Fênix

 

MenuMaker A MEDIAÇÃO TEATRAL COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-EDUCATIVA - Ney Wendell
 

A MEDIAÇÃO TEATRAL COMO EXPERIÊNCIA
ESTÉTICO-EDUCATIVA

Ney Wendell
Universidade Federal da Bahia – UFBA
neywendell@uol.com.br

RESUMO: Esta pesquisa está sendo desenvolvida no doutorado do Programa de Pós-graduação em Arte Cênicas da Universidade Federal da Bahia e é vinculada a área da recepção estética, observando e focando mais os estudos sobre a mediação teatral e suas possibilidades de formação de públicos autônomos e de ser uma metodologia de teatro-educação para as escolas, verificando isto a partir das experiências desenvolvidas pelo projeto e espetáculo Cuida Bem de Mim. Este espetáculo, ao longo dos 12 anos se transformou no Projeto Cuida Bem de Mim e realiza diversas ações artístico-pedagógicas nas escolas públicas (oficinas, seminários, cursos, apresentação da peça, debates, pesquisas de impacto etc.), efetivando o enfrentamento da violência através da metodologia teatral. A pesquisa traz um estudo sobre as metodologias de mediação teatral utilizadas pelo projeto, analisando mais a realização de suas atividades no período de 2002 a 2007 com 14 escolas públicas de Salvador, Recife e Rio de Janeiro, através dos diversos materiais de pesquisas disponibilizados pela organização não governamental Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, onde se desenvolveu o Cuida Bem de Mim até 2008.

PALAVRAS-CHAVE: Mediação Teatral – Metodologia – Espectador.

ABSTRACT: This research is being developed in the Ph.D. program at the Drama Department at Universidade Federal da Bahia, and is linked to the area of aesthetic reception observing and focusing more on the studies about theatrical mediation and its possibilities of forming autonomous audiences, also being a methodology of theater-education in schools, verifying this based on the experiments developed by the project and the performance “Cuida Bem de Mim” (Take Good Care of Me). This show, along 12 years, became the project “Cuida Bem de Mim” and performs various pedagogical activities in public schools (workshops, seminars, courses, presentation of the play, debates, surveys of impact, etc) picturing the confrontation of violence through the methodology of drama. The research offers a study about the methodologies of theatrical mediation used by the project, analyzing mainly the performance of its activities from 2002 to 2007 with 14 public schools at Salvador, Recife and Rio de Janeiro, through different research materials supplied by a non-governmental organization Lyceum of Arts and Crafts of Bahia, where “Cuida Bem de Mim” was developed until the year of 2008.

KEYWORDS: Theatrical Mediation – Methodology – Audience.


abrir  download

Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.