CINEMA

TRAJETÓRIA NO SUBDESENVOLVIMENTO, DE PAULO EMÍLIO SALLES GOMES: PROFÍCUA INTERLOCUÇÃO IDEOLÓGICA COM ISEB E PCB

Autores

  • Julierme Sebastião Morais Souza Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro, Paulo Emílio Salles Gomes, ISEB, PCB

Resumo

No presente artigo buscamos demonstrar que os ensaios Panorama do cinema brasileiro: 1896/1966, Pequeno Cinema Antigo e Cinema: trajetória no subdesenvolvimento, publicados na obra clássica Cinema: trajetória no subdesenvolvimento, de Paulo Emílio Salles Gomes, conseguiram conquistar uma eficácia política no interior dos debates travados na sociedade brasileira das décadas de 1960 e 1970 porque em um de seus vieses receptivos eles dialogaram ideologicamente com as mais significativas perspectivas que nortearam a intelligentsia esquerdista nacional no período supracitado. A saber: aquelas do ISEB e do PCB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julierme Sebastião Morais Souza, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da mesma Universidade e integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC).

Referências

ALMEIDA, Candido Mendes de. ISEB: fundação e ruptura. In: TOLEDO, Caio Navarro de. (Org.). Intelectuais e política no Brasil: a experiência do ISEB. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

BERNADET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995.

BERNARDET, Jean-Claude; CANDIDO, Antonio; GALVÃO, Maria Rita Eliezer; SEGALL, Maurício; XAVIER, Ismail. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Filme Cultura, ano XIII, p. 2-4, jul./ago./set, 1980.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O conceito de desenvolvimento do ISEB rediscutido. In: TOLEDO, Caio Navarro de. (Org.). Intelectuais e política no Brasil: a experiência do ISEB. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

CARONE, Edgar. O PCB – 1943 a 1964. São Paulo: Difel, 1982.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Panorama do cinema brasileiro: 1896/1966. In: GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. In: GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.

JAGUARIBE, Hélio. O ISEB e o desenvolvimento nacional. In: TOLEDO, Caio Navarro de. (Org.). Intelectuais e política no Brasil: a experiência do ISEB. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

JUNIOR, Caio Prado. A revolução brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1966.

MANTEGA, Guido. A economia política brasileira. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade social. 2 ed. São Paulo, Brasiliense, 1986.

PÉCAUT, Daniel. Os intelectuais e política no Brasil: entre o povo e nação. São Paulo: Ática, 1990.

TOLEDO. Caio Navarro de. ISEB: Fábrica de ideologias. 2 ed. São Paulo: Ática, 1982

Downloads

Publicado

2009-12-10

Como Citar

Morais Souza, J. S. . (2009). CINEMA: TRAJETÓRIA NO SUBDESENVOLVIMENTO, DE PAULO EMÍLIO SALLES GOMES: PROFÍCUA INTERLOCUÇÃO IDEOLÓGICA COM ISEB E PCB . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 6(4), 1–13. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/223