ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE

. Entrevistas
. Artigos


Usos, Autoria e Processo de Confecção do
Mapa-Múndi de Hereford, Século XIII

Paulo Roberto Soares de Deus

RESUMO: O mapa de Hereford é o maior mapa-múndi que sobreviveu à Idade Média. Possui 1,59m de altura por aproximadamente 1,40m de largura. Apresenta uma descrição do mundo muito rica, com cerca de 1.100 legendas – em latim (internas ao mapa) e anglo-normando (externas ao mapa). Foi confeccionado na Inglaterra ao final do século XIII por Ricardo de Haldingham e possuía um uso polivalente (pedagógico, devocional, presente de luxo).

PALAVRAS-CHAVE: Mapa – Medieval – Polivalente

 

 

O Milagre Régio e o Ciclo Legendário em Prol ao Fortalecimento do Poder,
no Círculo de Carlos V (França, 1364-1380)

Maria Izabel B. Morais Oliveira

RESUMO: O artigo demonstra o grande empenho de Jean Golein, integrante do círculo de Carlos V, que na França, entre 1364 a 1380, recorre ao milagre régio e às legendas, ou seja, à esfera do sagrado, visando o fortalecimento do poder real.

PALAVRAS-CHAVE: Poder real – Milagre régio/legendas – Sagrado – França – Segunda metade do século XIV

 

 

Pelos Cantos da Cidade: Música Popular em São Paulo
na Passagem do Século XIX ao XX

Ailton Pereira Morila

RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar algumas canções que percorriam a cidade de São Paulo no final do século XIX e início do XX. Em um ambiente oralizado, a canção torna-se o principal veículo de transmissão cultural, principalmente nas camadas mais baixas da população. Assim, são cantadas as condições de vida, as saudades, as mercadorias, as notícias, enfim o cotidiano da cidade.

PALAVRAS-CHAVE: Canção popular – Cultura popular – Cidade de São Paulo

 

 

A Cidade que me Guarda: Um Estudo Histórico Sobre “Tristeresina”,
A Cidade Subjetiva de Torquato Neto

Edwar de Alencar Castelo Branco

RESUMO: Este trabalho reflete sobre a possibilidade histórica de uma cidade invisível, necessariamente subversiva em relação à cidade visível e erigida por palavras. Torquato Neto, o poeta tropicalista d’Os Últimos Dias de Paupéria, é o pré-texto em torno do qual o argumento é organizado. Em face do reconhecimento de que existe uma incongruência entre a cidade visível – expressa no discurso urbanista – e a cidade invisível, resultante em larga medida da forma como os caminhantes, delinquentemente, subvertem a ordem proposta pelos mapas e pelo discurso urbanista, o trabalho toma um nome de autor – Torquato Neto – e, a pretexto de dialogar com seus textos e experimentos com imagens, propõe restaurar Tristeresina, a sua cidade subjetiva.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura brasileira – História e Poesia – Torquato Neto

 



A Espiar o Mundo... Experiência Histórica na
Leitura Poética da “Geração 1970”

Beatriz de Moraes Vieira

RESUMO: Como parte de uma pesquisa acerca da experiência histórica dos anos 1970 no Brasil, tendo a poesia como fonte, este trabalho busca compreender alguns modos como este momento histórico foi percebido e vivido, contribuindo para compor uma leitura do quadro sócio-cultural sob a ditadura militar brasileira. Para tal, são analisados poemas de três poetas – Chico Alvim, Cacaso e Chacal – representativos dessa sensibilidade de época.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira – Experiência histórica – Ditadura/anos 1970

 

 

A Luta Contra a Ditadura Militar e o Papel
dos Intelectuais de Esquerda

Alcides Freire Ramos

RESUMO: Entre 1964 e 1970, diversos partidos políticos de esquerda lutaram contra a ditadura militar brasileira. Com efeito, estas organizações estavam diante de uma difícil tarefa: iniciar a “luta armada” e, ao mesmo tempo, modificar o papel social do intelectual revolucionário. Este artigo discutirá este assunto de modo a mostrar a situação dramática na qual muitos homens e mulheres estiveram envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: Ditadura militar brasileira – Luta armada – Intelectuais de esquerda

 

 

. Resenha
. Dossiê Cinema - História

Apresentação do Dossiê Cinema-História
Um Saldo Significativo

Sheila Schvarzman

A Propaganda Política do Golpe de 1964 Através
dos Documentários do Ipês

Marcos Corrêa

RESUMO: Neste artigo, abordamos o documentário “O que é o IPÊS” como um instrumento de propaganda política do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais – IPÊS, ao Golpe Militar de março de 1964. Representando principalmente os interesses dos setores industriais, o IPÊS utilizou desse e de outros documentários como forma de interferir no processo político que culminou na queda de João Goulart da presidência da república.

PALAVRAS-CHAVE: Propaganda política – IPÊS – Golpe Militar

 

 

A Reinvenção da Palavra Necessária, uma Apresentação
do Filme Shoah de Claude Lanzmann

Luana Chnaiderman de Almeida

RESUMO: Esse artigo pretende apontar, em linhas gerais, quais são os princípios que regem a obra cinematográfica Shoah, de Claude Lanzmann, atentando para o desafio que está sempre presente quando se pretende retratar um passado histórico: aproximar-se dele sem banalizá-lo ou falseá-lo, mas, ao mesmo tempo, mantendo sempre a consciência de que esse retrato é necessariamente diferente do passado em si. Lanzmann procura resolver essa questão centrando seu filme no testemunho, ou seja, na palavra que se reinventa e refaz o passado, (e que é necessária, para que esse passado não se perca) e na filmagem dos lugares onde se deu a catástrofe no presente, “não-lugares da memória”, vazios que se preenchem a partir das lacunas do discurso.

PALAVRAS-CHAVE: Shoah – Testemunho – Representação

 

 

Documentário Brasileiro Contemporâneo e a Micro-História
Karla Holanda

RESUMO: Este trabalho verifica a tendência de abordagem adotada pelo documentário brasileiro contemporâneo e relaciona-a aos debates ligados à micro-história. Serão identificadas as abordagens empregadas quanto à escala utilizada ao tratar o tema, seja uma escala macro, que caracteriza a abordagem geral, expressa pela representação de tipos sociológicos, compondo uma imagem global e homogênea da experiência social; seja uma escala micro, que caracteriza a abordagem particularizada, quando destacam-se alguns personagens. É essa abordagem particularizada que será relacionada à micro-história.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema – Documentário – Micro-história

 

 

Rebeldes nas Telas: Um Olhar Sobre Filmes de
Reconstituição Histórica dos Anos 90

Miriam de Souza Rossini

RESUMO: Este trabalho analisa discursos cinematográficos produzidos no Brasil durante os anos 1990, tendo por base a construção de personagens rebeldes nos filmes brasileiros — sejam eles guerrilheiros, bandoleiros, visionários — a fim de perceber o modo como o cinema se apropria, resgata e ressignifica fatos históricos a fim de construir o seu discurso em torno da identidade nacional. O interesse é ver como estes discursos se articulam com o debate em torno da identidade cultural que perpassa os produtos midiáticos, aqui tendo por base o cinema produzido nos anos 1990. Serão analisados três filmes: Lamarca, 1994, de Sérgio Rezende; O que é isso, companheiro?, 1996, de Bruno Barreto, e Tiradentes, 1999, de Oswaldo Caldeira.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade – Memória – Narrativa fílmica

 

 

Argila, ou Falta uma Estrela... És Tu!
Ana Pessoa

RESUMO: O artigo apresenta a participação de Carmen Santos como co-produtora e protagonista de Argila, dirigido por Humberto Mauro, e realizado de 1938 a 1940, situando a produção na trajetória pessoal e profissional de Carmen e comentando sua contribuição na construção da personagem feminina.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema brasileiro – Estudos de Gênero – Carmem Santos