A SENSIBILIDADE FÍLMICA
UMA CARTOGRAFIA DA MEMÓRIA DO CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE (1960-1970)
Palavras-chave:
Cinema, Sensibilidade, Recepção fílmicaResumo
O Clube de Cinema de Porto Alegre (CCPOA) foi fundado em 1948 por Pablo Fontoura Gastal, utilizando a forma associativa como modelo para a condição coletiva de recepção do cinema. O CCPOA inseriu-se significativamente no conjunto de experiências das instituições, textos, atividades e agentes que tem configurado o cinema como acontecimento. Ele é apreendido no cruzamento entre a sofisticação e sensibilidade da recepção fílmica dos estudos de cinema e as histórias de vida de pessoas-fonte.
Downloads
Referências
AUTRAN, Arthur. Alex Viany: Crítico e Historiador. São Paulo, Perspectiva, 2003. Disponível em: <<http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/cinemacatolico.htm>>.
AVELLAR, José Carlos. A teoria da relatividade. In: NOVAES, Adauto. (Org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora Senac Rio, 2005.
BARROS, Jefferson. Um príncipe da Renascença que ama Carlitos e Orson Welles. In: BARROS, Jefferson. Cinema no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UE Editorial, 1995, p. 125-130.
CARDOSO, Irene. Para uma crítica do presente. São Paulo: Editora 34, 2001.
DIDONET, Humberto. Curso de Cinema. Porto Alegre, Paulinas, 1960.
DIDONET, Humberto. Promoção de Bons Filmes. Porto Alegre, Paulinas, 1959. Disponível em: <<http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/cinemacatolico.htm>>.
GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e Cinema: o Caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. Disponível em: <<http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/cinemacatolico.htm>>
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Fisionomia da Primeira Convenção. In: GOMES, Paulo Emílio Sales. Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Os Amantes Ultrajados (II). Rio de Janeiro: Paz e Terra. Disponível em: <<http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/cinemacatolico.htm>>.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
JEUDY, Henri Pierre. Ardis da Comunicação. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
KOUTZII, Jacob; LOUREIRO CHAVES, Flávio (Org.). A tela Branca: a crítica de Plínio Moraes. Porto Alegre: UE Editorial, 1997.
LUNARDELLI, Fatimarlei. Quando éramos jovens. História do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. da Universidade – UE da Secretaria Municipal de Cultura, 2000.
LUNARDELLI, Fatimarlei. A crítica de cinema em Porto Alegre na década de 1960. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
MERTEN, Luis Carlos. A aventura do cinema gaúcho. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.
MERTEN, Luis Carlos. Memória e identidade: a crítica de cinema na década de 1960 em Porto Alegre. 2002. Tese (Doutorado em Audiovisual). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.
ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo: São Paulo: Cosac Naif, 2004.
RUSCHEL, Nilo. Rua da Praia. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 1971.
SARLO, Beatriz. La máquina cultural. Maestras, traductores e vanguardistas. Argentina: Ariel, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.