HISTÓRIA INTERDISCIPLINAR E A ANÁLISE DE CRÔNICAS PORTUGUESAS DO SÉCULO XV
Palavras-chave:
História, Interdisciplinaridade, Idade Média, Gomes Eanes de ZuraraResumo
Nesse artigo, exploramos a idéia de interdisciplinaridade que permeia a disciplina História há longos anos. É através da proposta de uma análise interdisciplinar de crônicas medievais portuguesas que procuramos entender um pouco melhor o fazer histórico sobre a medievalidade nos dias atuais. Assim, ao discorrermos sobre a História Cultural em sintonia com a Análise do Discurso, esperamos chamar atenção para a multiplicidade de interpretações e leituras das fontes medievais. Para esse trabalho, destacamos e analisamos alguns trechos de duas crônicas do fim do Medievo português. Essas obras são: Crônica da Tomada de Ceuta (1449-50) e Crônica de Guiné (1452-53), ambas da pena de Gomes Eanes de Zurara (1410-74). Nos excertos escolhidos, buscamos demonstrar como se deu a construção de um ideal de nobreza e cavalaria na obra desse cronista luso.
Downloads
Referências
BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: Edusp, 1996.
BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CHARTIER, Roger. Introdução – Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In:A História Cultural – Entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL/ Editora Bertrand Brasil, 1990.
DUBY, Georges. História social e ideologias das sociedades. In: LE GOFF, J., NORA, P. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
DUBY, Georges. Problemas e Métodos em História Cultural. In: Idade Média, Idade dos Homens – do amor e outros ensaios. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
ECO, Umberto. I. Intentio Lectoris – apontamentos sobre a semiótica da recepção. In: Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, s/d.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8 ed. São Paulo: Ática, 2005.
GALÁN SANCHÉZ, Pedro Juan. Capítulo I – Constituyentes esenciales del gênero cronístico. In: El gênero historiográfico de la Chronica – lãs crônicas hispanas de época visigoda. Cáceres: Universidad de Extremadura, 1994.
GUENÉE, Bernard. História. In.: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2006.
HUNT, Lynn. Apresentação – História, Cultura e Texto. In: A Nova História Cultural. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2001.
LOMAX, Derek. La Reconquista. Barcelona: Crítica, 1984.
MATTOSO, José. A Nobreza medieval portuguesa. Lisboa: Estampa, 1994.
MIETHKE, Jürgen. Capítulo VI – El siglo XIII. In: Las ideas políticas de la Edad Media. Buenos Aires: Editorial Biblos, 1993.
MITRE FERNANDES, Emilio. Froissart, Ayala e Fernão Lopes – o compromisso de três cronistas ante a crise dos finais do século XIV. História & Crítica. Lisboa, n. 12, mai. de 1985.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Tipologia de discurso e regras conversacionais; Sobre tipologia de discurso. In: A linguagem e seu funcionamento – as formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1983.
PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000.
POSTER, Mark. Introduction. In: Cultural History and Postmodernity – disciplinary readings and challenges. New York: Columbia University Press, s/d.
QUEIRÓS, Silvio de Galvão. A reificação de um conceito: o Paço, na Crônica da Tomada de Ceuta de Gomes Eanes de Zurara. Portugal, século XV. In: LOPES, Marcos Antônio (Org.). O ensino e a pesquisa em história na Unioeste: realizações e tendências. Cascavel: Edunioeste, 1998.
ZURARA, Gomes Eanes de. Crônica da Tomada de Ceuta. Sintra: Publicações Europa-América, 1992.
ZURARA, Gomes Eanes de. Crônica de Guiné. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1973.
ZURARA, Gomes Eanes de. Crônica do Conde D. Pedro de Menezes. Lisboa: Academia Real das Sciencias, 1792.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.