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O PAPEL DO INTELECTUAL COMO MEDIADOR SIMBÓLICO – FERNANDO PAMPLONA E O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Rosane Cristina de Oliveira
Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
rosanecrj@unigranrio.edu.br

Daniele Ribeiro Fortuna
Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
daniele.fortuna@unigranrio.edu.br

Raphael Fernandes Gomes
Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
raphaelfg@unigranrio.edu.br

RESUMO: O objetivo deste artigo é refletir sobre o intelectual como mediador simbólico entre culturas populares e identidade nacional, a partir da relação entre os intelectuais e o carnaval. Neste sentido, discutimos a importância de Fernando Pamplona como um dos principais expoentes intelectuais nos espaços carnavalescos do Rio de Janeiro. O texto apresenta uma discussão inicial sobre os estudos culturais e o intelectual como mediador simbólico, seguido de um histórico sobre o carnaval e o carnaval carioca, um diálogo entre a Escola de Belas Artes e as Escolas de Samba, e um estudo sobre o primeiro trabalho de Pamploma como carnavalesco, em 1960, com o enredo “Quilombo dos Palmares”. Metodologicamente, este trabalho alicerça-se em estudo bibliográfico e fontes primárias a partir de informações de sites oficiais sobre o samba e escolas de Samba do Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE: Estudos Culturais - Cultura Popular – Carnaval - Escolas de Samba


THE ROLE OF THE INTELLECTUAL AS A SYMBOLIC MEDIATOR - FERNANDO PAMPLONA AND THE PARADE OF THE SAMBA SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO

ABSTRACT: The purpose of this article is to reflect on the intellectual as a symbolic mediator between popular cultures and national identity, based on the relationship between the intellectuals and the carnival. In this sense, we discuss the importance of Fernando Pamplona as one of the main intellectual exponents in the carnival spaces of Rio de Janeiro. The text presents an initial discussion about cultural studies and the intellectual as a symbolic mediator, followed by a history about Carnival and Carioca Carnival, a dialogue between the School of Fine Arts and the Samba Schools, and a study on the first work of Pamploma as carnival, in 1960, with the plot "Quilombo of the Palmares". Methodologically, this work is based on a bibliographic study and primary sources based on information from official sites about samba and Samba schools in Rio de Janeiro.

KEYWORDS:
Cultural Studies - Popular culture – Carnival - Samba schools

 

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Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.