Territórios, deslocamentos, comunicação urbana

uma análise do documentário Oxente, Bixiga!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1305

Palavras-chave:

Bixiga, documentário, comunicação urbana, território

Resumo

Analisamos o documentário brasileiro Oxente, Bixiga! (Fernanda Vargas e Daniel Fagundes, 2021), que aborda a presença de nordestinos na região do Bixiga (São Paulo), conhecido hegemonicamente como “bairro de italianos” e traz visibilidade ao silenciamento/ocultamento de outros grupos do local (negros, nordestinos, indígenas).  O objetivo é compreender, pela análise fílmica articulada ao contexto de produção/circulação, sentidos de comunicação urbana e construções de identidades de grupos subalternizados em territorialidades interculturais.

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Biografia do Autor

Simone Luci Pereira, Universidade Paulista - UNIP

Pesquisadora do CNPq - Bolsista de Produtividade em Pesquisa. Mestre em História (1998) e Doutora em Ciências Sociais - Antropologia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou três Pós-Doutorados: dois no Brasil, a)no PPG Música da UNIRIO (bolsista PosDoc Sênior FAPERJ - 2012-2013), junto ao GP Música Urbana no Brasil, e outro b) no PPG Comunicação da UFRJ, junto ao NEPCOM (2016-2017); e ainda um Posdoc internacional, no Progranma de Investigación Posdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Red CLACSO de Posgrados e Red INJU) (bolsista CLACSO - 2014-2016). Participa da rede internacional de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y Infancias en América Latina desde 2015. Professora Titular do PPG Comunicação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Paulista - UNIP, onde coordena o GP (CNPq) URBESOM (Culturas Urbanas, Música e Comunicação). Pesquisadora do GP (CNPq) Jovens Urbanos (PUC-SP). Editora associada do IASPM Journal (International Association for the Study of Popular Music) (2021-2025). Coordenadora do GT Comunicação, Estudos de Som e Música da COMPÓS (2023-2024). Foi Vice-coordenadora do mesmo GP no biênio 2021-2022. Coordenou o Grupo de Pesquisa "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM (2017-2020). É membro desde 2004 e foi integrante da Diretoria da IASPM-LA (Asociasión internacional para el estudio de la musica popular ? Rama Latinoamericana) (2018-2022). Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre práticas musicais-midiáticas, culturas urbanas, cidades e juventudes; migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas às práticas musicais-midiáticas; memória, escuta e música midiática. Tem participado de eventos científicos no Brasil e no exterior e publicado vários trabalhos em anais de eventos, periódicos e livros. Atua como parecerista em periódicos nacionais e internacionais e agências de fomento.

Gustavo Souza da Silva, Universidade Paulista – UNIP

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista. Coordenou o GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da Compós (2020-2021). Coordenou o GP Cinema da Intercom (2015-2016). Tem experiência nas áreas de teoria e história do cinema, documentário, teorias e métodos de pesquisa em comunicação. 

Fábio Ranzani de Paiva, Universidade Paulista – UNIP

Mestrando em Comunicação no PPGCOM UNIP - Bolsista CAPES PROSUP.  É membro do GP Urbesom (Culturas Urbanas, Musica e Comunicação). Formado em Ciências Sociais pela PUC-SP com pós-graduação em Psicologia Política pela USP. Atualmente é professor de vídeo do Istituto Europeo de Design IED-SP e profissional autônomo de produção audiovisual. Já atuou em projetos para as instituições como: AUPA - Jornalismo de Impacto Social, Instituto Sabin, Instituto Polis, CASA7 Memórias e Aprendizagens, Instituto Data Popular, SBT, AMBEV e C&A. Em 2020 ganhou o Prêmio Jornalista de Impacto na categoria Audiovisual com a Série Eu Errei.

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FILMOGRAFIA:

Dentro da Minha Pela: Documentário | 86 minutos | 2020 | Colorido | Direção: Toni Venturi e Val Gomes | Distribuição: Globoplay.

Oxente, Bixiga!: Documentário | 78 minutos | Colorido | 2021 | SP – Brasil | Direção: Daniel Fagundes & Fernanda Vargas | Produtora: Caramuja - Pesquisa, Memória e Audiovisual

Um Homem com uma Câmera: Documentário| 68 minutos | 1929 | Preto & Branco | Direção: Dziga Vertov, Rússia.

Videolência: Documentário | 59 minutos | 2009 | SP – Brasil | Núcleo de Comunicação Alternativa – NCA.

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Publicado

2025-03-09

Como Citar

PEREIRA, S. L., SILVA, G. S. da, & PAIVA, F. R. de. (2025). Territórios, deslocamentos, comunicação urbana: uma análise do documentário Oxente, Bixiga!. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(XXI), 189–218. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1305