Aproximações entre Lélia Gonzalez e Silvia Federici

capitalismo, racismo, sexismo e patriarcado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1491

Palavras-chave:

Feminismos, Interseccionalidade, Relações Sociais de Gênero, Epistemologias

Resumo

Este artigo aponta convergências entre os pensamentos de Lélia Gonzalez e Silvia Federici em relação aos temas: capitalismo, sexismo, racismo e patriarcado em interseção. Os escritos e a militância de ambas intelectuais evidenciam vários encontros teóricos marxistas e feministas nas configurações epistêmicas por elas produzidas. Essas mulheres, em suas articulações comunitárias solidárias, buscaram e buscam encontrar outras formas de (re)produzir modos de (re)existências contra hegemônicos.

 

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Biografia do Autor

Tânia Regina Zimmermann, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com créditos concluídos pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e dois estágios de pós-doutorado (Universidade Federal do Paraná e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na graduação e no Mestrado em Educação. É integrante do grupo de pesquisa: Teoria, metodologia e interpretações na História e Historiografia no Brasil, do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC), da Red Cielo Laboral e do Centro Latino-americano de Estudos em Cultura. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Educação Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogias da crueldade, história das mulheres, relações de gênero, ensino de história, intersubjetividades, literatura e ecofeminismos.

Márcia Maria de Medeiros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo, Química Industrial e Enfermagem. Professora permanente do programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UEMS. Tem experiência na área de História, sendo sua área de estudo a História Cultural, estabelecendo relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento como a História e a Saúde. Coordenadora do Laboratório de Estudos Tanatopedagógicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (LETAN/UEMS). Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Maria Eduarda Ferro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Professora adjunta do quadro efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).Licenciada em Pedagogia (UFSCar) e História (UFGD), é Mestra (UFSCar) e Doutora (USP) em Educação. Aperfeiçoou-se em Organização de Arquivos no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Realizou estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris). No curso de Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Dourados, é responsável pelas disciplinas História da Educação e Filosofia da Educação, além de ofertar disciplinas eletivas como História Oral, no ano letivo de 2023. No mesmo curso foi responsável pelo Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no período de 2013-2021. Na pós graduação lato sensu, fez parte do corpo docente da Especialização em Educação Infantil (UEMS), onde ministrou a disciplina Pesquisa em Educação Infantil e orientou trabalhos de conclusão de curso. Foi chefe do Núcleo de Pesquisa em Educação (PROPP-NUPED) (2006-2008), chefe da Divisão de Educação Profissional de Tecnológica (PROE-DEPT) (2008-2010) e coordenadora do Curso de Pedagogia (2014-2016). Coordenou o projeto PRODOCÊNCIA (2008-2013), responsável pela criação e implantação do Laboratório das Licenciaturas (LALIC) na unidade universitária de Dourados e o subprojeto PIBID/ Pedagogia (2015-2016). É pesquisadora na área da História da Educação, vinculada ao GP "A criança e as Instituições Sociais", na UEMS, ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE), na Universidade de São Paulo (USP), e ao Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain (CRBC), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris).

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Publicado

2025-03-09

Como Citar

ZIMMERMANN, T. R., MEDEIROS, M. M. de, & FERRO, M. E. (2025). Aproximações entre Lélia Gonzalez e Silvia Federici: capitalismo, racismo, sexismo e patriarcado. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(XXI), 412–426. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1491