BÁRBARA E YANSÃ EM O SUMIÇO DA SANTA
UMA HISTÓRIA DE FEITIÇARIA, DE JORGE AMADO
DOI:
https://doi.org/10.35355/0000014Palavras-chave:
Santa Bárbara, Yansã, Bahia, Jorge Amado, O sumiço da santaResumo
A imagem de Santa Bárbara, a do trovão, embarca no saveiro em Santo Amaro da Purificação, recôncavo da Baía de Todos os Santos, em direção a Salvador para ser a peça principal de uma exposição de arte religiosa. Na rampa do mercado, a santa sai do andor e transforma-se em Yansã. O orixá veio à Bahia para fazer justiça e, para encontrar seus filhos, manifesta-se em festas e terreiros de candomblé. Esse é o enredo do livro O sumiço da santa, publicado por Jorge Amado em 1988. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio da literatura, as crenças afro-brasileiras e católicas ligadas aos cultos da santa e do orixá na cidade do Salvador.
Downloads
Referências
AGUIAR, Josélia. Jorge Amado: uma biografia. São Paulo: Todavia, 2018.
GATTAI, Zélia. Jardim de inverno: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. (Arquivo Kindle).
GATTAI, Zélia. A casa do Rio Vermelho: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (Arquivo Kindle).
AMADO, Jorge. O sumiço da santa: uma história de feitiçaria. Rio de Janeiro: Record, 1988.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Papirus, 1994; CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2000.
BIÃO, Armindo. Matrizes estéticas: o espetáculo da baianidade. In: BIÃO, A; et al. Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo: Annablume; Salvador: JIPE-CIT, 2000, p. 22.
MOURA, Milton Araújo. Carnaval e baianidade: arestas e curvas na coreografia de identidades do carnaval de Salvador. Tese de doutorado (Comunicação e Cultura Contemporâneas), Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2001, p. 06-10.
DANTAS NETO, Paulo Fábio. Tradição, autocracia e carisma: a política de Antonio Carlos Magalhães na modernização da Bahia (1954-1974). Belo Horizonte: UFMG / IUPERJ, 2006
COUTO, Edilece Souza. Bárbara e Iansã, as donas dos mercados de Salvador. In: RUBIM, Linda; MIRANDA, Nadja (Orgs.). Estudos da festa. Salvador: EDUFBA, 2012
MOURA, Milton Araújo. Carnaval e baianidade: arestas e curvas na coreografia de identidades do carnaval de Salvador. Tese de doutorado (Comunicação e Cultura Contemporâneas), Universidade Federal da Bahia - UFBA, 2001.
FREITAS, Antônio F. Guerreiro de; SILVA, Artur Assis G. da. Canô Velloso: lembranças do saber viver. Salvador: EDUFBA, 2009.
FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: EdUsp / São Luís: FAPEMA, 1995.
CONSORTE, Josildeth Gomes. Em torno de um manifesto de ialorixás baianas contra o sincretismo. In: CAROSO, Carlos; BACELAR, Jeferson (Orgs.). Faces da tradição afro-brasileira. Rio de Janeiro: Pallas/Salvador: CEAO, 2006
PRETTO, Nelson; SERPA, Luiz Fellipe. (org.). Expressões de sabedoria: educação, vida e saberes. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 48-49
PARÉS, Luis Nicolau. O processo de “nagoização” no Candomblé baiano. In: BELLINI, Lígia; et al. Formas de crer: ensaios de história religiosa do mundo luso-afro-brasileiro, séculos XIV-XXI. Salvador: EDUFBA / Corrrupio, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.