TEORIA CRÍTICA PARA ALÉM DE FRANKFURT: UMA RESENHA DE “EL DISCRETO ENCANTO DE LA MODERNIDAD"
IDEOLOGÍAS CONTEMPORÁNEAS Y SU CRÍTICA”, DE STEFAN GANDLER
Palavras-chave:
El discreto encanto de la modernidad: ideologias contemporáneas y su crítica, Stefan GandlerResumo
Porém, passar da constatação de que Frankfurt não é o locus da teoria crítica para o exercício da crítica para além de Frankfurt é um impulso quase inexistente.
Refiro-me a uma teoria crítica marcadamente não-eurocêntrica ou periférica, ou seja, não apenas fora de Frankfurt, mas muito além de Frankfurt, para lá do continente Europeu. É a esta tarefa a que se dedica Stefan Gandler em toda sua obra, em especial seu último livro lançado no final de 2013 pela Siglo XXI Editores, intitulado El discreto encanto de la modernidad: ideologías contemporáneas y su crítica.
Downloads
Referências
DUBIEL, Helmut. La teoria crítica: ayer e hoy. Iztapalapa: Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.
GANDLER, Stefan. El discreto encanto de la modernidad: ideologias contemporáneas y su crítica. Siglo XXI Editores: Universidade Autónoma de Querétaro, 2013.
GANDLER, Stefan. Releer a Marx en el siglo xxi Fetichismo, cosificación y apariencia objetiva. Dialectica, n. 38, ano 30, 2006. Disponível em: http://www.revistadialectica.org/38/archivos/38_releer_marx.pdf
JAY, Martin. A imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. 2. Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.