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O BOM DIABO NA LITERATURA DE CORDEL

Renata Siuda-Ambroziak
Universidade de Varsóvia – UW/ Polônia
r.siuda@uw.edu.pl

RESUMO: No artigo a autora pretende demonstrar, aproveitando como exemplos fragmentos dos folhetos de literatura de cordel nordestina, que, apesar do Diabo/Demônio/Satanás ser na tradição judaico-cristã uma criatura racional, incorpórea, que tem por objetivo a maldade, ele aparece muitas vezes na literatura de cordel como um personagem amistoso, compreensível frente às falhas humanas, às vezes até tentando prevenir os homens de errar e acabar no inferno superpovoado. Os poetas populares da literatura de cordel sabem apresentar o Diabo de uma perspectiva contrária à fé cristã e à doutrina católica, quase como amigo dos homens, companheiro em dificuldades e desgraças deste mundo. Ao mesmo tempo, fazê-lo sem perder qualidades demoníacas de assombrar e assim, provocar conversões, cumprindo desta maneira nas narrativas populares em verso uma função importantíssima: a de socialização no quadro normativo cristão do sistema de crenças tradicionais inerentes à religiosidade popular do Nordeste. A sui generis “subcultura” regional forte do catolicismo brasileiro, vigente ainda hoje nas camadas populares.

PALAVRAS-CHAVE: Diabo - literatura de cordel - mal – bondade

THE GOOD DEVIL IN THE FOLK STRING LITERATURE

ABSTRACT: In the article the author, taking advantage of some excerpts taken out of the string literature of the Northeastern region leaflets, aims at demonstrating that, although the Devil/Demon/Satan is in the Jewish-Christian tradition as a rational, disembodied creature whose aim is evil, it often appears in string literature as a friendly figure, understanding the faces of human failings, sometimes even trying to prevent them from making mistakes and ending up in the overpopulated hell. It seems that popular poets know how to present Devil from a perspective contrary to Christian faith and the Catholic doctrine, almost as a friend of humans, a companion in difficulties and misfortunes of this world. At the same time, causing him without losing the demonic, terrifying qualities, necessary for leading human beings towards conversions, while, at the same time, fulfilling an important function: the one of socializing within the normative Christian framework of traditional creeds inherent to the popular religiosity in the Northeastern region. The sui generis, strong, regional “subculture” of Brazilian Catholicism, still alive today in the lower social strata..

KEYWORDS:
Devil - string literature - evil - goodness

 

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Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | ISSN: 1807-6971 | Todos os direitos reservados.