Reconhecendo as mudanças rápidas em nosso tempo da prática da pesquisa e escrita da história, e frente aos desafios que a coautoria coloca para a nossa área, onde a tradição da autoria individual marca a história da historiografia, Fênix – Revista de História e Estudos Culturais apresenta alguns critérios para a submissão de artigos em coautoria. Para tanto, consultamos recomendações de publishers e instituições como International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), Council of Science Editors, Committee on Publication Ethics (COPE), Elsevier, entre outros, que têm guiado periódicos internacionais de excelência.
A autoria é uma grande responsabilidade, e não pode ser atribuída de forma leviana. Várias áreas definem critérios, e a História deve buscar princípios, normas e práticas de acordo com suas especificidades.
O crédito indevido de autoria é antiético, desvaloriza a contribuição dos autores que realmente trabalharam no artigo, prejudica jovens investigadores, e reforça hierarquias acadêmicas estratificadas.
Dentro da tradição autoral da área, instituições como a ANPUH, Comitê de História da CAPES e o Fórum de Coordenadores das Pós-Graduações em História têm rejeitado a inclusão de coautoria por orientadores em trabalhos resultantes da pesquisa de mestrado e doutorado de seus alunos. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais apoia integralmente esse critério.
A coautoria é legitima quando todas as condições abaixo encontram-se preenchidas por todos os que assinam o artigo:
1. Concepção do problema/argumento, condução teórica e metodológica da análise.
2. Análise das fontes e sua interpretação.
3. Participação na escrita e na revisão do texto.
4. Compromisso com todas as práticas envolvidas na produção do artigo (questões éticas, originalidade, inexistência absoluta de plágio, uso devido de imagens e ilustrações, etc).
5. Revisão e aprovação do texto final a ser publicado.
Colaboradores que não preencham todos esses requisitos devem ser citados nos agradecimentos.
Todos os autores devem ser indicados de forma clara no momento da submissão. Durante o processo de julgamento, mudanças na coautoria devem ser avaliadas por nosso comitê e o artigo pode ser rejeitado, a qualquer momento.
A ordem dos nomes de autores será decidida pelos proponentes, sem interferência da revista.
Fênix – Revista de História e Estudos Culturais se reserva o direito de enviar um formulário a todos os autores pedindo detalhes sobre a participação de cada um no trabalho, logo após a submissão.