Territórios, deslocamentos, comunicação urbana
uma análise do documentário Oxente, Bixiga!
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1305Palavras-chave:
Bixiga, documentário, comunicação urbana, territórioResumo
Analisamos o documentário brasileiro Oxente, Bixiga! (Fernanda Vargas e Daniel Fagundes, 2021), que aborda a presença de nordestinos na região do Bixiga (São Paulo), conhecido hegemonicamente como “bairro de italianos” e traz visibilidade ao silenciamento/ocultamento de outros grupos do local (negros, nordestinos, indígenas). O objetivo é compreender, pela análise fílmica articulada ao contexto de produção/circulação, sentidos de comunicação urbana e construções de identidades de grupos subalternizados em territorialidades interculturais.
Downloads
Referências
ADERALDO, Guilhermo. Periferias “móveis”: seguindo experiências de realizadores (áudio)visuais nas margens da metrópole; p. 459-486. In: SOUZA, Candice Vidal; GUEDES, André Dumans (orgs). Antropologia das mobilidades. Brasília: ABA Publicações, 2021. DOI: https://doi.org/10.48006/978-65-87289-16-8-16
ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010.
BASTOS, Samia; FERNANDES, Ana Paula. A hospitalidade e os migrantes nordestinos no Bixiga (São Paulo/SP). Cadernos CERU. São Paulo, v. 31, n.2, p. 213-231, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/182171 Acesso em 11 nov.2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p213-231
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu. Campinas, n.26, 2006. p. 329-376. Disponível: Acesso em 07 nov.2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332006000100014
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança nas ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CAIAFA, Janice. Apresentação ao Dossiê Comunicação Urbana. EcoPós. Rio de Janeiro, v.20, n.3, p. 1-9. 2017. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/14470 Acesso em 10 nov.2022. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.14470
CARRERA, Fernanda. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, Brasília, v.24. p.1-22. 2021. Disponível: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2198 Acesso em 05 nov.2022. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.2198
FREIRE-MEDEIROS, Bianca; LAGES, Mauricio Piatti. A virada das mobilidades: fluxos, fixos e fricções. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 123, p. 121-142, 2020. Disponível: https://journals.openedition.org/rccs/11193 Acesso em 06 nov.2022. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.11193
GARCIA CANCLINI, Nestor. Introducción a la nueva edición - Las culturas híbridas en tiempos globalizados. p.11-33. In: Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. 2.ed. Barcelona: Paidós, 2001.
JIMÉNEZ, Alberto Corsín. On space as a capacity. The Journal of the Royal Anthropological Institute, UK, v. 9, n. 1, p. 137-153, 2013. Disponível em: https://digital.csic.es/bitstream/10261/85028/1/On%20space%20as%20a%20capacity.pdf Acesso em 13 fev.2023.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HAESBAERT, Rogério. Viver no limite: território e multi/transterriotorialidade em tempos de insegurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (org). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003
MATTOS, Carlos Alberto. Documentário contemporâneo (2000-2016). p. 474-512. In: RAMOS, Fernão; SCHVARZMAN, Sheila (orgs.). Nova história do cinema brasileiro. Vol.2. São Paulo: Edições Sesc, 2018.
MELO, Maria das Neves; FUSCO, Wilson. Migrantes Nordestinos na Região Metropolitana de São Paulo: características socioeconômicas e distribuição espacial. Confins [OnLine]. Lisboa, n.40. p.1-19, 2019. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/42903/1/Medeiros%20de%20Melo_Fusco_2019.pdf Acesso em 05 nov.2022.
MINH-HA, Trinh T. Other than myself/my other self. p. 8-25. In: ROBERTSTON, George et al. (orgs.). Travellers’tales – narratives of home and discplacement. Londres: Routledge,1994.
NAGIB, Lúcia. A utopia no cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
PEREIRA, Simone Luci; AVELAR, Milena Signor. Rede Social Bela Vista: ativismos urbanos, redes e dinâmicas comunicacionais no Bixiga. ANIMUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática. Santa Maria/RS, v. 19 n.40. p.230-252. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40935 Acesso em 03 fev.2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497740935
PEREIRA, Simone Luci; RETT, Lucimara; BEZERRA, Priscila. Músicas e sons que ecoam pelas ruas da cidade: o evento Paulista Aberta. E-Compós. Brasília, v.24. p.1-22. 2021. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2267 Acesso em 03 fev.2023. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.2267
PEREIRA, Simone Luci; PONTES, Everton Vitor; BEZERRA, Priscila; RODRIGUES, Juliana. Apropriações da cidade em práticas musicais juvenis em São Paulo: experiências de uma pesquisa coletiva. In: ALVARADO SALGADO, Sara Victoria y JARAMILLO, Oscar (Comp.). Violencias, contra-hegemonías y re(ex)istencias en clave de niñeces y juventudes latinoamericanas. Manizales, Colombia: CINDE; CLACSO, 2023 (no prelo).
PRYSTHON, Angela (org). Imagens da cidade: espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2006.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Editora Senac, 2008.
SANTOS, Milton; BECKER, Bertha (orgs). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.
SCHNECK, Sheila. Bexiga: cotidiano e trabalho (1906-1931). Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 26, p. 1-50, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/140247 Acesso em 09 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e24
SOUZA, Candice Vidal; GUEDES, André Dumans (orgs). Antropologia das mobilidades. Brasília: ABA Publicações, 2021.
URRY, John. Mobilities. Cambridge: Polity Press, 2007.
VARGAS, Fernanda. Bixiga-Mombaça: entre lugares, percursos e memórias. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) – Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, 2019.
FILMOGRAFIA:
Dentro da Minha Pela: Documentário | 86 minutos | 2020 | Colorido | Direção: Toni Venturi e Val Gomes | Distribuição: Globoplay.
Oxente, Bixiga!: Documentário | 78 minutos | Colorido | 2021 | SP – Brasil | Direção: Daniel Fagundes & Fernanda Vargas | Produtora: Caramuja - Pesquisa, Memória e Audiovisual
Um Homem com uma Câmera: Documentário| 68 minutos | 1929 | Preto & Branco | Direção: Dziga Vertov, Rússia.
Videolência: Documentário | 59 minutos | 2009 | SP – Brasil | Núcleo de Comunicação Alternativa – NCA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.