ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE


. Artigos


Composição pontos pretos sobre fundo verde-vermelho: os fazeres artísticos e
históricos dos sem-teto em Brasília, de 2000 a 2006

Sainy Coelho Borges Veloso

RESUMO: O artigo investiga o agenciamento interdisciplinar, entre História e Arte, discutindo a
intervenção dos sem-teto no espaço modernista da cidade de Brasília e nossas contradições culturais.

PALAVRAS-CHAVE: Sem-teto – Brasília – Cultura Brasileira

 



Maquiavelismo: a teoria e o adjetivo
Ricardo Luiz de Souza

RESUMO: A teoria política criada por Maquiavel possui fundamentos morais que conferem, a ela, um sentido profundamente inovador. Meu objetivo é estudar a relação entre política e moral estabelecida pelo autor, pensando como a questão ética, para além do senso comum, adquire importância fundamental no pensamento do autor, que buscou construir uma moral leiga, voltada para a busca de eficiência, mas, também, para a preservação do bem público.

PALAVRAS-CHAVE: Moral – Estado – Modernidade

 

 

Reformas pombalinas e o iluminismo em Portugal
Sandra Aparecida Pires Franco

RESUMO: O objetivo principal deste texto é o de verificar quais as mudanças e reformas que estavam ocorrendo em Portugal no século XVIII e que poderiam alterar a situação portuguesa no contexto europeu. Assim como também verificar se existiram tentativas de modernização anteriores e qual foi o papel de Pombal neste contexto.

PALAVRAS-CHAVE: Reformas; Portugal; Marquês de Pombal.

 

 

O perfil dos intérpretes da Companhia de Jesus no Japão e no Brasil no século XVI
Cândida Barros e Toru Maruyama

RESUMO: O objetivo do trabalho é comparar dados biográficos dos intérpretes da Companhia de Jesus no Japão e no Brasil no século XVI a fim de conhecer as estratégias usadas pela Ordem para obter competência em japonês e em tupi. Os catálogos anuais são a principal fonte de informação a respeito das habilidades lingüísticas dos jesuítas. Duas questões são analisadas por meio dos dados biográficos dos jesuítas intérpretes: (a) a relação entre posição hierárquica e o conhecimento das línguas vernáculas e (b) a política de admissão para aqueles que já conheciam aquelas línguas.

PALAVRAS-CHAVE: Jesuítas – Intérpretes – Evangelização

 



Bossuet e Luís XIV: Justiça, bons exemplos e bem comum. Virtudes fundamentais ao
príncipe cristão para o fortalecimento de seu poder

Maria Izabel B. Morais Oliveira

RESUMO: Estabelecer uma comparação entre Bossuet e Luís XIV buscando demonstrar que para ambos o príncipe devia dar bons exemplos, como exercer a justiça, agir em prol do bem comum e, assim, promover a paz no reino. Demonstrar que estas imagens estavam inseridas no mundo simbólico do século XVII francês e que serviam para reforçar o poder do monarca absolutista.

PALAVRAS-CHAVE: Bossuet e Luís XIV – Político/simbólico – Monarquia Absolutista

 

 

Linguagens artísticas (Cinema e Teatro) e o ensino de História: caminhos de investigação
Alcides Freire Ramos
e Rosangela Patriota

RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão acerca do diálogo entre as linguagens artísticas (especialmente Cinema e Teatro) e o trabalho do historiador, particularmente sobre como usar essas linguagens no ensino de História. Acima de tudo, este ensaio discute algumas possibilidades e contradições dessas propostas de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História – História e Cinema – História e Teatro

 

 

Documento Inédito: História do Jornal Astro de Minas pela pena do Padre José Marinho
Alex Lombello Amaral

RESUMO: A história do padre José Antonio Marinho e sua história sobre o periódico Astro de Minas são ricos em “notícias” sobre o Primeiro Reinado (1822-1831) a sobre a Regência (1831-1840), sobre os homens pobres de cor e sobre a imprensa no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Homens negros pobres; Imprensa; Primeiro Reinado; Regência

 

 

Mulheres, modernidade e sufrágio: Uma aproximação possível
Mônica Karawejczyk

RESUMO: Este artigo tenta fazer a ligação entre a modernidade e a emancipação das mulheres. O enfoque principal será dado na inclusão de novos atores na vida política, neste caso, as mulheres, motivo pelo qual se centrará a análise na questão da participação feminina no pleito eleitoral.

PALAVRAS-CHAVE: Sufrágio Feminino – Modernidade – Mulher


 

. Dossiê "História Cultural & Multidisciplinaridade "


Apresentação do Dossiê “História Cultural & Multidisciplinaridade”
Sandra Jatahy Pesavento

 

 

Uma cidade sensível sob o olhar do “outro”: Jean - Baptiste Debret
e o Rio de Janeiro (1816 - 1831)

Sandra Jatahy Pesavento

RESUMO: Este texto analisa o modo como Jean-Baptiste Debret – pintor e membro da Missão Artística Francesa de 1816 – olhou para o Rio de Janeiro como uma cidade “sensível”.

PALAVRAS-CHAVE: Sensibilidades – Historia Cultural – Cidade – Jean-Baptste Debret – Imagem

 

 

O controle à publicação de livros nos séculos XVIII e XIX: uma outra visão da censura
Márcia Abreu

RESUMO: O artigo examina a ação da censura lusitana entre meados do século XVIII e início do XIX, prestando especial atenção à avaliação de romances. A observação do funcionamento interno dos tribunais censórios revela que eles eram espaço de discussão, controvérsia e disputa, bem como mostra que a censura aos romances considerava não apenas sua conveniência política, religiosa e moral, mas também sua qualidade estética.

PALAVRAS-CHAVE: Censura – Leitura – Romance

 

 

Aimé-Adrien Taunay: um artista romântico no interior de uma expedição científica
Maria de Fátima Costa

RESUMO: Aimé-Adrien Taunay foi desenhista da expedição russa comandada por G. H. Langsdorff entre 1825-1828 percorreu o interior do Brasil. Neste tempo realizou uma obra construída com delicada intuição artística. Sem dúvida, seu trabalho – junto com o de Rugendas e Ender – está entre os melhores realizados pelos artistas-viajantes que visitaram o país. Entretanto, sua participação nesta empresa científica foi toda ela marcada por indecisões e fortíssimos conflitos com seu chefe. Sensível, Aimé-Adrien não conseguiu adaptar-se aos rígidos preceitos exigidos por Langsdorff nem ao exaustivo cotidiano que uma viagem deste porte impõe. Revisando o acervo desta expedição foi possível encontrar documentos que permitiram violar um pouco do seu universo móvel, com êxitos, percalços, vicissitudes e atritos que emergem de uma prolongada convivência contínua. Com base nestes documentos, estuda-se a obra de Taunay, discutindo a arte produzida por viajantes na primeira metade do século XIX e os conflitos vividos por Taunay como desenhista da expedição russa ao interior do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: A-A. Taunay – arte de viajantes – expedição científicas – Langsdorff

 

 

O Encoberto da Vila do Príncipe (1744-1756): milenarismo-messianismo
e ensaio de revolta contra brancos em Minas Gerais

Luiz Carlos Villalta

RESUMO: Este artigo propõe-se a apresentar a trajetória e as idéias de João Lourenço ou Antônio da Silva, eremita e milenarista que circulou pela Vila do Príncipe (atual Serro), Capitania de Minas Gerais, nos idos de 1744, dizendo-se o Encoberto e propondo-se a realizar uma sedição de índios, pardos e negros, cativos e forros. Baseia-se fundamentalmente em fontes inquisitoriais, primeiramente encontradas pela historiadora portuguesa Ana Margarida Santos Pereira.

PALAVRAS-CHAVE: Milenarismo – Messianismo – Serro – Sedição – Minas Colonial

 

 

“É quase impossível falar a homens que dançam”; representações
sobre o nacional–popular

Mônica Pimenta Velloso

RESUMO: Este artigo discute o diálogo entre as artes, a literatura e a história cultural, mostrando como, através delas, é possível compor um imaginário da nacionalidade brasileira, baseado no corpo (gestualidade e dança populares).

PALAVRAS-CHAVE: História cultural – História das Sensibilidades – Literatura e Artes – Modernidade

 

 

Martins Pena e o dilema de uma sensibilidade popular numa sociedade escravista
Antonio Herculano Lopes

RESUMO: A obra cômica de Luiz Carlos Martins Pena (1815-1848) apresenta um variado painel da sociedade do Rio de Janeiro de seu tempo, com um olhar sensível para a realidade vivida pela população livre, pobre ou remediada, branca ou mestiça. Mas, seguindo a sina de seus contemporâneos, encontra claros limites na representação do irrepresentável: a violência da escravidão. Ainda assim, Martins Pena deixa passar pelas frestas algo do conflito básico que opõe brancos e negros. As noções de popular e nacional que perpassam suas peças teriam influência longeva no esforço secular da intelectualidade de fundar a Pátria no nível simbólico.

PALAVRAS-CHAVE: Comédia – Rio de Janeiro – Escravidão

 

 

O folheto popular e as revistas ilustradas: os circuitos de comunicação
cidade/ sertão na virada do século XIX para o século XX

Sylvia Regina Bastos Nemer

RESUMO: Na literatura de cordel, e em particular na obra de Leandro Gomes de Barros, a mulher, vista na literatura popular tradicional como frágil, ingênua e generosa, passa a ser retratada como uma figura maliciosa, frívola e superficial. O homem, por sua vez, também passa a ser representado segundo novos padrões de comportamento e moralidade: de um ser dotado de força e coragem, ele começa a aparecer como um tipo galante, interesseiro, cheio de artimanhas para conseguir seus objetivos. Tais representações, largamente veiculadas pelas Revistas Ilustradas, começam a chegar ao sertão nordestino junto com os primeiros folhetos que teriam atuado como canal de difusão de certa “sensibilidade moderna” em um tipo de sociedade onde as idéias circulantes nos meios mais cosmopolitas do país eram até então muito restritas.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura de Cordel – Revistas Ilustradas – Trocas Culturais

 



O cronotopo e a inserção da história na narrativa de Dyonélio Machado

Márcia Helena Saldanha Barbosa

RESUMO: O trabalho propõe uma reflexão sobre o cronotopo no romance O louco do Cati (1942), de autoria de Dyonélio Machado. Considerando-se, de acordo com o teórico russo Mikhail Bakhtin, que o cronotopo é a interligação das relações temporais e espaciais artisticamente assimiladas pela literatura e que é por meio desse elemento que a “realidade histórica” se introduz no romance, cabe examinar o modo pelo qual se processa o entrecruzamento do espaço e do tempo, e a representação da História, na ficção de Dyonélio Machado.

PALAVRAS-CHAVE: História e Ficção – Tempo e Espaço – Regimes Ditatoriais



A cidade e o dinheiro representados nas obras de Georg Simmel e de Dyonélio Machado
Mauro Gaglietti

RESUMO: Examina-se o romance Os ratos, de Dyonélio Machado, tendo em vista a crítica da modernidade empreendida por Georg Simmel, no contexto de uma economia monetária desenvolvida, socializante e agregadora das ações cotidianas. Do mesmo modo que a cidade é o centro da circulação do dinheiro, ela é lugar propício para a atitude blasé. Como na metrópole a concentração é muito grande, exige-se do indivíduo o máximo de seus nervos. O caráter blasé, a indiferença diante de tudo e todos, reverte em uma desvalorização de tudo e todos, e, por fim, no sentimento de depreciação da própria individualidade. Viver na cidade grande supõe sempre estratégias de sobrevivência em meio à concentração – estratégias que são, o mais das vezes, comportamentos estilizados.

PALAVRAS-CHAVE: Os ratos – Atitude blasé – Cidade




A cidade “ao rés do chão”: os cariocas e as cariocas
por Sérgio Porto e Stanislaw Ponte Preta”

Cláudia Mesquita

RESUMO: No campo dos estudos sobre a estreita relação entre literatura e, mais especificamente, a crônica jornalística – e a conformação de identidades culturais, este artigo aborda os elementos selecionados pelo cronista Sérgio Porto e seu heterônimo literário Stanislaw Ponte Preta na identificação de um “jeito de ser” carioca. A experiência urbana fez desse autor intérprete de uma nova realidade que se apresentava para o Rio de Janeiro e seus habitantes, no momento de inserção do Brasil na modernidade da segunda metade dos anos cinqüenta e início dos sessenta do século XX, período de transferência da capital federal para Brasília e da criação do estado da Guanabara.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade – Imprensa – Carioca




Entre o fascínio e o horror: a literatura catástrofe em Goiás
Eliézer Cardoso de Oliveira

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar a literatura catástrofe, a partir do estudo de algumas obras literárias goianas inspiradas numa catástrofe: O tronco e Pão cozido debaixo de brasa e A menina que comeu Césio. Estas obras são caracterizadas por uma tensão, decorrente da consternação que os humanos sentem diante da tragédia e o fascínio de contar bem uma história, o principal objetivo dos romancistas. Essa tensão se manifesta na utilização do sublime, categoria estética propícia a abordar o fascínio e o horror. Outra característica dessas obras é a presença do maravilhoso. Enfim, a análise dessas obras literárias pode ajudar esclarecer até que ponto as obras históricas estão permeados de elementos estéticoliterários, como defende a história cultural.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura-catástrofe – Sublime – Maravilhoso

 



Memória e contemplação no universo de Mario Quintana: deslocamentos por
espaços e tempos ampliados pelo imaginário poético

Jeniffer Cuty

RESUMO: Este trabalho busca analisar as nuanças nas representações de espaço construído – a casa – presente na obra de Mario Quintana e de tempos rememorados ou imaginados por este poeta gaúcho. No recorte proposto, encontram-se os poemas produzidos no início da década de 1980, os quais afirmam a maturidade do poeta no trânsito entre universos reais e fantásticos, bem como sua permanente referência ao tempo passado. A casa de sua infância é maior que o mundo; ela remete a um ideal e a uma eterna busca. A pluralidade de imagens nos encaminha à leitura hermenêutica, através da compreensão das superposições entre espaços e tempos escritos no imaginário do poeta.

PALAVRAS-CHAVE: Imaginário Poético – Memória e Contemplação

 

 

Cangaço e Cangaceiros: histórias e imagens fotográficas do tempo de lampião
Marcos Edílson de Araújo Clemente

RESUMO: Este trabalho analisa a relação história e fotografia em seus aspectos teóricos e metodológicos, com enfoque no cangaço da fase de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) entre 1926-38. Há imagens fotográficas de Lampião e seu bando em pelo menos duas ocasiões: a primeira, em 1926, quando esteve em Juazeiro, Ceará, para encontro com Padre Cícero. Na segunda ocasião, em 1936, o mascate Benjamim Abrahão Botto filmou Lampião e seu bando no deserto do Raso da Catarina. As fotografias mostram os cangaceiros em cenas da vida cotidiana, em poses de guerra, rezando, lendo. Tal aparato fotográfico expõe um conjunto de representações do cangaço. Duas questões são colocadas: qual o lugar da imagem fotográfica enquanto evidência histórica? Quais são os limites e as possibilidades da iconografia fotográfica do cangaço?

PALAVRAS-CHAVE: Cangaço – História – Fotografia

 

 

O anti-Macunaíma: Mário de Andrade e a mitificação de Delmiro Gouveia
Dilton Cândido Santos Maynard

RESUMO: Investiga-se a construção de Delmiro Gouveia, agroindustrial cearense, como contraponto a Macunaíma em textos de Mário de Andrade. As fontes utilizadas serão crônicas, correspondências e o romance Macunaíma. Neste material, observa-se como diferente da indisposição para o trabalho, traço marcante na personagem andradiana, Delmiro é representado como um brasileiro raro, voltado para o trabalho e o progresso.

PALAVRAS-CHAVE: Delmiro Gouveia – Mário de Andrade – Macunaíma

 

 

Entre a História e a Literatura: as múltiplas letras, os múltiplos tempos,
os múltiplos olhares em Graciliano Ramos

Cristiano Cezar Gomes da Silva

RESUMO: Neste artigo buscamos discutir possibilidades de diálogos entre a história e a literatura. A partir da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos e de alguns dos seus manuscritos não-ficcionais, analisamos os vários olhares acerca do autor e a sua visão sobre o momento histórico vivenciado durante a década de 1930 e 1940 no Brasil. Abordamos questões sobre memória, história, literatura e narrativa, em que a tessitura histórica e a tessitura literária se aproximam e também se afastam em um diálogo que tem sido retomado com maior ênfase na contemporaneidade.

PALAVRAS-CHAVE: Graciliano Ramos – História – Literatura – Memória – Narrativa





. Resenhas



Paixão e rigor: o olhar de Luiz Nazario pelos corpos de Pasolini

Aline Ludmila de Jesus

 

 

Subterrâneos do Autoritarismo – de Graciliano Ramos a Nelson Pereira dos
Santos: uma proposta de estudo de Tânia Nunes Davi

Talitta Tatiane Martins Freitas