Fênix

 

MenuMaker
 

PROFISSIONAL DE HISTÓRIA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE

Ricardo de Aguiar Pacheco
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
ricardo.pacheco@ufrpe.br

Herika Paes Rodrigues Viana
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
herikapaes@gmail.com

RESUMO: Este artigo aborda a identidade profissional do professor de história. Nosso objeto de estudo é pensado para o exercício profissional de um futuro corpo docente. A partir da revisão teórica de autores renomados na área e de pesquisas acerca da formação docente encontramos um espaço pertinente para esclarecermos como a identidade profissional é constituída de um campo maior que os espaços físicos da Universidade. Vemos uma relação profunda entre a formação do sujeito enquanto pessoa que sente, que pensa, que tem sentimentos e a formação do sujeito profissional que atenderá outros tantos sujeitos no exercício de sua futura profissão.

PALAVRAS-CHAVE: identidade – formação docente – sujeito profissional



HISTORY PROFESSIONAL: QUESTION OF IDENTITY

ABSTRACT: This article addresses the professional identity of the history teacher. Our object of study is thought for the professional exercise of a future faculty. From the theoretical review of renowned authors in the field and from research on teacher education, we find a relevant space to clarify how professional identity is made up of a larger field than the physical spaces of the University. We see a deep relation between the formation of the subject as a person who feels, who thinks, who has feelings and the formation of the professional subject who will attend to so many subjects in the exercise of their future profession.

KEYWORDS:
identity – teacher training – professional subject

 

abrir  download

 
Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.