A linguagem fascista; ou, dois livros em um
Piovezani e Gentile separados pela contradição
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v22i2.1514Palavras-chave:
História, História Contemporânea, Fascismo, História do tempo presenteResumo
Publicado no ano de 2020, o livro dos autores Carlos Félix Piovezani Junior e Emílio Gentile pode ser categorizado como um livro de visões contraditórias sobre o Fascismo. Intitulado “A linguagem fascista”, a proposta do Doutor Carlos Piovezani com o livro é apresentar um paralelo entre o que seria a linguagem fascista do passado e do presente.
Downloads
Referências
GENTILE, Emilio. Quem é facista?. Lisboa: Planeta, 2019.
PIOVEZANI, Carlos; GENTILE, Emilio. A linguagem fascista. São Paulo: Hedra, 245p, 2020.
OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. A linguagem fascista de Mussolini a Bolsonaro em livro de Professor da UFSCar. 2021. Disponpivel em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/entrevista/a-linguagem-fascista-de-mussolini-a-bolsonaro-em-livro-de-professor-da-ufscar/ Acesso em julho de 2023.
KOSSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas; Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto - Editora PUC Rio. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.












