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Vol. 12 Ano XII nº 1 - Janeiro - Junho de 2015

ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE

Artigos

50 ANOS DA EDITORA PERSPECTIVA (SP) – MOMENTOS DA HISTÓRIA DA CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO 
Rosangela Patriota


RESUMO: Este artigo discute os 50 anos da Editora Perspectiva (SP) e a contribuição de sua política editorial para a sociedade brasileira, em seu conjunto, e, em especial, para a área de Ciências Humanas.

PALAVRAS-CHAVE: Editora Perspectiva – Jacó Guinsburg – História da Cultura

 

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A “EXPOSIÇÃO DE ARTE PORTUGUESA” NO RIO DE JANEIRO  EM 1902 E SUA RECEPÇÃO
Arthur Valle


RESUMO: Em 17 de julho de 1902, foi inaugurada, no Liceu de Arte e Ofícios do Rio de Janeiro, a “Exposição de Arte Portuguesa”, organizada pelo representante de artistas lusitanos Guilherme da Rosa. Foi nessa mostra que a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (ENBA) adquiriu o conjunto de quadros que veio a constituir o núcleo da sua coleção de pintura portuguesa oito-novecentista, possivelmente a mais significativa existente no Brasil. O presente texto visa apresentar a exposição de 1902, relacionando-a ao contexto mais amplo de intensificação das trocas comerciais e culturais entre Portugal e Brasil, verificável com o advento do século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Exposições de Arte – Coleções de Arte – Arte Portuguesa no Brasil

 

 

HAGIOGRAFIA MEDIEVAL: PROPOSTAS PARA ESTUDOS  EM PERSPECTIVA COMPARADA
Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva


RESUMO: Neste artigo, partindo de minha experiência na coordenação do projeto coletivo Hagiografia e História: um estudo comparativo da santidade e da apresentação dos resultados parciais desta pesquisa, proponho algumas possibilidades de estudos comparativos. Iniciando pela comparação clássica, apresento sugestões de uso de diferentes modalidades metodológicas comparativas, que podem ser aplicadas ao estudo de distintos objetos e com corpus documental variado.

PALAVRAS-CHAVE: Hagiografia – Comparação – Península Ibérica – Idade Média

 

 

SOMENTE NA AMERICA: ROY COHN E O FANTASMA DE ETHEL ROSENBERG
Vanessa Cianconi

RESUMO: Nos filmes de Glauber Rocha existe uma tentativa de materializar o processo de conscientização, por meio da trajetória de personagens que buscam superar a condição de dependência, típica de um país subdesenvolvido que um dia fora colônia. A superação dessa condição seria alcançada pela revolução, que no caso brasileiro aconteceria não pela via da razão esclarecida, mas sim pelo transe, pela instabilidade das consciências. A proposta aqui é pensar por quais motivos o uso do método dialético é insuficiente na leitura do transe revolucionário de Glauber Rocha. A busca pelo método mais adequado de interpretação do universo glauberiano seria solucionada após a descoberta do delírio, entendido como uma espécie de anti-método, ou, desvio do caminho.

PALAVRAS-CHAVE: Dialética – Transe – Delírio – Revolução da Consciência.

 

 

O ENSINO DE HISTÓRIA E O MUNDO CONTEMPORÂNEO: AS REFLEXÕES 
DE HANNAH ARENDT COMO INSPIRAÇÃO DIANTE DOS DESAFIOS DE ENSINAR HISTÓRIA

Rodrigo de Freitas Costa


RESUMO:  Este artigo procura pensar o espaço das discussões sobre o Ensino de História na atualidade, tendo por referência as reflexões de Hannah Arendt em “A Crise na Educação”. Compreendemos que os problemas que envolvem o Ensino de História nas escolas são decorrentes de problemáticas sociais mais amplas e precisam ser pensados no interior de um debate que envolva não exclusivamente as questões pedagógicas. Frente a políticos que o século XX nos relegou, as análises sobre as condições em que ocorre o Ensino de História e a prática reflexiva precisam ser priorizadas quando se tem por finalidade favorecer avanços educacionais e permitir a interação entre ensino e pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História – Hannah Arendt – Ensino e Pesquisa

 

 

HISTÓRIA DO CORPO E DA MATERNIDADE: UMA ANÁLISE COM BASE NO “TRATADO
DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS MENINOS”, DE MELLO FRANCO, 1789

Vera Lúcia Caixeta


RESUMO: Nesse artigo analiso os discursos médicos sobre o corpo, em especial sobre o corpo feminino e suas funções, na transição do século XVIII para o XIX, quando o Estado português impôs limitações sérias aos corpos. Utilizo o livro Tratado de Educação Fysica dos Meninos para Uso da Nação Portugueza, do médico mineiro Francisco de Mello Franco, datado de 1789. Esta obra rara da medicina portuguesa foi publicada pela Academia Real das Ciências de Lisboa. Persigo as estratégias normativas da medicina e do Estado português no sentido de moldar os corpos e fixar uma identidade feminina. Os estudos culturais e a história do corpo subsidiaram as reflexões aqui apresentadas.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo – Maternidade – Discursos Médicos – História Cultural

 

 

LUTO E MEMÓRIA DAS VITIMAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL: 
O CASO DE FREDERICO MAYR

Mayara Paiva de Souza


RESUMO: Neste texto pretendo analisar a morte “continuada” de Frederico Eduardo Mayr, um jovem estudante morto sob tortura durante a Ditadura Militar no Brasil. A mãe de Frederico Mayr lutou por quase duas décadas para reaver seus restos mortais e o sepultar. Minha intenção é partir de um caso para uma análise mais ampla, tanto do contexto político abordado, quanto dos aspectos teórico-metodológicos da disciplina histórica. Para tanto, parto do contexto da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) abordando a história da prisão e morte de Frederico Eduardo Mayr e a subsequente luta de sua mãe para reaver o seu corpo e contar a sua história.

PALAVRAS-CHAVE: Luto – História – Ditadura Militar

 

 

AUTORES MEMORIALISTAS E SUAS NARRATIVAS SOBRE A CIDADE DE CAMPO GRANDE
Maria Augusta de Castilho e Nataniél Dal Moro


RESUMO: Muito do que se conhece da história da “região sul de Mato Grosso” se deve aos escritos produzidos por autores memorialistas. Porém, nem sempre as documentações consultadas podem ser analisadas ou cotejadas com outras pelo fato de não existirem materialmente, pois são originárias de informações contidas na tradição oral das famílias pioneiras. Esses autores descreveram os seus antepassados como desbravadores e fundadores na ocupação desta região. Diante disso, o presente trabalho investiga como determinados textos produzidos por autores memorialistas contribuíram para edificar um passado glorioso sobre os pioneiros e os seus feitos.

PALAVRAS-CHAVE: Concepção de mundo – Autores memorialistas – Jornal impresso

 

 

EM BUSCA DE UM PASSADO: A COLONIZAÇÃO E O MITO DE ORIGEM DE PETROLÂNDIA (SC)
Vivian Staroski e Paulo Rogério Melo de Oliveira


RESUMO: A corda é, juntamente com a Santa e a berlinda, um dos signos mais antigos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, festa religiosa ligada ao catolicismo devocional que acontece na Cidade de Belém/PA, há mais de duzentos anos. Este artigo pretende investigar a Corda como parte integrante da Festa de Nazaré. Sua vitalidade e permanência advém das disputas e embates travadas por setores populares e elite dirigente da Festa. A análise deste signo da festividade como espaço onde se processa o fenômeno luta cultural encontra amparo nas discussões teóricas de Stuart Hall (2006). Na mesma proporção, considerar a corda como espaço de tensão e disputa é percebe-la, como o momento da articulação de diferenças culturais, ou melhor dizendo, o entre-lugar.

PALAVRAS-CHAVE: Catolicismo Devocional – Luta Cultural – Entre-Lugar

 

 
Dossiê “História e Literatura Abordagens e Diálogos”

APRESENTAÇÃO
Euclides Antunes de Medeiros e Olivia Macedo Miranda Cormineiro

 

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OLHARES SOBRE O MODERNO E A MODERNIDADE NA OBRA DE MANOEL  DE BARROS: CRÍTICA E RECEPÇÃO
Fernanda Martins da Silva


RESUMO: Este artigo busca analisar algumas das produções críticas sobre a obra do poeta Manoel de Barros enfocando aqueles que os veem como moderno. O objetivo é debater as contradições da modernidade na obra do poeta, tendo em vista que a modernidade pode ser caracterizada por um projeto estético, no qual grande parte da critica enquadram o poeta, e um projeto político que tinha entre outros, como a defesa de uma nacionalidade, a busca de uma obra de arte que propusesse uma reflexão sobre o processo de transformação da sociedade capitalista cada vez mais imediatista.

PALAVRAS-CHAVE: Estética da recepção – Manoel de Barros – Modernidade

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LENTILHAS E LOBAS: HISTÓRIA E FICÇÃO NA PIRATARIA DO CARIBE
Dernival Venâncio Ramos e Marina Haizenreder Ertzogue


RESUMO: Este artigo analisa as representações da pirataria na narrativa de Silvestre de Balboa. A obra Espejo de paciencia conta o sequestro do bispo espanhol Cabezas Altamirano, em Cuba, por corsários franceses. Esse poeta canário, que viveu em Porto Príncipe, registra a saga do religioso e o assassinato do corsário Gilbert Girón. Trata-se de um poema épico considerado “fundador” da literatura cubana e um dos únicos registros remanescente do período colonial sobre a pirataria no Caribe. Do mesmo modo, são analisadas as reverberações contemporâneas na literatura caribenha da pirataria através das obras de Antonio Benitez Rojo e Zoé Valdés. Além de trazer reflexões sobre a cultura marítima no contexto colonial da ilha de Cuba, integrante do arquipélago antilhano, o texto destaca a repercussão desse tema na literatura cubana atual.

PALAVRAS-CHAVE: Pirataria – Caribe – Narrativa – Silvestre – Balboa

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EM TORNO DE O CEGO ESTRELINHO: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA AS REFLEXÕES ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA
Luiza Helena Oliveira da Silva e Márcio Araújo de Melo


RESUMEN: Esse artigo discute a relação entre história e literatura a partir da semiótica filiada à matriz de linha francesa. Como teoria da significação, a semiótica volta-se para a problemática do sentido na linguagem, mas também para o sentido que os sujeitos produzem em sua relação com o mundo. Suas formulações são aqui mobilizadas para se pensar as perspectivas da história e da literatura frente aos textos e ao contexto, compreendido como exterioridade. Abarcando essas reflexões, analisa-se o conto O cego Estrelinho, de Mia Couto.

PALAVRAS-CHAVE: Semiótica – História – Literatura – Mia Couto

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TELENOVELA COMO FORMA CULTURAL: GÊNEROS E ESTILOS LITERÁRIOS NA TELEFICIONALIDADE
Plábio Marcos Martins Desidério


RESUMO: A teledramaturgia ocupa um espaço importante na história da televisão brasileira. A produção de teleficção seja da telenovela, de seriados e de minisséries é resultado de transposições de linguagens como o teatro, o cinema e a literatura. A teledramaturgia e seu mais importante produto, a telenovela é construída, a partir de composição de alguns gêneros literários e suas formas, como o melodrama e também recebe influências de estilos como o realismo. O artigo procura compreender como a telenovela, como produto televisivo e também uma forma cultural possui diversas matrizes narrativas e uma possível estética baseada na verossimilhança. Para essa compreensão destacaremos e analisaremos algumas dessas matrizes e seus desdobramentos na construção da novela como teleficção.

PALAVRAS-CHAVE: Telenovela – Gêneros Literários – Ficção – Verossimilhança

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NA ROTA DA “TRANSA-AMAZÔNICA”
Idelma Santiago da Silva e Hiran de Moura Possas


RESUMO: Do número imensurável de textos sobre a vida, que o útero do tempo é capaz de gestar, aqueles produzidos artesanalmente, fora dos sistemas culturais oficiais, são sem dúvida os mais atraentes. São bordas recheadas de significados e, ao mesmo tempo, se esquivando de todos eles. Esse fazer libertino não poderia deixar de transitar também pelas Amazônias no plural para, de modo muito precário, tentar acompanhar a velocidade de suas transformações, inclusive a de alguns artistas das bordas, como Antonio Juraci Siqueira, um flâneur transitando pelos territórios barrocos com funcionamento semiótico, sem ponto de referência, sem verdade última, todo ele relação, tradução constante e dinâmica, inclusive ao Transar as Amazônias pela rodovia “boiúna”.

PALAVRAS-CHAVE: Transamazônica – bordas – Amazônias – fronteiras - Antonio Juraci Siqueira

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DOS ABISMOS: IMAGINAÇÃO E TRADIÇÃO NA TESSITURA DA NARRATIVA SOBRE 
OS RIOS ARAGUAIA E TOCANTINS EM IGNÁCIO BAPTISTA DE MOURA E J. A. LEITE MORAES

Olivia Macedo Miranda Cormineiro


RESUMO: O objetivo deste artigo é problematizar o impacto do contato de Ignácio Baptista de Moura e Joaquim A. Leite Moraes com os rios Tocantins e Araguaia durante suas passagens pela região nas duas últimas décadas do século XIX. Abordaremos a temática considerando-se o adensamento, nos respectivos relatos desses viajantes, da construção metafórica que, em certo sentido, não somente ficcionaliza os rios e a região, mas também lhes preenche de significados. De um lado, surge a expressão de emoções liberadas nas próprias viagens e que se traduzem na pontuação dos relatos plenos de excitamento e melancolia; e, de outro, uma poética que se move entre a plasticidade e o horror da natureza alegorizadas em espaços infernais, muitos deles apreendidos em clássicos literários.

PALAVRAS-CHAVE: Rios Araguaia e Tocantins – Narrativas – Presença – Tradição literária – Abismo

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A CRIAÇÃO E O ROUBO DAS PALAVRAS: ENUNCIADOS, AUTOR, LEITOR
Euclides Antunes de Medeiros


RESUMO: Este artigo tem a pretensão de problematizar, a partir da análise de um texto “relativamente desconhecido”, bem como seu autor no campo da literatura Brasileira, como a literatura é mobilizada nas relações sociais. Entender tal mobilização permite revelar a estrutura de sentimentos no interior da qual o texto foi gerado. Nesse sentido os elementos estéticos mobilizados revelam as relações entre o autor, sua consciência prática e a ficção.

PALAVRAS-CHAVE: História – Mobilização – Literatura – Épico-Trágico

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Resenhas

A NOVA EDIÇÃO DE “CINEMA E HISTÓRIA DO BRASIL”
Rodrigo Francisco Dias

 

 

L'AFFAIRE DES QUATORZE: REDES DE COMUNICAÇÃO MUITO ANTES DA ERA DA INTERNET
Iza Debohra Godoi Sepúlveda

 

 

A BASE DO CONCEITO DE ESCRAVIDÃO NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA: ERIC WILLIAMS E SUA OBRA SEMINAL CAPITALISMO E ESCRAVIDÃO
André Cabral Honor

 

 
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