Fênix

 

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Vol. 11 Ano XI nº 2 - Julho - Dezembro de 2014

ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE

Artigos

JUSTICEIROS E VINGADORES EM OBRAS LITERÁRIAS DE CAMILO CASTELO 
BRANCO E FRANKLIN TÁVORA

Adalmir Leonidio


RESUMO: O artigo faz uma análise da forma como as culturas portuguesa e brasileira tem representado em sua literatura dois tipos básicos de bandido, o justiceiro e o vingador. Por que determinadas culturas parecem tolerar bem mais do que outras estes tipos sociais? Mais que isso, por que algumas delas, por vezes, os transformam em heróis nacionais? Para o estudo foram usados partes dos escritos autobiográficos de Camilo Castelo Branco (Memórias do cárcere) e o romance O Cabeleira, de Franklin Távora.

PALAVRAS-CHAVE: Justiceiro – Vingador – Literatura Portuguesa – Literatura Brasileira.

 

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O LUGAR DA COMÉDIA NA CONSTRUÇÃO HISTORIOGRÁFICA
DO TEATRO BRASILEIRO MODERNO

André Luis Bertelli Duarte


RESUMO: Na construção historiográfica do teatro brasileiro moderno, as formas da comédia popular foram “superadas” a partir da implantação de novas formas teatrais, expoentes de uma visão de mundo mais condizente com as conquistas da modernidade. Este artigo procura demonstrar que esta construção teórica e discursiva legitima um determinado projeto cultural e civil para o país que remonta ao século XIX e recebe nova roupagem em meados do século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Comédia – Teatro – Modernização – Cultura Brasileira.

 

 

O PÓS-MODERNISMO, LYOTARD E A HISTÓRIA: A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA
E UMA TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO AO FAZER HISTORIOGRÁFICO

Carolina Coelho Fortes


RESUMO: Muito se debateu, e ainda se debate, sobre as contribuições das teorias pós-modernas à História. Buscaremos, neste artigo, situar o contexto de surgimento e as definições dadas ao conjunto dessas teorias, no intuito de analisar a obra A Condição Pós-Moderna, de Jean-François Lyotard. Esta análise verificará tanto as ideias centrais do autor sobre os saberes, quanto os diálogos que estabelece com outros pensadores. Embora considerada por muitos estudiosos uma obra datada, tendo sido alvo de duras críticas, nosso principal objetivo é perceber em que medida seus postulados podem se aplicar ao fazer historiográfico. Objetivamos igualmente demonstrar que muito das críticas voltadas ao dito paradigma pós-moderno não se aplicam às ideias de Lyotard, bem como estas se conciliam de maneira enriquecedora e crítica ao saber histórico.

PALAVRAS-CHAVE: Pós-Modernismo – Jean-François Lyotard – Historiografia.

 

 

DA DIALÉTICA AO DELÍRIO NA TERRA DO TRANSE
Cíntia Christiele Braga Dantas


RESUMO: Nos filmes de Glauber Rocha existe uma tentativa de materializar o processo de conscientização, por meio da trajetória de personagens que buscam superar a condição de dependência, típica de um país subdesenvolvido que um dia fora colônia. A superação dessa condição seria alcançada pela revolução, que no caso brasileiro aconteceria não pela via da razão esclarecida, mas sim pelo transe, pela instabilidade das consciências. A proposta aqui é pensar por quais motivos o uso do método dialético é insuficiente na leitura do transe revolucionário de Glauber Rocha. A busca pelo método mais adequado de interpretação do universo glauberiano seria solucionada após a descoberta do delírio, entendido como uma espécie de anti-método, ou, desvio do caminho.

PALAVRAS-CHAVE: Dialética – Transe – Delírio – Revolução da Consciência.

 

 

UMA ARGENTINA IMAGINADA: A IMAGEM DO RAPTO E DISCURSO NACIONAL DO SÉCULO XIX
Fábio Feltrin de Souza


RESUMO:  objetivo deste artigo é examinar a relação entre as telas sobre o rapto de cativas pintada pelo bávaro Johann Moritz Rugendas e a construção de um discurso nacional na Argentina. Essas imagens construíram uma fundação para a Argentina em meados do século XIX quando transformara a cativa raptadas por índios num dispositivo de desejo. O gesto do pintor-viajante, cruzado com discursos da geração romântica de 1837, escreveram as fronteiras, as linhas divisórias entre o “nós” e o “eles”, com violência. Essa construção classificou os personagens que estariam dentro e os que estariam fora dos contornos nacionais. Também buscamos analisar a impureza dessa formulação de Rugendas, na medida em que essa imagem fundacional (o ato de raptar) é impura, é uma avaria, está contaminada e sobreposta por vários tempos.

PALAVRAS-CHAVE: Rugendas – Argentina – Rapto – Geração de 1837 – Nação.

 

 

LINGUAGEM E JORNALISMO EXPERIMENTAL  JUVENIL EM TERESINA NOS ANOS 1970
Frederico Osanan Amorim Lima e Francisco José Leandro Araújo de Castro


RESUMO: O artigo a seguir aborda a linguagem artística no jornalismo experimental praticado por uma parcela da juventude em Teresina-PI, nos anos iniciais da década de 1970, no sentido de instaurar novos signos de comunicação e abrir canais de comunicação em meio a um clima de censura. Durvalino Couto Filho, Torquato Neto, Carlos Galvão, Edmar Oliveira, Paulo José Cunha, entre outros, por meio de uma atividade de produção artístico-jornalística, como os suplementos culturais Hora Fatal, O Estado Interessante, bem como o mimeografado Gramma, na esteira da literatura/arte marginal, buscavam, gradativamente, quebrar com uma cultura dita do “verbo engravatado”, uma cultura “oficial” na cidade, bem como prospectar novos sentidos com a linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem – Jornalismo experimental – Juventude – Cultura.

 

 

ALÉM DA CAIXA PRETA: A IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA 
NA FOTOGRAFIA DE EUSTÁQUIO NEVES

Genesco Alves de Sousa e Ricardo Oliveira de Freitas


RESUMO: O artigo apresenta uma análise da obra e do processo criativo do fotógrafo afro-brasileiro Eustáquio Neves, tendo como corpus a série fotográfica “Máscara de punição” (2002-2003). As reflexões são inspiradas na “Filosofia da fotografia” de Vilém Flusser (1985), assim com nas contribuições de Stuart Hall (2005), Muniz Sodré (2005) e Boris Kossoy (1999; 2002). O artigo pretende contribuir para o estudo das referências simbólicas que envolvem os processos de valorização e de reconhecimento das identidades afro-brasileiras no âmbito da cultura nacional.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade Afro brasileira – Imagem – Representação.

 

 

ARTÍFICE DA TRADIÇÃO: MODESTO BROCOS Y GOMEZ (1852-1936) 
NO DEBATE SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL

Heloisa Selma Fernandes Capel


RESUMO: O artigo discute o lugar do pintor e professor da Escola Nacional de Belas Artes (RJ) Modesto Brocos y Gomez (1852-1936) no debate sobre a identidade da arte brasileira no final do século XIX e inícios do século XX. Evidencia os primórdios do debate sobre a arte nacional na Academia Imperial de Belas Artes e o posicionamento do pintor compostelano em sua obra escrita e pictórica, bem como as relações estabelecidas entre o pensamento do pintor, suas vinculações institucionais e apropriações pela crítica de arte. Parte da hipótese que a recepção da obra do pintor acompanha os movimentos de parte da elite intelectual brasileira e as tensões políticas que se estabelecem no final do Império e início da República.

PALAVRAS-CHAVE: Modesto Brocos – Identidade Nacional – Crítica de Arte.

 

 

A CORDA COMO ESPAÇO DE TENSÕES E SIGNIFICAÇÕES
NA FESTA DE NAZARÉ EM BELÉM DO PARÁ

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida


RESUMO: A corda é, juntamente com a Santa e a berlinda, um dos signos mais antigos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, festa religiosa ligada ao catolicismo devocional que acontece na Cidade de Belém/PA, há mais de duzentos anos. Este artigo pretende investigar a Corda como parte integrante da Festa de Nazaré. Sua vitalidade e permanência advém das disputas e embates travadas por setores populares e elite dirigente da Festa. A análise deste signo da festividade como espaço onde se processa o fenômeno luta cultural encontra amparo nas discussões teóricas de Stuart Hall (2006). Na mesma proporção, considerar a corda como espaço de tensão e disputa é percebe-la, como o momento da articulação de diferenças culturais, ou melhor dizendo, o entre-lugar.

PALAVRAS-CHAVE: Catolicismo Devocional – Luta Cultural – Entre-Lugar

 

 

TEMPESTADE: MEMÓRIA, PERMANÊNCIA E ACASO
Josette Monzani e Daniela Ramos de Lima


RESUMO: Este artigo apresenta uma leitura do curta-metragem de animação Tempestade (Cesar Cabral, Coala Filmes, 2010) enquanto aporte a códigos culturais. A proposição de uma animação como fonte documental pauta-se na aproximação entre os pressupostos oferecidos, em especial, pelo historiador Marc Ferro e pelo filósofo Gaston Bachelard, além da análise de documentos processuais, os quais representam marcas do papel da memória e do imaginário no processo de criação, a partir da visão da crítica genética.

PALAVRAS-CHAVE: Animação – Memória – Imaginário – Processo Criativo – Fonte documental

 

 

INTER-RELAÇÕES TECNOLÓGICAS ENTRE BRASIL E ÁFRICA OCIDENTAL
Juliana Prestes Ribeiro de Faria e Marco Antônio Penido Rezende


RESUMO: O presente artigo trata das relações arquitetônicas e tecnológicas que se teceram entre o Brasil e a África Ocidental no âmbito da arquitetura de terra, considerando-se que estes foram resultado do nosso processo de colonização. Desta forma procedeu-se com uma releitura do passado através da comparação entre as descrições dos viajantes e a iconografia pertinente, que nos permitiu identificar materiais, técnicas e elementos arquitetônicos semelhantes dos dois lados do Atlântico, e assim inferir a existência de inter-relações tecnológicas entre o Brasil e a África Ocidental.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura de viagem – História da Técnica – Relações entre Brasil e África Ocidental.

 

 

O ESPLÊNDIDO E MÍSERO REI: REFLEXÕES SOBRE AS METAMORFOSES DE MIDAS
Leila Teresinha Maraschin


RESUMO: Este trabalho aborda alguns aspectos referentes ao mito do rei Midas, inicialmente conforme os versos 85-193 do Livro XI das Metamorfoses de Ovídio, em que é contada a trajetória deste personagem em dois momentos distintos. A seguir, são apresentadas outras versões e interpretações diferentes deste mito, que poderiam conduzi-lo a novas associações, inclusive à figura do tradutor..

PALAVRAS-CHAVE: Reflexões – Metamorfoses – Midas – Tradutor.

 

 

A MÍSTICA DAS PLANTAS, BEBIDAS E ALIMENTOS NO BRASIL COLONIAL
Maria Betânia B. Albuquerque


RESUMO: Trata-se o presente artigo de uma análise sobre os diversos significados que as plantas, bebidas e alimentos assumiam no Brasil colonial, bem como das relações de poder que os perpassavam. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa histórica baseada nos relatos de cronistas e viajantes, bem como nas cartas de padres jesuítas e de outras ordens que, ao andarem por estas paragens nos séculos XVI e XVII, descreveram o cotidiano dos primeiros habitantes e suas impressões sobre a fartura da terra e dos alimentos. Com base nos pressupostos da história cultural, em particular da história da alimentação, procura-se evidenciar a ambiguidade e complexidade com que eram vistos os alimentos no Brasil colonial, destacando suas dimensões místicas. Vistas como alimento, remédio ou veneno, plantas, comidas e bebidas possuíam forte carga simbólica, além de serem práticas atravessadas por fortes relações de poder.

PALAVRAS-CHAVE: História – Alimentação – Relações de Poder – Brasil Colônia.

 

 

A FORMAÇÃO DOS ARRAIAIS NOS SERTÕES DA PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ EM FINS DO SÉCULO XVII
Maria Simone Morais Soares e Maria Berthilde Moura Filha


RESUMO: O presente artigo tem por objetivo discutir a formação dos arraiais nos Sertões de Piranhas e Piancó (Paraíba), Sertões do Seridó e Açu (Rio Grande do Norte) e Sertão de Jaguaribe (Ceará) em fins do século XVII. Os arraiais surgiram no contexto da “Guerra dos Bárbaros”, conflitos entre colonos e povos indígenas, enquanto pontos fixos militares, os quais, posteriormente, constituíram-se nas primeiras aglomerações urbanas dos referidos Sertões. O trabalho é resultante da pesquisa de mestrado desenvolvida entre 2010 e 2012 no âmbito do PPGAU – UFPB, cujo objetivo estava voltado para a compreensão da formação e a estruturação da rede urbana no Sertão de Piranhas e Piancó na Capitania da Paraíba durante o século XVIII. Teve por base uma revisão historiográfica do tema e a pesquisa documental em arquivos como o AHU (Arquivo Histórico Ultramarino), os Documentos Históricos do Arquivo Nacional, o Acervo do Cartório I Oficio de Notas “Cel João Queiroga” (Pombal-PB), o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e o Arquivo Histórico do Estado da Paraíba.

PALAVRAS-CHAVE: Arraiais – Guerra dos Bárbaros – Sertões.

 

 

MÉMOIRES D´ASILE DANS LA LITTÉRATURE: REPRESENTATIONS ET RÉCITS DE LA FOLIE DANS DES LETTRES
(THEODORE R / TR), DU JOURNAL INTIME (LIMA BARRETO / LB), DU ROMAN (ROCHA POMBO / RP)
ET DE LA POESIE (ÉMILE NELLIGAN / EM)
Nádia Maria Weber Santos


RESUMO: Mes études sur les représentations et les sensibilités sur la folie dans des textes littéraires au début du XXe siècle (au moyen de l'histoire culturelle) remontent à 1998, lorsque j´ai trouvé, dans les dossiers médicaux de l'hôpital psychiatrique São Pedro à Porto Alegre (Brésil), douze lettres écrites par un malade mental qui n'ont jamais été envoyées. En tant que psychiatre et historienne, je m´intéresse par l'idée que le “fou” a de lui-même et de sa folie. Par la suite, j´ai examiné d'autres textes de fiction dans la littérature brésilienne (Lima Barreto et Rocha Pombo) et québécoise (Émile Nelligan) qui se rapportent à des 'écritures asilaires', d´où j'ai pu observer comment l'écriture de fiction - qui dans ce contexte stimule la créativité - est révélée comme source et expression de la mémoire et de la (re) construction de l'identité des individus (écrivains, ici !) dans une situation d'exclusion sociale. Dans cet article je voudrais partager, brièvement et de façon comparatiste, des résultats de cette recherche, qui parfaire 15 ans dans ses différentes étapes, à partir des textes des écrivains mentionnés.

PALAVRAS-CHAVE: Mémoire - Récits de la folie – Littérature – Asile – Sensibilités.

 

 

CULTURA E SOCIABILIDADE NA BELLE ÉPOQUE PAULISTA ATRAVÉS DE UM DIÁRIO ÍNTIMO
Robson Mendonça Pereira


RESUMO: Neste artigo pretendo abordar as categorias de modernidade e modernização cultural na cidade de São Paulo durante nos anos 1910. O foco de análise se volta para a vivência cotidiana destas mudanças por um protagonista privilegiado, o presidente de Estado Altino Arantes. Este manteve um registro diário e pormenorizado de eventos (festas, óperas, films), espaços (teatros, cinemas, salões) e atores culturais. Em diversos momentos comenta de maneira crítica alguns destes eventos, revelando uma percepção elitista e tradicional, mas não menos interessante acerca do universo cultural provinciano da capital paulista e dos limites da fantasia da modernidade.

PALAVRAS-CHAVE: Modernidade – Cultura – São Paulo – Escrita de si.

 

 
Dossiê “Encontros entre Brasil e Itália: intercâmbios acadêmicos”

APRESENTAÇÃO
Rodrigo de Freitas Costa e Fulvia Zega

 

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TRÊS FOTOGRAFIAS DE GRUPO (1909-1914): UM ENSAIO DE HISTÓRIA VISUAL
Chiara Vangelista


RESUMO: Este artigo, através do estudo de três fotografias, analisa momentos relativos à Missão Rondon no interior do Brasil, seja no que se refere aos acontecimentos propriamente ditos, seja relativo às representações históricas delas (fotografias) advindas. Ao mesmo tempo, o texto apresenta reflexões metodológicas para o uso da fotografia em estudos históricos.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia e História – Análise Visual – Missão Rondon – Índios brasileiros – Theodore Roosevelt

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CONTAR HISTÓRIAS: UMA FORMA DE RECONHECIMENTO DO OUTRO
Cléria Botelho da Costa


RESUMO: O propósito deste artigo é refletir sobre o contar histórias enquanto uma tradição oral legada por nossos ancestrais e que se apresenta envolta no manto da memória, logo tangenciada por diferentes temporalidades. Visa ainda compreende-lo enquanto um discurso dialógico que encerra múltiplas vozes, plenas de significações e que possibilita visibilidade ao outro. Utiliza como argumento a compreensão de que as narrativas quando silenciadas podem transfigurar-se em memórias subterrâneas, que possibilitam a exclusão social. Metodologicamente, foi elaborado a partir de informações históricas e com a utilização de algumas entrevistas de história oral.

PALAVRAS-CHAVE: Educação física – Corpo – Saúde

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LUIGI RUSSOLO Y JOAQUÍN TORRES-GARCÍA: DESLIZAMIENTOS  MUSICALES Y CIRCULACIONES ESOTÉRICAS
Edgard Vidal


RESUMEN: Seguiremos la trayectoria pictórica y musical tan diferente, de dos pintores de principios del siglo XX : el uruguayo Joaquin Torres-García y el italiano Luigi Russolo. Ambos conforman la vanguardia del momento, uno desde el constructivismo y el otro a partir del futurismo, trabajando juntos para la revista "Cercle et Carré" de París. Ambos están haciendo una sutil alquimia de música y pintura, uno sin abandonar esta última, el otro quitando las artes plásticas para innovar desde la música. Analizar la influencia teórica de la teosofía entre los miembros de la revista, permite comprender temas posteriores de ambas estéticas, en particular para la comprensión de temas recurrentes en el creador del constructivismo latino-americano.

PALAVRAS-CHAVE: Joaquin Torres-García – Luigi Russolo – Música y pintura – Teosofía

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A GRANDE BELEZA OU A BELEZA SEM RAÍZES,  OU BLÁ-BLÁ-BLÁ
Paulo Roberto Monteiro de Araújo


RESUMO: O artigo trata da questão da relação cultural entre Brasil e Itália a partir da análise do filme A Grande Beleza. Deste modo, a preocupação é elaborar uma interpretação crítica da contemporaneidade social e cultural de ambos os países.

PALAVRAS-CHAVE: Contemporaneidade – Cultura – Monumento – Beleza – Circularidade

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LUIGI PIRANDELLO NO BRASIL: SIGNIFICADOS TEATRAIS E SOCIAIS POR MEIO DO DIÁLOGO ENTRE ARTE E SOCIEDADE
Rodrigo de Freitas Costa


RESUMO:Este artigo discute o processo de recepção do teatro de Luigi Pirandello no Brasil nos anos 1920, tendo por pressuposto a valorização dos diálogos sociais e culturais estabelecidos entre Brasil e Itália desde o século XIX. Assim, realçamos breves aspectos da imigração italiana, a importância estética do autor e as suas propostas de renovação teatral com o objetivo de aprofundar, no âmbito do conhecimento histórico, os estudos sobre as práticas culturais e artísticas de uma época.

PALAVRAS-CHAVE: Luigi Pirandello – Teatro brasileiro – Diálogos culturais

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DIÁLOGOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS ENTRE BRASIL E ITÁLIA:MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA (DARIO FO, 1970)
NOS PALCOS BRASILEIROS PELA COMPANHIA ESTÁVEL DE REPERTÓRIO DE ANTONIO FAGUNDES (1982)

Rosangela Patriota


RESUMO: Este texto visa discutir de que maneira, por intermédio do teatro, é possível apreender a circularidade cultural e, por que não dizer, política entre o Brasil e Itália. Embora sejam amplamente conhecidas as interconexões que se estabeleceram entre esses dois países, em termos artísticos, na cidade de São Paulo, seja em relação às artes cênicas, ao cinema, às artes plásticas, à literatura e à arquitetura, não podemos, quando nos reportamos a esta temática, ignorar o impacto que a encenação de Morte Acidental de um Anarquista, em 1982, pela Companhia Estável de Repertório (C.E.R.), que teve à frente o ator e produtor Antonio Fagundes, sob a direção de Antônio Abujamra.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Brasileiro – Dramaturgia Italiana – Antonio Fagundes – Dario Fo – Companhia Estável de Repertório (CER) – Morte Acidental de um Anarquista

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Resenhas

O NEGRO BRASILEIRO E O CINEMA: HISTÓRIA, MILITÂNCIA E ARQUÉTIPOS RACIAIS
Ademir Luiz da Silva

 

 

DA CRÍTICA E DA MORTE: OS PROCEDIMENTOS DE SABER SOB O FOGO DA ESCRITA
Elson de Assis Rabelo

 

 

PLURAL E SINGULAR: DA NARRATIVA SOBRE NARRATIVA À HISTÓRIA DIGITAL
Ivan Luís Lima Cavalcanti

 

 

TEORIA CRÍTICA PARA ALÉM DE FRANKFURT: UMA RESENHA DE “EL DISCRETO ENCANTO DE LA MODERNIDAD:
IDEOLOGÍAS CONTEMPORÁNEAS Y SU CRÍTICA”, DE STEFAN GANDLER

Leomir C. Hilário

 

 

NOVAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA, NOVAS POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO – “HISTÓRIA E TEATRO: DISCUSSÕES PARA O TEMPO PRESENTE”
Talitta Tatiane Martins Freitas

 

 
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