para a história abordando especialmente as questões relativas à morte em um dos contos que ilustra as páginas de Contos da Cantuária, a saber, O vendedor de Indulgências.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Medieval – Mentalidades – Morte

 

 

O Novo Mundo de Sexta-Feira: Ironia e Recriação Mestiça
na Literatura Latino-Americana
Keila Carvalho e Janaína Cordeiro

RESUMO: Tomando por base a análise da peça Adeus, Robinson, de Julio Cortázar, este artigo discute os elementos a partir dos quais a literatura latino-americana, especificamente, resignifica e traduz a experiência imperialista, de forma a subverter o papel destinado ao mundo colonizado pelo discurso do dominador. Nesse sentido, pelo próprio contexto de produção da peça em questão, dá-se especial ênfase para a conjuntura política dos anos 1970, mas simultaneamente, recupera-se o valor deste tipo de produção literária para o tempo presente uma vez que resgata o caráter de resistência cultural e política que a diferencia. Além disso, procura-se contestar o rótulo de “Literatura do Terceiro Mundo”, eventualmente atribuído a produção das ex-colônias, na medida em que tal classificação reserva a este discurso uma posição intransponível de subalternidade.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura – América Latina – Resistência

 

 

Poetas de Todo o Mundo
Donizeth Aparecido dos Santos

RESUMO: O artigo apresenta uma abordagem do sentimento de solidariedade entre os negros de todo o mundo, presente na poesia dos escritores africanos de língua portuguesa: Francisco José Tenreiro, Agostinho Neto, Viriato da Cruz e Noémia de Sousa, bem como dos afro-brasileiros Solano Trindade e Oliveira Silveira. A solidariedade negra, oriunda do Pan-africanismo e difundida pelos movimentos culturais negros surgidos a partir dele, foi uma das maiores recorrências literárias na poesia africana de língua portuguesa dos anos 1940 e 1950 e na afro-brasileira da década de 1960 à de 1980.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia africana de língua portuguesa – Poesia afro-brasileira – Solidariedade

 

 

Itinerários Africanos: Do Colonial ao Pós-Colonial nas Literaturas
Africanas de Língua Portuguesa
Marcelo José Caetano

RESUMO: Em primeiro lugar, constata-se que muitas são as “Áfricas” e diversas são as literaturas africanas em língua portuguesa. Em seguida, tomando-se a obra literária de Agostinho Neto e Pepetela como norte reflexivo, pensa-se sobre os lugares e não-lugares da África e sobre a possibilidade de uma mentalidade pós-colonial nos países africanos colonizados por Portugal. Depois disto, há uma reflexão por meio da qual os processos independentistas são considerados como fundamentais, mas como insuficientes à emergência de uma mentalidade pós-colonial.

PALAVRAS-CHAVE: Literaturas africanas – Colonialismo e Pós-Colonialismo






Toda Palavra Guarda uma Cilada: Torquato Neto entre a Vertigem e a Viagem
Edwar de Alencar Castelo Branco

RESUMO: Muito já se escreveu sobre Torquato Neto e sua atividade intelectual. Entretanto, alguma coisa permanece na sombra, especialmente no concernente à apropriação histórica de seus textos. A ênfase dada aos textos reunidos em Os últimos dias de Paupéria, os quais ganharam grande publicidade a partir do início dos anos setenta, acabou por ofuscar boa parte da produção literária de Torquato. Do mesmo modo, textos importantes, como Arte e cultura popular, permanecem inéditos e ofuscados pela intensidade do foco que se projeta sobre o “Torquato tropicalista”. Este texto, com o intuito de refletir sobre esse silêncio, propõe uma apropriação e uma revisão histórica dos textos torquateanos, de modo que eles possam expressar as condições de existir para parte da juventude brasileira nos anos sessenta.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira – Torquato Neto – Anos sessenta

 

 

Contradições Da Carne – A Mulher e o Negro em Dois Momentos do Naturalismo Brasileiro
Pedro Amaral

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar as obras A carne, de Júlio Ribeiro, e Submundo da sociedade, de Adelaide Carraro, representativas de dois momentos do Naturalismo brasileiro (e, ambas, censuradas quando de seu lançamento, sob a acusação de pornografia) do prisma das caracterizações da mulher e do negro por elas apresentadas. Nosso objetivo é examinar se as obras em tela serviriam para corroborar o ponto de vista segundo o qual o Naturalismo, em suas diversas fases, seria fundamentalmente conservador, diluidor de conflitos que marcam a sociedade brasileira, ou se, diferentemente – esta é nossa hipótese – as obras de Ribeiro e Carraro seriam exemplo sobretudo de uma postura contraditória, hesitante em relação a questões como o lugar da mulher e do negro na sociedade – e neste sentido refletiriam contradições e hesitações que, ontem como hoje, marcam o enfrentamento dessas questões no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira – Naturalismo – Adelaide Carraro – Júlio Ribeiro

 


. Resenhas