ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE

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A HISTÓRIA CULTURAL FRANCESA –
CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO

José D’Assunção Barros

RESUMO: Este artigo busca esclarecer e discutir alguns aspectos relacionados à modalidade da História Cultural, enfatizando mais especificamente a perspectiva da História Cultural proposta por Roger Chartier. Discute, ainda, diversos dos conceitos envolvidos na perspectiva da História Cultural. O artigo remete a obra recentemente publicada pelo autor deste texto, cujo principal objetivo foi o de elaborar uma visão panorâmica das diversas modalidades da História nos dias de hoje.

PALAVRAS-CHAVE: História Cultural – Representação – Escrita da História

 

 

DA PRESENÇA DE XENÓFANES NO POEMA DE PARMÊNIDES: UM ENSAIO SOBRE
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

Alexandre Costa

RESUMO: Inseridos num momento histórico em que a literatura grega, em função do surgimento da filosofia, começará a conhecer a possibilidade de conceber o homem e o cosmo de modo não-mítico, Xenófanes e Parmênides inscrevem-se com os seus respectivos poemas não apenas na tradição que efetiva essa possibilidade, mas também num movimento filosófico que significou, também para a filosofia, a inauguração de uma forma francamente nova e original de pensar, a abstração, conformando assim, para o desenvolvimento histórico do intelecto ocidental, uma modalidade de pensamento até então impensada.

PALAVRAS-CHAVE: Origens do pensamento grego – Filosofia pré-socrática – Eleatismo – Xenófanes – Parmênides

 

 

A CÂMERA COMO BUNKER: O FILME A QUEDA E O
PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA ALEMÃ

Pedro Spinola Pereira Caldas

RESUMO: Este trabalho procura discutir o filme A Queda: Os Últimos dias de Hitler, de Oliver Hirschbiegel, levando em consideração três parâmetros: primeiramente, sua forma de representação; em segundo lugar, a comparação com o livro de Joachim Fest que lhe serviu de base para o roteiro e, por fim, as conseqüências e premissas teóricas centrais para as discussões a respeito da consciência histórica da Alemanha.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria da História – Adolf Hitler – Cinema alemão

 



HISTORIOGRAFIA DO CINEMA BRASILEIRO DIANTE DAS FRONTEIRAS ENTRE
O TRÁGICO E O CÔMICO: REDESCOBRINDO A “CHANCHADA”

Alcides Freire Ramos

RESUMO: Este artigo mostra o modo como a historiografia do cinema brasileiro, ao tratar das Chanchadas, baseando-se nas críticas de época, acaba reproduzindo uma tradição que estabelece fronteiras rígidas entre o trágico e cômico. Estas fronteiras relegam a comédia a um plano secundário. Este artigo discute, além disso, as possibilidades de crítica a esta historiografia por meio do diálogo com as idéias de M. Bakthin.

PALAVRAS-CHAVE: História e Historiografia – Cinema Brasileiro – Chanchada

 

 

ENTRE O ORGULHO E A POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO: O ENGAJAMENTO
EM MORTOS SEM SEPULTURA DE JEAN-PAUL SARTRE

Maria Abadia Cardoso

RESUMO: Este artigo estuda a relação entre a definição de “teatro de situações” e a escritura do texto dramático Mortos sem Sepultura (Jean-Paul Sartre). Além disso, discute a forma adquirida na determinação de Literatura Engajada no século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro de Situações – Literatura Engajada – Jean-Paul Sartre

 

 

INCERTEZA, PARADOXO E CRIATIVIDADE
NA REPÚBLICA DE WEIMAR

Rodrigo de Freitas Costa

RESUMO: Este artigo discute o nascimento da República de Weimar, ressaltando as suas contradições e suas possibilidades. Nesse processo, o pensamento de Rosa Luxemburg, aliado a uma participação efetiva nos acontecimentos revolucionários, oferece uma outra visão sobre a Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial.

PALAVRAS-CHAVE: Rosa Luxemburg – Liga Spartakus – República de Weimar




.. Resenhas

 

.. Dossiê Jorge Andrade 50 Anos D'A Moratória: Encruzilhadas da Literatura e da História

A MORATÓRIA E SEUS TEMPOS
Rosa Maria Godoy Silveira

RESUMO: Trata-se da abordagem da peça A Moratória (Jorge Andrade, 1955), enfocando como o autor trabalhou os referenciais de tempo e espaço bem como as formas de articulação que propõe entre presente e passado e entre universo urbano-universo rural. Esta peça teatral tem como trama a crise de empobrecimento e perda de condição social de uma família de proprietários de café, no interior do estado de São Paulo, Brasil, em decorrência dos efeitos, sobre a economia brasileira, da crise financeira da quebra da Bolsa da Nova York, em 1929. Nesse sentido, foi traçado um breve contexto histórico de natureza econômica e política que auxilia a compreensão do texto.

PALAVRAS-CHAVE: A Moratória – Jorge Andrade – Teatro brasileiro moderno – História brasileira


 

PONTEIROS PARADOS: O PASSADO-PRESENTE
D’A MORATÓRIA (1955-2005)

Diógenes André Vieira Maciel
e Marcel Vieira Barreto Silva

RESUMO: Este artigo tem por objetivo reavaliar criticamente, passados cinqüenta anos de sua estréia, a peça A moratória, do dramaturgo paulista Jorge Andrade. Primeiramente, tentaremos recuperar as impressões dos críticos Décio de Almeida Prado e Sábato Magaldi, à época da primeira encenação da peça, no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo. A essas impressões, articularemos uma reflexão sobre o drama moderno e seu desenvolvimento no Brasil. Em seguida, discutiremos a noção de ciclo, que perpassa toda a obra de Jorge Andrade, a partir da perspectiva de Anatol Rosenfeld e, principalmente, dos critérios desenvolvidos por Catarina Sant’Anna. Por fim, procuraremos analisar o texto dramático a partir de uma tentativa de análise dialética, como desenvolve Antonio Candido, buscando compreender como a dialética entre passado e presente funciona como princípio de generalização que formaliza a realidade historicamente datada dentro da estrutura do texto.

PALAVRAS-CHAVE: A moratória – Jorge Andrade – teatro brasileiro moderno – análise dialética

 


AS CONFRARIAS: A PRESENÇA DE JORGE ANDRADE NOS DEBATES
POLÍTICOS E ESTÉTICOS DA DÉCADA DE 1960

Sírley Cristina Oliveira

RESUMO: O propósito deste artigo é refletir sobre o texto teatral As Confrarias, do dramaturgo Jorge Andrade, produzido em 1969. O referido texto encontra-se inédito nos palcos, mas traz uma contribuição significativa ao debate político da década de 1960, colocando seu autor frente à produção da arte de resistência ao Regime Militar.

PALAVRAS-CHAVE: Jorge Andrade – Arte de Resistência – Regime Militar

 

 

JORGE ANDRADE E O DRAMA MODERNO NO BRASIL
Roberto Mesquita Ribeiro

RESUMO: O presente artigo defende o ponto de vista que situa A moratória, de Jorge Andrade, em lugar de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, como a peça inauguradora de uma tradição sistemática de teatro e drama modernos brasileiros. Para tanto, além de destacar alguns elementos do desenvolvimento de uma estrutura teatral moderna no Brasil, serão explicitados os pressupostos teóricos do drama moderno – compreendendo teatro moderno brasileiro como a junção de estrutura teatral e de drama nacional modernos. Propõe-se uma análise dos principais elementos formais e temáticos de A Moratória, posto que é a combinação desses que torna esta peça efetivamente moderna.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro moderno brasileiro – Drama moderno – A Moratória

 

 

MARCAS DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA DRAMATURGIA DE
JORGE ANDRADE: OLHARES SOBRE A PEÇA O SUMIDOURO

Rosangela Patriota

RESUMO: Este artigo inicialmente discute as obras completas de Jorge Andrade, com o propósito de mostrar como este dramaturgo re-elabora temas da História brasileira do ponto de vista estético e, em seguida, analisa de maneira detalhada a peça de teatro O Sumidouro.

PALAVRAS-CHAVE: História e Teatro – Jorge Andrade – O Sumidouro