Sobre a Revista

Fênix – Revista de História e Estudos Culturais é uma publicação eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

 

Os autores e os leitores não pagam nenhuma  taxa para submissão e leitura  de artigos ou sua avaliação. Essa revista se enquadra nas políticas de livre acesso (Open Access). 

 

Foco e Escopo

Fênix – Revista de História e Estudos Culturais é uma publicação semestral, que objetiva a divulgação da produção nos campos das Ciências Humanas e Sociais, das Linguagens e das Artes, bem como do encontro entre as distintas áreas, na forma de artigos, traduções, resenhas, ensaios, entrevistas. A revista é editada pelo Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia. A revista limita ao número de 40 (quarenta) artigos, distribuídos em seus dois números anuais. 

 

A Fênix publicará artigos escritos por:

Doutores e Doutorandos;
No máximo 3 autores por artigo;


A Fênix publicará resenhas escritas por:

Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores;

A Fênix não publicará resenha escrita por Graduados ou Graduandos, mesmo que essa resenha seja assinada também por um Doutor.

 

As contribuições são recebidas em fluxo contínuo, com exceção dos dossiês temáticos propostos por um(a) ou mais organizadores(as) e aprovados pelos editores. 

A revista também limita o número de publicações de pesquisadores(as) e professores(as) da própria instituição.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as contribuições passam pelo mesmo processo avaliativo e editorial após a submissão online. Os textos submetidos a esta revista são avaliados pelo sistema duplo-cega (Double-blind Peers Review)  grantindo o anonimato do(s) autor(es) e de parecerista(s).

Primeiramente, são analisados pela equipe editorial, que avalia a adequação às normas da revista e da proposta. Caso satisfaça as condições de publicação, o original é encaminhado a dois/duas pareceristas ad hoc para avaliação às cegas por pares. Na fase da avaliação cega por pares, os(as) pareceristas podem recomendar o aceite, a recusa ou modificações, sendo que estas deverão ser respondidas pelo(a) autor(a). Caso haja apontamentos para modificações, o(a) autor(a) será informado(a) e convidado(a) a adequar o manuscrito. As modificações serão avaliadas novamente pela equipe editorial e, se for necessário, pelos(as) pareceristas. Se houver recomendações conflitantes na primeira avaliação às cegas por pares, a equipe editorial enviará o manuscrito para um(a) terceiro(a) parecerista ad hoc.

Resenhas e entrevistas são avaliadas pela equipe editorial, havendo coordenação de um editor. Caso seja julgado necessário, essas contribuições podem ser encaminhadas a pareceristas ad hoc.

Destacamos que cada autor(a) só poderá ter um original em processo de avaliação. Caso haja a efetiva publicação de sua contribuição, será observado o prazo de um ano (dois números) para o início de uma nova avaliação.

 

Conflitos de interesses

Os conflitos de interesses pode ser de ordem acadêmica, pessoal, política, comercial, financeira ou, ainda, de outra natureza. Os conflitos de interesses são processos ou situações em que autores, revisores ou editores possuem interesses, visíveis ou não, que podem influir na produção dos dados, na redação ou na avaliação/revisão do manuscrito. O processo de revisão por pares, a atividade dos editores e a credibilidade das informações presentes nos manuscritos estão associados à gestão dos conflitos de interesses.
O(s) autor(es) do manuscrito deve(m) informar obrigatoriamente se existe ou não conflitos de interesses por meio de uma declaração. Esta deverá ser obrigatoriamente avisada a equipe editorial via caixa de diálogo disponível na submissão em Discussão da Pré-avaliação e/ou anexar um documento em Word for Windows transferido em documentos suplementares. Nos manuscritos em que houver conflitos de interesses essa informação deverá constar obrigatoriamente em uma nota de rodapé presente no início do texto.
O(s) revisor(es) devem obrigatoriamente informar a equipe editorial de Fênix: revista de História e Estudos Culturais sobre a presença de conflitos de interesses declarando-se não qualificados para proceder à avaliação do manuscrito.
O(s) consultor(es) ad hoc deve(m) obrigatoriamente dar ciência aos editores deste periódico de quaisquer conflitos de interesses que possam ter influência em sua opinião sobre o manuscrito, e, se for o caso, deve(m) declarar-se não qualificado(s) para dar-lhe parecer.
O(s) editor(es), por sua vez, deve(m) obrigatoriamente comunicar ao Conselho Editorial de Fênix: revista de História e Estudos Culturais caso haja conflitos de interesses relativamente ao manuscrito, para que o processo de avaliação seja acompanhado pelo corpo editorial.

 

Preservação e Arquivamento

Este periódico faz parte da Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, do qual adota o Programa LOCKSS (Stanford University). O status da revista no arquivamento pode ser confirmado em The Keepers.

Política de depósito em repositórios

Fênix permite e incentiva a autores e autoras autoarquivamento de seus artigos em suas versões publicadas (pós-print versão editorial), em repositórios insitucionais, temáticos e/ou páginas web pessoais.

 

Fonte de Financiamento

A Fênix é mantida pelo trabalho voluntário dos membros do NEHAC (Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura). Não dispondo de nenhuma fonte de fomento público ou privado. 

 

Periodicidade

Semestral: n. 1 (jan./jun.); n. 2 (jul./dez.)

 

Divulgação

Com intuito de contribuir para a circularidade do conhecimento científico, os trabalhos aqui publicados são divulgados em nosso perfil no Facebook. Os devidos cr´éditos de autoria são mencionados em todas as publicações. 

 

Política de Acesso Livre

A Fênix se define como  um periódico em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a outros usando uma licença aberta (Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0)). A formalização do Acesso Aberto nos níveis de coleção, periódico e documento é realizada por meio da especificação de uma atribuição de acesso do sistema Creative Commons (CC) que promove o reuso e distribuição dos artigos indexados em suas coleções. Isso permite acesso gratuito imediato ao trabalho e permite que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outro fim lícito. A Fênix não assume responsabilidade alguma sobre os conteúdos dos documentos.

Os artigos completos e todo o conteúdo da Fênix está disponível para acesso gratuito e aberto sem demora, sem nenhum tipo de embargo.
Não é necessário que os usuários se registrem para ler o conteúdo.
Não há nenhuma cobrança acerca do acesso os nosso periódico.

Sobre a nossa licença, conferir:

https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/