TEMPO E NARRATIVA EM PAUL RICOEUR
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÍRCULO HERMENÊUTICO
Palavras-chave:
Paul Ricoeur, Narrativa, Tempo, Historiografia, operação historiográficaResumo
Este artigo tem por objetivo desenvolver algumas considerações sobre as relações entre a filosofia de Paul Ricoeur e a História, atentando para a construção da narrativa historiográfica. A principal obra de Paul Ricoeur que estaremos analisando será Tempo e Narrativa (1983-5), através da qual será possível desenvolver algumas considerações sobre o ‘círculo hermenêutico’ proposto por Paul Ricoeur.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A Actividade Estruturalista, In HEUSH, Luc de. O Método Estruturalista. Rio de Janeiro, 1967.
COSTA, Arrisete Cleide de Lemos. Uma Biografia Micro-Histórica: Interpretação Hermenêutica na obra ‘O Queijo e os Vermes’ de Carlo Ginzburg. Recife: UFPE, 2007.
CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
HARTOG, François. A arte da narrativa In: BOUTIER, J. e JULIA, D. (Orgs). Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Edit. FGV, 1998.
PELLAUER, David. Compreender Ricoeur. Petrópolis: Vozes, 2009.
REIS, José Carlos. Tempo, História e Compreensão Narrativa em Paul Ricoeur. Locus, vol.12, n°1, jan/jul 2006.
REVEL, Jacques. Micro-análise e construção do social In REVEL, J. (Org.). Jogos de Escalas – a experiência da micro-análise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
RICOEUR, Paul. Du texte à l’action. Paris: Seuil, 1986.
RICOEUR, Paul História e Retórica. Diogène. n°168. Paris: 1994, out/dez.
RICOEUR, Paul Temps et Récit. Paris: Seuil: 1983.
SCHLEGEL, Friedrich.Condorcets Esquisse d’un tableau historique des progrès de l’esprit humain. In: Kritische Schriften [Escritos Críticos]. Munique: W. Rasch, 1964.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.