O TEMA DO NEGRO NA VISÃO DE GÉRICAULT

Autores

  • Tatiane de Oliveira Elias Universidade de Munique – LMU

Palavras-chave:

Géricault, Negros, Escravidão

Resumo

Géricault produziu diversas obras tematizando os negros, como a Balsa da Medusa, o Comércio de Escravos, a Cabeça de uma Jovem Negra, Porte-étendard noir, Episódio da Guerra de Saint–Domingue, Boxeadores, etc. Estas obras coincidem com a época em que a ideologia abolicionista se expandia na França. A discussão a respeito da abolição dos escravos atingiu grande intensidade na Europa e na América e serviu de motivação para a Arte e a Literatura, no período abolicionista.. Pode-se traçar paralelos entre a representação dos negros nas obras de Géricault e nas obras de Samuel Jennings, John Singleton Copley, John Trumbull, Anne-Louis Girodet-Trioson, Marie-Guillemine Benoist, George Morland, etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane de Oliveira Elias, Universidade de Munique – LMU

Bacheral em Filosofia pela UNICAMP, Mestre em História da Arte UNICAMP, Doutoranda em História da Arte pela Universidade de Munique, LMU, na Alemanha, bolsista CAPES.

Referências

BOIME, Albert. Blacks in Shark-Infested Waters visual Encodings of Racism in Copley and Homer. Winter, 1989.

BOIME, A. The Art of Exclusion representing blacks in the nineteenth century. Washington and London: Smithsonian Institution press, 1990.

CHENIQUE, Bruno. Souveraineté des Peuples, Musée des Beaux Arts de Lyon, 2006.

HONOUR, Hug. The Image of The Black in Western Art, IV From the American Revolution to World War I. Cambridge: Harward University Press, 1989.

HÖPER, Corinna. Raffael und die Folgen. Stuttgart: Staatsgalerie Stuttgart, 2001.

MICHEL, Régis. Conférences et colloques du Louvre. In: SAGNE, Jean. Géricault et l’opinion libérale“. Paris: 1991.

PROWN, Jules David. John Singleton Copley in England, 1774-1815. London: Oxford University Press, 1966.

SMALLS, James. Slavery is a Woman: “Race”, Gender, and Visuality in Marie Benoist's Portrait d'une négresse (1800). Sitio visitado em 24. 07.2006. http://www.19thc-artworldwide.org/spring_04/articles/smal.html

SMITH, R. Liberty Displaying the Arts and Sciences,a philadelphia Allegory by Samuel Jennings. Winterthur Portfolio, Chigago, v. 2, 1965.

ZERNER, Henri. Géricault le portrait, plus ou mois. In: MICHEL, Régis. Géricault Louvre conferénces et colloques. 1996.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

de Oliveira Elias, T. (2008). O TEMA DO NEGRO NA VISÃO DE GÉRICAULT. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(2), 1–24. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/35