IDENTIDADE CULTURAL EM TIRADENTES (MG)
TRADIÇÃO INVENTADA E LUGARES DE MEMÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.35355/0000052Palavras-chave:
Tiradentes, Identidade, Tradição Inventada, Lugar de Memória, Mostra de CinemaResumo
As cidades históricas convivem com o conflito entre a tentativa de preservação de seu patrimônio e a necessidade de inserção nas dinâmicas contemporâneas, contrapondo o enraizamento na tradição à “liquidez” que permeia a realidade atual. Este contexto exige a criação de novas identidades, que possam se estruturar dentro da dialética entre o passado e o presente. O objetivo deste artigo é interpretar as transformações pelas quais a cidade de Tiradentes (MG) tem passado, a partir das perspectivas desveladas pelos conceitos de “tradições inventadas” proposto por Hobsbawm e de “lugares de memória”, desenvolvido por Pierre Nora. Destaca-se, neste caso, o papel dos festivais e eventos– em especial a Mostra de Cinema – na construção de uma nova identidade, que articula história e contemporaneidade.
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