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ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE

Artigos

OS ESTUDOS CULTURAIS EM OUTRAS MARGENS:
IDENTIDADES AFROINDÍGENAS EM "ZONAS DE CONTATO" AMAZÔNICAS

Agenor Sarraf Pacheco


RESUMO:Sob a regência e orientação teórica dos Estudos Culturais Britânicos, Latino-Americanos e do Pensamento Pós-Colonial, operando, especialmente, com as categorias de análise mediações, traduções, lutas culturais, identidades e saberes locais, a comunicação propõe-se a desvelar o processo de construção de uma das faces das identidades amazônicas, só muito recentemente visibilizada pelas novas pesquisas históricas: as identidades afroindígenas. Inicialmente apresentamos as ferramentas analíticas à luz dos argumentos que sustentam nossa perspectiva de leitura da realidade social regional. Em seguida revisitamos trajetórias de confecção da tese de Doutorado em História Social na PUC-SP, defendida em junho de 2009, momento em que questionamos concepções identitárias sociais cunhadas sobre populações marajoaras, cujas adjetivações empregadas silenciavam as matrizes étnico-raciais que as constituíram. Nesse empreendimento, acompanhamos trânsitos, tensões e trocas culturais experienciadas por índios, negros, colonos e colonizadores, dando especial atenção para tramas forjadas por nativos e diaspóricos em circuitos de campos e florestas marajoaras, em tempos coloniais e no rasgar da era contemporânea. A perspectiva é visibilizar, nas astúcias e "rastros/resíduos" da memória de grupos remanescentes de tradições orais, impressas em fontes escritas, orais e visuais, consistentes intercâmbios que forjaram identidades, culturas e saberes afroindígenas em "zonas de contato" da Amazônia Marajoara.

PALAVRAS-CHAVE: Amazônia Marajoara – Identidades Afroindígenas – Saberes Locais.

 

UMBANDA, INTELECTUAIS E NACIONALISMO NO BRASIL
Artur Cesar Isaia


RESUMO: Este artigo persegue a obra de alguns intelectuais da umbanda durante as décadas de 1930 e 1940, sobretudo atendo-se à sua relação com o Estado Novo. Durante este período os intelectuais umbandistas procurarão no estado o seu interlocutor por excelência, tentando afirmar a identidade da nova religião como totalmente acorde com a representação da nação e do estado propalada pelo regime. Assim toma corpo um discurso conciliador e harmônico do Brasil e da umbanda, aproximando-se da visão miscigenada e triádica propalada pelo estado.

PALAVRAS-CHAVE: Umbanda – Religiões Mediúnicas – Intelectuais – Estado Novo

 

ENTRE BICHOS DE PÉ E PIANOS: ACEITAÇÕES E ADAPTAÇÕES DAS FILHAS DE CARIDADE DE 
SÃO VICENTE DE PAULO À CULTURA MINEIRA NO SÉCULO XIX

Ana Cristina Pereira Lage


RESUMO: Este artigo pretende trabalhar com a correspondência trocada entre a primeira superiora das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo de Mariana (MG) e a sede da congregação em Paris. Por meio desta correspondência é possível perceber o caminho trilhado pelas doze irmãs desde Paris até o local do destino. As impressões ao longo da viagem demonstram as diferenças culturais entre as vicentinas e as pessoas dos locais por onde passavam. Embora tivessem a orientação de manutenção da cultura organizacional para o bem desempenho da obra, tiveram que sofrer algumas adaptações para serem aceitas em Minas Gerais. Exemplifica-se a adaptação por meio do ensino do piano e a aceitação quando já não eram mais atormentadas pelos bichos de pé. Verifica-se como o fortalecimento das Irmãs Vicentinas esteve ligado à adaptação cultural de seus princípios aos desejos das famílias mineiras na segunda metade do século XIX.

PALAVRAS-CHAVE: Filhas de Caridade – Correspondência – Cultura Organizacional

 

FEMINISMO E MASCULINIDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Elizangela Barbosa Cardoso


RESUMO:Através do estudo da escrita de Higino Cunha, Clodoaldo Freitas e Corinto Andrade, o artigo aborda a avaliação destes bacharéis e intelectuais acerca do feminismo, entre o final do século XIX e o início do século XX, bem como as diferentes posições assumidas em relação às demandas feministas. Mostra que a elaboração de uma escrita que visava interferir no social, mediante a veiculação de ideais de feminilidade e de relações de gênero, foi uma das reações ao feminismo. Identifica o medo e o ódio despertados pelas reivindicações feministas e também a identificação masculina com o movimento. Argumenta que as diferentes reações masculinas ao feminismo expressam diferentes formas de experienciar a masculinidade no período em estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Feminismo – Papéis femininos – Masculinidade

 

OS MELOS DO DRAMA DO MELODRAMA
Fernanda Verdasca Botton


RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar a musicalidade e o drama que compunham o melodrama em sua concepção primeira. Para tanto, estudaremos as obras que originaram o gênero em questão: Dafne (de Jacopo Peri e Ottavio Rinuccini), Pygmalion (Horace Coignet e Jean-Jacques Rousseau) e Coelina, ou l'enfant du Mystère (René-Charles Guilbert de Pixérécourt).

PALAVRAS-CHAVE: Melodrama – Música – Teatro.

 

AS LEITURAS BÍBLICAS DE REMBRANDT E A ARTE BARROCA
Flavio Botton


RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar a musicalidade e o drama que compunham o melodrama em sua concepção primeira. Para tanto, estudaremos as obras que originaram o gênero em questão: Dafne (de Jacopo Peri e Ottavio Rinuccini), Pygmalion (Horace Coignet e Jean-Jacques Rousseau) e Coelina, ou l'enfant du Mystère (René-Charles Guilbert de Pixérécourt).

PALAVRAS-CHAVE: Melodrama – Música – Teatro.

 

O DIREITO COMO REFLEXO DAS INJUNÇÕES SOCIAIS: 
A DEGENERESCÊNCIA DO ESCRAVISMO NO BRASI

Isaías Pascoal


RESUMO: Este artigo pretende analisar o processo de esclerose do escravismo no Brasil a partir das transformações verificadas no Direito e na atuação da magistratura na segunda metade do século XIX. Assume que o Direito é uma instância condicionada pelas relações sociais. A sua evolução revela as tendências e as contradições sociais inerentes à lenta débâcle do escravismo no Brasil..

PALAVRAS-CHAVE: Direito – Escravidão – Mudança.

 

ORALIDADES, DISCURSOS E SABERES DO CORPO-CAPOEIRA COMO ARTE
Luis Vitor Castro Júnior


RESUMO: O desafio deste texto consiste em compreender as artimanhas do corpo na roda de capoeira como potência artística, a partir da falas de velhos mestres, bem como analisar os discursos utilizados por Catunda e Sodré sobre a capoeira como arte. Nesta caminhada, enveredamos na história oral como dispositivo de investigação capaz de produzir ressonâncias orais. Nos discursos elaborados pelos escritores percebe-se a tentativa de justificar a capoeira como arte usando outras linguagens artísticas, bem como a inédita ideia de Muniz Sodré em considerar a arte mandingueira do corpo que é capaz de criar, de improvisar e de re-significar as multiplicidades gestuais, já nas falas encarnadas dos mestres residem a experiência da 'arte do fazer' que através da roda, eles criam novos territórios estéticos e éticos, no qual o ritual da roda de capoeira aglutina em si as diversas formas de linguagem artísticas.

PALAVRAS-CHAVE: Capoeira – Arte – Saber – Corpo.

 

UM FILME DE RESISTÊNCIA? O MULTICULTURALISMO EM BELEZA AMERICANA
Paulo Roberto Monteiro de Araujo


RESUMO: O artigo analisa a questão multicultural no filme "Beleza Americana" como filme de resistência política no ambiente de produção cinematográfica hollywoodiana. Deste modo, a preocupação do presente texto é verificar como as forças sociais agem na contemporânea sociedade norte-americana.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema – Política – Multiculturalismo – Resistência – Contemporâneo.

 

O GÊNERO ROMANCE E SUA ESPECIFICIDADE MODERNA: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA 
E LITERATURA A PARTIR DE A LA RECHERCHE DU TEMPS PERDU

Paulo Rodrigo Andrade Haiduke


RESUMO: Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que têm por objeto o romance A la Recherche du Temps Perdu de Marcel Proust (1871-1922) e que prioriza a discussão do uso da literatura nos estudos históricos. O objetivo é localizar historicamente o gênero literário romance, ou seja, buscar sua contextualização histórica. Embora o foco aqui não seja analisar exaustivamente o referido romance proustiano, há algumas citações e referências a esta obra. Pois o presente texto surgiu da necessidade de compreender em que espaço, já constituído historicamente, o escritor Marcel Proust conseguiu lançar e firmar seu projeto criador, suaRecherche. Portanto este artigo é resultado da problematização de uma modalidade de fonte histórica (um romance do início do século XX), a qual exigiu um recuo temporal para compreender as especificidades históricas do gênero romance.

PALAVRAS-CHAVE: Romance – Literatura Francesa – Modernidade.

 
Dossiês

SANTUÁRIO DA SAÚDE: CORPO E EDUCAÇÃO PHYSICA NA PARAÍBA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Azemar dos Santos Soares Júnior


RESUMO:Este artigo tem por objetivo analisar a educação física divulgada por médicos e professores como mola propulsora para assegurar a saúde e o bem viver na Paraíba. São profissionais que viam no discurso científico e na modelação corporal, a "melhor" forma de possuir um corpo belo e saudável. Discursos que eram publicados nos jornais da Paraíba e que eram utilizados como instrumentos pedagógicos que visava educar através da educação física do corpo como higiene da alma. Textos que se inserem no projeto de medicalização dos costumes, dos espaços e dos corpos, que normatizam a partir da infância e contribuem para a formação de uma história da saúde e das doenças. Problematizo notícias do jornal A União, correspondências e artigos publicados no início do século XX por médicos sanitaristas e educadores que foram imprescindíveis para a construção dessa história do corpo que se exercita, que se embeleza, se higieniza, dessa História Cultural.

PALAVRAS-CHAVE: Educação física – Corpo – Saúde

 

A ARTE DA MULHER NO MUSEU: DINÉIA DUTRA E EXEMPLOS DE AUTORREPRESENTAÇÃO
Christiane Maria Cruz de Souza e Gilberto Hochman


RESUMO: Esse artigo analisa a resposta da população de Salvador à epidemia varíola que incidiu com violência sobre a cidade no segundo semestre de 1919. Os mecanismos de cognição e defesa adotados pelos soteropolitanos no decorrer da epidemia serão pontos desenvolvidos nesse texto. Focaliza os ritos coletivos e individuais informados tanto por concepções científicas quanto religiosas, que abrangeram desde medidas sanitárias, como o isolamento dos casos suspeitos, o expurgo da casa e dos objetos do enfermo, etc., até rituais religiosos como reuniões de oração, procissões, dentre outros. A análise desses ritos permite a percepção dos valores socioculturais daquela sociedade, revelados sob o impacto da epidemia.

PALAVRAS-CHAVE: Epidemias – Varíola – Religião – Medicina – Bahia

 

NOTAS SOBRE UM PINTOR LUSOBRASILEIRO E A ICONOGRAFIA DOS NOVÍSSIMOS
(A MORTE, O JUÍZO, INFERNO E O PARAÍSO) EM FINS DA ÉPOCA COLONIAL

Iranilson Buriti de Oliveira e Flávio André Alves Britto


RESUMO: Este artigo faz uma leitura da cidade de Campina Grande ante à ameaça da peste bubônica de 1912. Nesse período, a cidade vivencia um dos mais dramáticos episódios daquele fatídico ano: a chegada da peste bubônica e o surto de doentes que cada dia aumentava mais. Preocupados com tal episódio, uma série de políticos e intelectuais unem-se para "salvar" a cidade e os seus habitantes, utilizando a imprensa como um veículo educativo para fazer circular as idéias sobre prevenção, tratamento e higienização. O Jornal A Imprensa ganha estatuto de um "manual" educativo, no qual o médico responsável pela Diretoria de Higiene, Dr. Teixeira de Vasconcelos, veicula suas narrativas sobre a peste bubônica. Desta forma, um dos objetivos desta narrativa é mostrar a imprensa como um espaço de educação de corpos e mentes e o médico como um educador de sentidos, de posturas, de maneiras corretas para se livrar da peste e da morte.

PALAVRAS-CHAVE: Peste Bubônica – Campina Grande – Saúde

 

CUIDADOS E CUIDADORES: OS OUTSIDERS EM TERRITÓRIOS 
URBANOS MODERNOS E PÓS-MODERNOS

Keila Queiroz e Silva


RESUMO: Inspirada pela microhistória, bem como pela microsociologia, procurei dar visibilidade aos corpos cuidados e cuidadores dos porões da domesticidade na cena urbana. Recorri aos conceitos de estabelecidos e outsiders utilizados por Elias (2001) para analisar os papéis sociais e as relações intergeracionais entre os idosos, as crianças, os jovens e os adultos no cotidiano doméstico de famílias paraibanas. Neste cenário, os estabelecidos são os jovens hedonistas e os adultos produtivos que colam as suas identidades ao paradigma do trabalho, os outsiders são os que não têm vida pública, são os corpos que pulsam tempo lento e sentimento de domesticidade. O desprestígio dos corpos que precisam de cuidados tem se intensificado, bem como a sua solidão, esse abismo sígnico entre visíveis e invisíveis tem arruinado as vidas citadinas contemporâneas.

PALAVRAS-CHAVE: Estabelecidos – Outsiders – Territórios citadinos – Famílias natimortas

 

O MEDO ANUNCIADO: A FEBRE AMARELA E O CÓLERA NA PROVÍNCIA DA PARAÍBA (1850-1860)
Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano e Nayana R. C. Mariano


RESUMO:O artigo tem por objetivo discutir as epidemias de febre amarela e do cólera que assolaram a província da Paraíba, entre as décadas de 1850 a 1860, bem como o saber médico, impulsionado em prol de uma "missão higienista", que passou a organizar propostas de intervenção e conformação da sociedade. Nesse período a Paraíba, assim como outras províncias do Brasil, vivenciava o medo dos hóspedes indesejáveis, que eram representados pela febre amarela e o cólera. Constatamos, a partir dos relatórios dos Presidentes de Província, dos códigos de postura e de alguns periódicos, como os projetos de intervenção social revelam práticas autoritárias, que negavam a liberdade individual a partir de um discurso construído pela medicina da época que objetivava legitimação, e essa aproximação com o poder público, visava institucionalização.

PALAVRAS-CHAVE: Doenças – Saber médico – Higiene – Paraíba Imperial.

 
Resenhas

PAULO EMÍLIO SALLES GOMES: O HOMEM QUE AMAVA O CINEMA E NÓS QUE O AMÁVAMOS TANTO –
UM CONTRA-ATAQUE DOS DEFENSORES DA HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA DO CINEMA BRASILEIRO?

Julierme Morais

 

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O OBJETO ARTÍSTICO E A PESQUISA HISTÓRICA: TAMBORES NA NOITE NA CENA DE BERTOLT BRECHT
E FERNANDO PEIXOTO – (RE) SIGNIFICAÇÃO, ENGAJAMENTO E HISTORICIDADE

Leilane Aparecida Oliveira

 

 

"IDEIAS DE UMA HISTÓRIA": O TEATRO E A PESQUISA ACADÊMICA EM DEBATE
Rodrigo de Freitas Costa

 

 
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