O IMPRESSOR E AS ALEGORIAS DOS IMPRESSOS
A OFICINA DE MIGUEL DESLANDES E OS ESCRITOS JESUÍTICOS EM PORTUGAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVII
Palavras-chave:
Impressos, Miguel Deslandes, JesuítasResumo
O presente trabalho visa analisar o papel da tipografia Miguel Deslandes para difusão da produção jesuítica em Portugal na segunda metade do século XVII. Através da produção de obras que remetem às experiências missionárias dos jesuítas, se torna possível compreender também como se deu a circulação dos saberes que seus autores sistematizaram e qual era seu potencial público leitor. Por meio da observação da documentação administrativa, buscou-se analisar os interesses que cercavam a publicação de livros nesse período.
Downloads
Referências
BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico. Vol. 4. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 – 1728.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Editora UNESP, 2014.
CUNHA, Xavier da. Impressões deslandesianas: divulgações bibliographicas. Vol. 2. Lisboa: Imprensa Nacional, 1895.
Documentos Históricos. 1663-1677. Rio de Janeiro: Augusto Porto, 1928.
SILVA, Priscila Aquino. Imagens do Poder: análise do Pelicano, a empresa régia de D. Leonor e D. João II. (Portugal, século XV). In: Anais XIII Encontro de História da Anpuh-Rio. Rio de Janeiro. 2009.
Disponível em http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212777402_ARQUIVO_PaperANPUHImagensdoPoder.pdf Consultado em 10 de fevereiro de 2016.
THOMAS, Werner; STOLS, Eddy; KANTOR, Iris, FURTADO, Júnia (Org.). Um mundo sobre papel. Livros, Gravuras e Impressos Flamengos nos Impérios Português e Espanhol (século XVI- XVIII). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
VIEIRA, Antônio, SJ. Cartas do Padre Antônio Vieira. Org. João Lúcio de Azevedo. Coimbra, 1928.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.