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A EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA COMO TEMA DE ELABORAÇÃO FÍLMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO “PRO DIA NASCER FELIZ” (2007)

Rodrigo de Freitas Costa
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
rfreitascosta13@gmail.com

RESUMO: Este artigo visa discutir o documentário “Pro dia nascer feliz”, dirigido por João Jardim e lançado em 2007, sob a perspectiva da constituição da educação brasileira contemporânea. Muito se discute sobre o papel da educação pública e de qualidade entre nós brasileiros, seja no campo acadêmico, ou das artes, como o cinema. Porém, quando se pretende levantar questões a respeito do tema muitas vezes se deixa de lado os aspectos históricos desse debate. Neste texto, aliamos História, Cinema e produção de conhecimentos com o objetivo de historicizar o debate sobre o papel da educação pública, universal e laica.

PALAVRAS-CHAVE: História – Cinema – Constituição Histórica da Educação Pública


CONTEMPORARY BRAZILIAN EDUCATION AS A SUBJECT OF A FILMIC DEVELOPMENT: CONSIDERATIONS ABOUT THE DOCUMENTARY "PRO DIA NASCER FELIZ" (2007)

ABSTRACT: This article aims to discuss the documentary “Pro dia nascer feliz” directed by João Jardim released in 2007, from the perspective of contemporary Brazilian education. Discussion about the role of public education and quality between Brazilians, whether in the academic field or in the arts, such as the cinema. However, when it comes to raising questions about the topic, the historical aspects of this debate are often overlooked. In this paper we put together History, Cinema and knowledge production with the aim of historicizing the debate on the role of public, universal and secular education.

KEYWORDS:
History – Cinema – Historical Constitution of Public Education

 

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Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.