QUANDO O ASSUNTO É VIDA NO INTERIOR E SUAS ESTÓRIAS DO OCO DO MUNDO

Autores

  • Suzana Guimarães Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Palavras-chave:

Pintura, Identidade, Popular, Cópia

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo central estudar a obra do artista plástico Alcides Pereira dos Santos. Em linhas gerais, pode-se dizer que as poucas descrições, opiniões e discursos até agora proferidos sobre sua obra contribuíram e reforçaram para fazer de sua pintura resultado das qualidades inerentes a sua classe social. São classificações, generalizações observáveis, através dos atributos de fundo comum, tais como ser pobre, não ter tido acesso a uma educação formal em artes, geralmente ter começado a praticar (ou a se dedicar integralmente a) o ofício da pintura em idade avançada.  Acrescente-se a isso que grande parte desses textos entenderam seu ato de pintar simplesmente como uma prática instintiva e ingênua do que se vê e se olha. Enfim, sua pintura prestaria (tendencialmente) a reproduzir uma cópia fiel da realidade. Este texto, no mínimo, desconfia dessa idéia de operar com a imagem de forma passiva.

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Biografia do Autor

Suzana Guimarães, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Doutora em História pela PUCRS, bolsista CAPES e integrante do grupo de pesquisa “Modernidade nos Países Platinos e no Brasil: Artes Plásticas e Arquitetura” coordenado pela Profª. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern. Autora do livro Arte na rua: o imperativo da natureza. Cuiabá: EdUFMT: Carlini & Caniato Editorial, 2007.

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Publicado

2011-04-28

Como Citar

Guimarães, S. . (2011). QUANDO O ASSUNTO É VIDA NO INTERIOR E SUAS ESTÓRIAS DO OCO DO MUNDO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(1), 1–23. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/299