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LEITURAS ICONOGRÁFICAS E ICONOLÓGICAS: OS CRISTOS DO CARMO DE OURO PRETO

Lia Sipaúba Proença Brusadin
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
liaunesp@hotmail.com

Maria Regina Emery Quites
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
mariareginaemery@yahoo.com.br

RESUMO: No século XVIII, no Brasil colônia, as igrejas das Ordens Terceiras seguiam um programa iconográfico estabelecido pelas Ordens Primeiras no Reino. Essa arte barroca no interior dos templos era pedagógica e devocional. O presente estudo tem como objetivo analisar a iconografia e os elementos iconológicos das esculturas da Paixão de Cristo dos retábulos da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto (MG). Empregou-se o método iconográfico-iconológico a partir da leitura da interface entre retábulo e imagem de devoção. Portanto, por meio da interpretação da mensagem iconográfica foi possível compreender o imaginário do homem religioso daquele período.

PALAVRAS-CHAVE: Iconografia – Iconologia – Escultura – Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto


ICONOGRAPHIC AND ICONOLOGY READINGS: THE CHRISTS OF CARMEN OF OURO PRETO

ABSTRACT: In the 18th century, in Brazil colony, the churches of Third Orders followed an iconographic program established by the First Orders in the Kingdom. This baroque art in the interior of the temples was educational and devotional. The present study aims to analyze the iconography and the iconology elements of the sculptures of the Christs of Passion in the altarpieces of the Church of the Third Order of Ours Lady of Carmen of Ouro Preto (MG). Was employed iconographic-iconology method from the reading of the interface between altarpiece and image of devotion. Therefore, through the interpretation of iconographic message was possible to understand the man's religious imaginary of that period.

KEYWORDS:
Iconography – Iconology – Sculpture – Third Order of Carmen of Ouro Preto

 

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