QUANDO O ASSUNTO É VIDA NO INTERIOR E SUAS ESTÓRIAS DO OCO DO MUNDO
Palavras-chave:
Pintura, Identidade, Popular, CópiaResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo central estudar a obra do artista plástico Alcides Pereira dos Santos. Em linhas gerais, pode-se dizer que as poucas descrições, opiniões e discursos até agora proferidos sobre sua obra contribuíram e reforçaram para fazer de sua pintura resultado das qualidades inerentes a sua classe social. São classificações, generalizações observáveis, através dos atributos de fundo comum, tais como ser pobre, não ter tido acesso a uma educação formal em artes, geralmente ter começado a praticar (ou a se dedicar integralmente a) o ofício da pintura em idade avançada. Acrescente-se a isso que grande parte desses textos entenderam seu ato de pintar simplesmente como uma prática instintiva e ingênua do que se vê e se olha. Enfim, sua pintura prestaria (tendencialmente) a reproduzir uma cópia fiel da realidade. Este texto, no mínimo, desconfia dessa idéia de operar com a imagem de forma passiva.
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