PROBLEMÁTICAS DA REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL DO ARTISTA DE TEATRO

Autores

  • Carminda Mendes André Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp

Palavras-chave:

Teatro, Normatividade, Regulamentação

Resumo

A reiterada idéia de atraso da produção teatral brasileira, levou a autora a investigar o campo discursivo em que está locada. Ao aproximar o pensamento crítico de Machado de Assis ao processo de profissionalização do artista de teatro das primeiras décadas do século XX, a autora aproxima política e economia. Mostra nesse ensaio que a regulamentação da profissão do artista de teatro se baseia na organização fabril. A conseqüência imediata é a transformação das companhias teatrais em pessoa jurídica. Generalisam-se os contratos de trabalho e transforma-se o artista em operário da cena e, como tal, sujeitado às regras da produtividade.

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Biografia do Autor

Carminda Mendes André, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). É docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp.

Referências

ASSIS, Machado de. Crítica teatral. São Paulo: Jackson, 1942.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

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MICHALSKI, Yan & TROTTA, Rosyane. Teatro e Estado. As companhias oficiais de teatro no Brasil: História e polêmica. São Paulo: Hucitec, 1992.

SILVEIRA, Miroel. A contribuição italiana ao teatro brasileiro. 1895-1964. São Paulo: Quíron, 1976.

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Publicado

2011-04-28

Como Citar

Mendes André, C. (2011). PROBLEMÁTICAS DA REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL DO ARTISTA DE TEATRO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(1), 1–15. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/294