ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE


. Dossiê "Sandra Jatahy Pesavento: A Historiadora e Suas Interlocuções (Terceira Parte)"


As Crenças da Cidade na Obra de Sandra Pesavento
Artur Cesar Isais

RESUMO: O artigo enfoca a presença saliente das crenças na obra de Sandra Pesavento. Voltada para a cidade de Porto Alegre, a autora não neglicenciou o universo mítico no qual a população ancorava sua maneira de ser e sentir. As crenças que o texto enfoca extrapolam o tradicionalmente posto como religioso. Nesse sentido, são enfocados desde a crença na ciência e na razão, típicas da elite republicana rio-grandense do final do século XIX, chegando à crença nos poderes sobrenaturais de homens e mulheres do povo, cultivada pela população pobre e marginalizada da cidade.

PALAVRAS-CHAVE: História Cultural – Sandra Pesavento – Sensibilidades – Interdisciplinaridade


O Tempo e a Forma da Cidade

Daniela Marzola Fialho

RESUMO: Ao examinar as relações entre a história urbana e suas representações gráficas, em particular sua representação pela computação gráfica, examino a questão da representação como forma de dar sentido às coisas; as técnicas de representação por imagens, as quais se diferenciam historicamente; e a produção histórica do espaço urbano através das formas de representação gráfica. Busco mostrar, especificamente como a computação representa o passado da cidade e qual o estatuto dessa representação para a memória de Porto Alegre? As ferramentas teóricas desse trabalho, ligadasà computação gráfica e às questões sobre representação e memória, foram operacionalizadas no exame das diferentes formas de representação gráfica do espaço urbano de Porto Alegre. O desenho em computação gráfica, que encerra este trabalho, deteve-se na representação d e um espaço central da cidade no início e final do século XX. E mostra as cidades do presente e do passado produzidas pela computação gráfica.

PALAVRAS-CHAVE: Representação – História Cultural – Forma Urbana – Computação Gráfica


O poder da Representação: a Ficção Invade a Vida

Maria Luiza Martini

RESUMO: Este artigo discute o texto “Morrer de amor: Neco, Chiquinha e a Estrhycnina” que faz parte do livro “Os Sete Pecados da Capital” de Sandra Pesavento. A historiadora constrói dois objetos, “morrer de amor”, e o poder da representação no final do século XIX. Ela trabalha com as cartas dos suicidas, o jornalismo de folhetim e a literatura, através de metodologia da história cultural: “história dentro da história”.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia de História Cultural – Sensibilidades – Final do século XIX – Ficção – Sandra Jatahy Pesavento


Perspectivas dos Filmes de Reconstituição Histórica no Cinema Brasileiro dos Anos 70
Miriam de Souza Rossini

RESUMO: Este texto pretende discutir alguns aspectos teóricos relacionados à problemática do cinemahistória, tendo como objeto específico de estudo as tendências dos filmes de reconstituição histórica feitos no Brasil a partir dos anos 70. Esse gênero de filme será abordado enquanto espaço de representação de memória e de identidade cultural de uma nação, e enquanto representante das diferentes tendências historiográficas sobre os assuntos retratados. Daí os constantes conflitos a que está sujeito e as diferentes interpretações que suscita. Essa discussão é tributária da minha pesquisa de doutorado, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, sob orientação da Professora Doutora Sandra Jatahy Pesavento, no âmbito da História Cultural.

PALAVRAS-CHAVE: História Cultural – Cinema – História – Cinema brasileiro dos anos 70


Uma Mirada para o Visual

Zita Rosane Possamai

RESUMO: Este artigo objetiva abordar a contribuição da historiadora Sandra Jatahy Pesavento ao processo museológico brasileiro, enfocando a realização de pesquisas, exposições e publicações entre os anos de 1987 e 1992. A partir da produção de exposições e publicações realizadas pela historiadora e sua equipe, pretende-se analisar, especialmente, de que forma foram concebidas e tratadas as imagens visuais naquele contexto.

PALAVRAS-CHAVE: Museu – Exposições – Fotografia – Imaginário – Imagem

. Artigos


Teatro das Memórias e das Heranças Bioculturais: Ação Cultural entre o Passado e o Futuro

Alexandre Fernandes Corrêa

RESUMO: Texto sobre a função sócio-cultural dos museus na atualidade e suas relações com os acervos culturais e naturais, as políticas do patrimônio cultural e da memória social.

PALAVRAS-CHAVE: Museu – Patrimônio – Memória


O Pensamento Educacional Conservador em Ação no Debate da Lei de Diretrizes e Bases

Alexandre Tavares do Nascimento Lira

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar o debate que resultou na Lei n. º 4024/1961, acerca do ensino de 1.º e 2º graus que entrou em vigor sob o governo de João Goulart considerando o processo de lutas iniciadas na sociedade civil, que perpassou o Estado em toda a sua extensão. Este debate percorreu todo o período democrático. Este artigo aborda o debate parlamentar e a intensa mobilização na sociedade civil onde a questão do financiamento da educação emergiu. Neste ponto destacamos personagens como Gustavo Corção e Carlos Lacerda, que travaram intensa militância política, preparando as condições para o predomínio dos interesses privados na educação brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Política e educação – Educação e sociedade – Pensamento Conservador


Circulação  de Artífices no Nordeste Colonial: Indícios da Autoria do Forro da Igreja
do Convento de Santo Antônio da Paraíba

Carla Mary S. Oliveira

RESUMO: Até hoje permanece desconhecida a autoria da pintura ilusionista que adorna o forro da nave central da igreja do Convento de Santo Antônio da Paraíba, considerado o ápice da Escola Franciscana do Nordeste por Germain Bazin, bem como sua correta datação. Ao longo da segunda metade do século XX sua produção foi atribuída a alguns artífices da Escola Baiana de pintura do século XVIII, especialmente a José Joaquim da Rocha ou um de seus aprendizes, mas tal fato carece de comprovação documental e, de semelhança estilística em comparação às obras certamente produzidas pelo mestre baiano ou seus seguidores. Pretende-se demonstrar, através do uso do conceito de paradigma indiciário de Ginzburg, que o autor da pintura é outro: um artífice recifense de final do setecentos, Manoel de Jesus Pinto, ex-aprendiz de João de Deus e Sepúlveda, e cuja atuação no convento paraibano se justificaria pela circulação de indivíduos, serviços e mercadorias entre a Capitania Anexa da Paraíba e a Vila do Recife de fins do século XVIII e começos do XIX.

PALAVRAS-CHAVE: Paraíba – Pintura Barroca – Convento Franciscano


O Cinema Vira Notícia nos Estados Unidos: Segundas Impressões Sobre o Cinema pela Mídia

Cid Vasconcelos

RESUMO: Artigo que detalha alguns pontos de uma pesquisa ainda em fase inicial sobre a representação do cinema em seus mais diversos significados por parte da mídia escrita americana entre 1895 e 1910, destacando a questão da moralidade e os processos de classificação dos mais diversos aspectos do dispositivo cinematográfico, tendo como ponto de partida 125 jornais do período dos mais diversos estados norte-americanos. O intuito maior é o de cotejar representações de historiadores do período, centrados sobretudo em órgãos de imprensa especializados, com percepções específicas de jornais não especializados.

PALAVRAS-CHAVE: História do Cinema – Imprensa – Primeiro Cinema


Derrida Revoluciona a História?

Eduardo Gusmão de Quadros

RESUMO: A dicotomia entre pensadores modernos e pós-modernos criou no Brasil uma série de leituras equivocadas, marcadas pelo preconceito. Aqueles que foram classificados como pós-modernos acabaram interpretados, muitas vezes, mais politicamente do que epistemologicamente. Isso aconteceu com a compreensão do pensamento de Jacques Derrida, que é estudado apenas em alguns guetos acadêmicos, em particular, ligados aos Estudos Literários. Mas um pensador que constituiu sua obra num intenso combate com a metafísica não teria algo a ensinar aos historiadores? Este texto pretende, então, abordar alguns dos conceitos propostos pelo eminente filósofo argelino. A nosso ver, eles podem contribuir decisivamente para a renovação do conhecimento histórico atual.

PALAVRAS-CHAVE: Hermenêutica – Historiografia – Pós-estruturalismo – Derrida


Educação e Dominação Social: O Ensino de História no Regime Militar Brasileiro
Isaías Pascoal

RESUMO: Este artigo tem como finalidade refletir sobre a questão do conhecimento no interior das Ciências Sociais, evidenciar o quanto ela é complexa e o peso que possui em seu interior. Toma como base a produção de vários autores que a ela se dedicaram.

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento – Perspectiva – Discurso – Reflexão


Economia Feudal No Brasil – Para Discutir Nelson Werneck Sodré
Ivan Ducatti

RESUMO: Pretende-se analisar como Nelson Werneck Sodré precisou a categoria feudal em suas obras de história da formação histórica brasileira, É importante frisar que o conceito “feudal” tem estatuto de centralidade na obra de Sodré. Quanto a isso, tentar-se-á localizar e demonstrar se, realmente, a questão feudal é uma categoria central para o autor, e perceber se feudal está ligado a uma sociedade de classes que se forma em torno de seu modo de produção ou se trata-se de uma metáfora política para justificar os obstáculos ao desenvolvimento da burguesia nacional e da sujeição desta ao imperialismo.

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento – Perspectiva – Discurso – Reflexão


Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento, de Paulo Emílio Salles Gomes:
Profícua Interlocução Ideológica com ISEB e PCB

Julierme Sebastião Morais Souza

RESUMO: No presente artigo buscamos demonstrar que os ensaios Panorama do cinema brasileiro: 1896/1966, Pequeno Cinema Antigo e Cinema: trajetória no subdesenvolvimento, publicados na obra clássica Cinema: trajetória no subdesenvolvimento, de Paulo Emílio Salles Gomes, conseguiram conquistar uma eficácia política no interior dos debates travados na sociedade brasileira das décadas de 1960 e 1970 porque em um de seus vieses receptivos eles dialogaram ideologicamente com as mais significativas perspectivas que nortearam a intelligentsia esquerdista nacional no período supracitado. A saber: aquelas do ISEB e do PCB.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema Brasileiro – Paulo Emílio Salles Gomes – ISEB – PCB


Escravos e Compadres: Estratégias Cativas na Pia Batismal - Mato Grosso - 1824-1871
Maria Amélia Assis Alves Crivelente

RESUMO: A população cativa, africana, em Mato Grosso, desenvolveu, de forma particular, relações pessoais de compadrio, tal como se pode observar em outras regiões da colônia. Isso mostra estratégias de sobrevivência e busca por possíveis ganhos no universo escravista. Neste caso, a expectativa de um futuro mais abrandado para seus filhos batizados nos rituais católicos.

PALAVRAS-CHAVE: Escravidão – Minas de Mato Grosso – Compadrio – Infância Escrava




A Questão Regional e a Dinâmica Econômica do Espírito Santo - 1950/1990

Maria da Penha Smarzaro Siqueira

RESUMO: O Espírito Santo, situado na área geo-econômica mais dinâmica do país (região sudeste), por suas tradicionais características socioeconômicas, durante um longo período histórico, não acompanhou esse dinamismo regional, mantendo suas tendências de região periférica com uma economia primárioexportadora apoiada na agricultura cafeeira, principal agente das articulações econômicas do estado. A política de modernização da economia vai ter início a partir dos anos de 1960, com a erradicação dos cafezais improdutivos, desestruturação do modelo agrário-exportador tradicional e um amplo projeto de industrialização, num plano de ação aliado à política de integração nacional.

PALAVRAS-CHAVE: Questão regional – Cafeicultura – Modernização – Industrialização




A Música Pomerana Capixaba: A Festa e Casamento e Outras Reflexões
Michelle Fonseca Nasr

RESUMO: Nesta comunicação apresentamos a importância de uma visão etnomusicológica da música pomerana para os descendentes pertencentes ao grupo de metais Banda de Metais Pommerchor, moradores do distrito de Melgaço, localizado na cidade de Domingos Martins - ES. As músicas aqui são entendidas como parte dos processos ritualísticos da famosa festa de casamento Pomerana, que estabelece códigos musicais e paramusicais (além da música). Desta forma, a repetição das canções do repertório em manifestações tradicionais pomeranas reforça uma identidade entre os descentes deste grupo, destacando as relações afetivas vividas por eles que são divididas a partir das músicas escolhidas – pelo próprio grupo - como referência.

PALAVRAS-CHAVE: Etnomusicologia – Música Pomerana – Domingos Martins ES




A Guerra Sanguinolenta aos Índios no Sertão Colonial
Núbia Braga Ribeiro

RESUMO: Este artigo reflete acerca da concepção de guerra contra os índios no sertão da América Portuguesa, principalmente entre as décadas de 1730 e 1740. Toma-se como referência para a análise a narrativa de Luiz de Nascimentos e Souza, registrada em 7 de abril de 1788, intitulada “Rellação da sanguinolenta Guerra” aos índios Paiaguá no ano de 1733. Também, para a análise da narrativa busca-se dialogar com as fontes que revelam a situação de outros grupos indígenas no período e com estudiosos da história indígena que tratam da concepção de guerra.

PALAVRAS-CHAVE: Índios – Guerra – Colônia




O Ensaio Sociológico de Gilberto Freyre: Dialogismo de Formas Discursivas
Tatiana Batista Alves

RESUMO: O artigo aponta para duas bases fundamentais do ensaio de Gilberto Freyre, em particular, Casa-Grande & Senzala — o discurso científico e a narrativa literária, que dialogam em harmonia e estabelecem um campo de sentidos singular nas Ciências Sociais do início do século XX. Dessa forma, o ensaio freyreano fez uma das interpretações mais ricas, inovadoras, polêmicas e contraditórias do Brasil. Para afirmar e comprovar que a sociedade e a cultura brasileira são de natureza híbrida, o autor constrói também um texto híbrido, que dialoga com diversas formas de representação, estabelecendo, assim, uma comunhão perfeita entre o objeto de investigação e o texto que o representa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensaio – Literatura – Ciência – Dialogismo – Hibridismo



. Resenhas


A História das Cidades: Questões Metodológicas e Debates

Diogo da Silva Roiz


Discursos do Método: Necessidade e Eficácia Política da Etnografia do IHGB
Pedro Spinola Pereira Caldas