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ARTE, POLÍTICA E SOCIEDADE: ENGAJAMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA OBRA DE VIK MUNIZ

Sandra de Cássia Araújo Pelegrini
Universidade Estadual de Maringá – UEM
sandrapelegrini@yahoo.com.br

Gustavo Batista Gregio
Universidade Estadual de Maringá – UEM
gustavogregio@hotmail.com

RESUMO: O artigo discute como os preceitos da Arte Contemporânea influenciaram o artista brasileiro Vik Muniz, pois os artífices dessa forma de expressão artística repensaram os padrões pictóricos e escultóricos tradicionais de representação visual, introduzindo novas técnicas e materiais, além de conferir uma dinâmica diferenciada à linguagem e às relações entre o artista e o público. Tal conjectura toma como referência de estudo as séries intituladas The Sugar Children (1996) e Pictures of Garbage (2007-2009), essa segunda, concebida no aterro sanitário do Jardim Gramacho (Rio de Janeiro), foi retratada no filme documentário Lixo Extraordinário (2010). Por meio dessas obras, o artista plástico dialoga com questões sociais e políticas, como a inclusão social, sustentabilidade e políticas públicas, adota diversas linguagens estéticas, rompe com os paradigmas tradicionais de representação estética, além de transformar sujeitos anônimos em personagens de releituras de obras universalmente conhecidas.

PALAVRAS-CHAVE: Vik Muniz - História - Arte Engajada - Arte Contemporânea


ART AND SOCIETY: ENGAGEMENT AND SOCIAL TRANSFORMATION IN VIK MUNIZ'S WORK

ABSTRACT: The article discusses how the precepts of Contemporary Art influenced the Brazilian artist Vik Muniz, as the craftsmen of this form of artistic expression rethought the pictorial patterns and traditional sculptural visual representation, introducing new techniques and materials, as well as imparting a differentiated dynamic to the language and relations between the artist and the public. Such conjecture takes as a study reference the series entitled The Sugar Children (1996) and Pictures of Garbage (2007-2009), the second, conceived in the landfill of Jardim Gramacho (Rio de Janeiro) and whose process was portrayed in the documentary film Waste Land (2010). Through these works, the plastic artist dialogues with political and social issues such as social inclusion, sustainability and public policies, adopts diverse aesthetic languages, breaks with the traditional paradigms of aesthetic representation, as well as transform anonymous subjects into characters re-reading works universally known .

KEYWORDS:
Vik Muniz - History - Engaged Art - Contemporary art

 

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Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.