Fênix
 
MenuMaker
 

CENA DE FAMÍLIA DE ADOLFO AUGUSTO PINTO: RETRATO DA CULTURA BRASILEIRA OITOCENTISTA

Juracy Assmann Saraiva
Universidade Feevale
juracy@feevale.br

Cátia Silene Kupssinskü
Universidade Feevale
catiask@terra.com.br

RESUMO: Este artigo analisa aspectos culturais do Brasil no século XIX, expressas na tela Cena de família de Adolfo Augusto Pinto, assinada por José Ferraz de Almeida Júnior, artista brasileiro que produziu obras consideradas marcos para a história das artes plásticas. O estudo, embasado em pesquisa bibliográfica, se ampara no pressuposto de que produções imagéticas, feitas pelo homem desde o período da pré-história até a contemporaneidade, se configuram como instrumentos de comunicação e de representação do mundo. Portanto, por meio da análise indutiva da obra pictórica mencionada e dos signos nela expressos, é possível destacar aspectos socioculturais do período na qual foi produzida.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura – Imagem – José Ferraz de Almeida Júnior


CENA DE FAMÍLIA DE ADOLFO AUGUSTO PINTO: PORTRAIT OF THE BRAZILIAN CULTURE DURING THE NINETEENTH CENTURY

ABSTRACT: This article analyzes the cultural aspects of Brazil in the 19th century, imprinted in the Cena de Familia de Adolfo Augusto Pinto oil painting by José Ferraz de Almeida Júnior - a Brazilian artist whose paintings are considered striking in the history of visual arts. The study - with bibliographical research - follows the assumption that imagistic productions, made by man from Pre-historic to contemporary periods, are configured as instruments of communication and representation of the world. Therefore, through the inductive analysis of the mentioned pictorial work and the signs expressed in it, it is possible to highlight sociocultural aspects of the period in which it was produced.

KEYWORDS:
Culture – Image – José Ferraz de Almeida Júnior

 

abrir  download

 
Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.