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A DESTITUIÇÃO DO SENTIDO, DA LIBERDADE, DA RESPONSABILIDADE E DA AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO:
CRÍTICAS AO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Wanderley José Deina
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
wander.deina@gmail.com

RESUMO: O artigo faz uma análise geral do Programa Escola Sem Partido, a partir do pensamento de Hannah Arendt. Apresenta os pontos principais do pensamento da autora em torno da educação, estabelecendo uma relação crítica com o Escola Sem Partido, especialmente no que diz respeito à heteronomia proposta pelo programa aos professores e professoras, em contraposição à necessária autonomia que fundamenta a responsabilidade com o mundo e, deste modo, a autoridade na educação. Na perspectiva arendtiana, o programa ou movimento Escola Sem Partido, corrompe o próprio sentido da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Educação – Natalidade – Liberdade – Responsabilidade.

THE DESTITUTION OF SENSE, FREEDOM, RESPONSIBILITY AND AUTHORITY IN EDUCATION:
CRITICISM TO THE NON-PARTY SCHOOL PROGRAM FROM THE THOUGHT OF HANNAH ARENDT

ABSTRACT: The article makes a general review of the Non-Party School (Escola Sem Partido) from the thought of Hannah Arendt. It presents the main points of the author's thinking about education, establishing a critical relationship with the Non Party School, especially with regard to the heteronomy proposed by the program to teachers, as opposed to the necessary autonomy that underlies responsibility with the World, and thus authority in education. In the Arendt perspective, the program or movement NoParty School corrupts the very meaning of education.

KEYWORDS:
Education – Natality – Freedom – Responsibility

 

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Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.