“Escrevivendo” o corpo na poesia

uma leitura sobre questões de gênero e sexualidades na poesia de Jomard Muniz de Britto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1315

Palavras-chave:

História, Poesia, Gênero, Sexualidades

Resumo

O presente estudo pensa sobre os campos da estética, performance e invenção dos corpos, figurados em torno de três poemas retirados do livro: Terceira Aquarela do Brasil, de 1982, escrito por Jomard Muniz de Britto. De modo mais específico, analisamos os poemas: Vamos trocar?, POEMA DE SETE FACES ou Pernalonga em sete fôlegos e O homem atrás do bigode, enquanto fios condutores para a relação entre a produção poética e as questões acerca de Gênero e Sexualidades, em torno da figura do “sujeito nordestino”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Tallys Silva Luz, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em História, na área de "Cultura, Memória e Visualidades", da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização em História do Brasil pela Faculdade Latino Americana de Educação (2011), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2013), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). É Professor Adjunto I do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da mesma instituição. É co-líder do GT "História, Cultura e Subjetividade" (DGP/CNPq), membro do GT Nacional de História Cultural (ANPUH) e da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como membro do conselho editorial da Revista Espacialidades (UFRN). Integra o Núcleo de Estudo em História Social das Cidades (NEHSC) da PUC-SP. É também roteirista de produtos audiovisuais, participando, atualmente, da construção de roteiros para filmes curtas-metragens, webséries e projetos de dramaturgia para as redes sociais. Tem como principais interesses a História do Brasil Contemporâneo e a Teoria e Filosofia da História, bem como os estudos que articulam História, Cultura e Subjetividade em dimensões como arte, música, cinema, literatura, juventudes, identidades de gênero, espacialidades, práticas discursivas, produção de subjetividades e filosofia da diferença.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru: EDUSC, 2007.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A feira dos Mitos: a fabricação do folclore da cultura popular (Nordeste 1920-1950), São Paulo: Intermeios, 2013a.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Nordestino: invenção do falo. Uma história do gênero masculino. São Paulo: Intermeios, 2013b.

ATOR SOROPOSITIVO MORRE POR FALTA DE ASSISTÊNCIA NO RECIFE. Diário do Grande ABC. Santo André, 11 de jun. de 2000. Disponível em: <https://www.dgabc.com.br/Noticia/320674/ator-soropositivo-morre-por-falta-de-assistencia-no-recife>. Acesso em: 04 mar. 2023.

BARBEIRO caruaruense não bebe água desde 1952. Diário de Pernambuco, Recife, 14 de abril de 1972, seção: Municípios, primeiro caderno, p. 10. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/>. Acesso em: 19 de maio de 2022.

BRITTO, Jomard Muniz de. Terceira aquarela do Brasil: textos de humor e horror com acessos líricos sob o trópico de pernambucâncer. Recife: Ed. do Autor, 1982.

BRITTO, Jomard Muniz de. Bordel brasilírico bordel: antropologia ficcional de nós mesmos. Recife: Comunicarte, 1992.

BRITTO, Jomard Muniz de. Atentados poéticos. Recife: Bagaço, 2002.

BUTLER, Judith P. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CASTRO, Ernesto Manuel de Melo. A revolução da linguagem e a linguagem da revolução. Revista Vozes, Rio de Janeiro, ano 68, n. 06, ago. 1974.

CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução: Luiz B. L. Orlandi. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

FREYRE, Gilberto. Tempo de aprendiz: artigos publicados em jornais na adolescência e na primeira mocidade do autor (1918-1926). Org. José Antônio Gonçalves de Mello. São Paulo: 2016.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA NOVO EDITAL DO PRÊMIO PERNALONGA DE TEATRO. Cultura.PE: o portal da cultura pernambucana. Recife, 03 de nov. de 2022. Disponível em: < http://www.cultura.pe.gov.br/canal/artescenicas/governo-do-estado-divulga-novo-edital-do-premio-pernalonga-de-teatro/>. Acesso em: 04 mar. 2023.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

RAGO, Margareth. Os prazeres da noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930). 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008, p. 41-45.

Downloads

Publicado

2025-03-09

Como Citar

LUZ, I., & BRITO, F. L. C. B. (2025). “Escrevivendo” o corpo na poesia: uma leitura sobre questões de gênero e sexualidades na poesia de Jomard Muniz de Britto. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(XXI), 219–244. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1315