Homenagem a Oduvaldo Vianna Filho no cinquentenário de sua morte

Jogando luz sobre o seu legado para o cinema brasileiro

Autores

  • Alcides Freire Ramos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1618

Palavras-chave:

Teatro Brasileiro, Oduvaldo Vianna Filho, Cinema Novo

Resumo

Este artigo explora a relação pouco conhecida de Oduvaldo Vianna Filho com o cinema brasileiro, focando especialmente em suas divergências com o Cinema Novo. Vianinha buscava um cinema popular e engajado politicamente. Os cinemanovistas, por sua vez, priorizavam uma linguagem cinematográfica complexa e experimental, aliada à reflexão intelectual. As críticas de Vianinha a filmes como “O Desafio” (1965) e “Terra em Transe” (1967) revelam divergências sobre o papel dos intelectuais na sociedade brasileira no período pós-1964. O artigo conclui que esse debate é fundamental para compreender as transformações estético-políticas dos anos 1960 e a importância da arte como agente de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Freire Ramos , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da UFMS (Campus de Aquidauana) como Professor Voluntário. Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Produtividade do CNPq - Nível 1D.

Referências

CINEMATECA ACERVO BASE DE DADOS

https://cinemateca.org.br/acervo/base-de-dados

Acesso em: 20 de setembro de 2024.

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em Tempo de Cinema. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1978.

GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? 23’ed., Rio de Janeiro: Codecri, 1981.

GALVÃO, Maria Rita; BERNARDET, Jean-Claude. Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

GALVÃO, Maria Rita. Cinema Brasileiro: 1930-1964. In: FAUSTO, Boris. (Org.). O Brasil Republicano. São Paulo: Difel, 1984, p. 497-498. (HGCB, Tomo III, volume 4).

HABERMAS, Jürgen. A Mudança Estrutural da Esfera Pública. São Paulo: Editora da Unesp, 2014.

MARCOT, François (Dir.); LEROUX, Bruno; LEVISSE-TOUZÉ, Christine. História da Resistência Francesa. Paris: Robert Laffont, 2006. 1248 p. (Coleção Bouquins).

MORAES, Denis. de. Vianinha: Cúmplice da Paixão. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991.

ODUVALDO Vianna Filho. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa26597/oduvaldo-vianna-filho. Acesso em: 20 de setembro de 2024.

PATRIOTA, R. Vianinha: um dramaturgo no coração de seu tempo. São Paulo, Hucitec, 1999.

PATRIOTA, Rosangela. Estratégias interdisciplinares no diálogo entre História e Teatro: a perplexidade e a derrota frente ao golpe de 1964 nas peças Moço em Estado de Sítio e Mão na Luva de Oduvaldo Vianna Vilho. In: SILVA, Fernando Santos da (Org.). Interdisciplinaridade na formação acadêmica - articualações e intervenções em Ciências Humanas. São Paulo: Paruna, 2024, p. 164-196.

RAMOS, Alcides Freire. Intelectuais de esquerda e a luta contra a ditadura militar brasileira (1964-1970). Estudos de História, Franca - SP, v. 8, n.1, p. 20-45, 2001.

RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos Fracos: Cinema e História do Brasil. Bauru/SP: EDUSC, 2002.

RAMOS, Alcides Freire. Apontamentos em torno do cinema brasileiro da década de 1990 (www.nuevomundo.revues.org). Nuevo Mundo-Mundos Nuevos (Paris), v. 7, p. 1-16, 2007. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.3378

RAMOS, Alcides Freire; PATRIOTA, Rosangela. Terra em Transe e O Rei da Vela: estética da recepção e historicidade. Confluenze (Bologna), v. 4, p. 124-141, 2012.

RAMOS, Alcides Freire. Paulo César Saraceni e o Cinema Neorrealista Italiano. Fênix: revista de história e estudos culturais, v. 11, p. 1-10, 2014.

RAMOS, Alcides Freire. Muito além do ressentimento e da inação - pensando as sensibilidades dos anos 1960, no Brasil, a partir do filme O desafio (1964, Paulo César Sarraceni). In: PATRIOTA, Rosangela; ZAHER, Mônica Abed. (Org.). Sensibilidades históricas - entre narrativas, gestos e imagens. 1ed.São Paulo: Edições Verona, 2019, v. 1, p. 30-45.

SARACENI, Paulo César. Por dentro do Cinema Novo: minha viagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

STAAL, A. H. C. (org). Primeiro Ato: cadernos, depoimentos e entrevistas (1958-1974) de José Celso Martinez Corrêa. São Paulo: Editora 34, 1998.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VIANNA, Deocélia. Companheiros de Viagem. São Paulo: Brasiliense, 1984.

STEVEN, Levitsky; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

Downloads

Publicado

2025-03-09

Como Citar

RAMOS, A. (2025). Homenagem a Oduvaldo Vianna Filho no cinquentenário de sua morte: Jogando luz sobre o seu legado para o cinema brasileiro. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(XXI). https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1618