CANGAÇO E CANGACEIROS

HISTÓRIAS E IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO TEMPO DE LAMPIÃO

Autores

  • Marcos Edílson de Araújo Clemente Universidade Federal do Tocantins – UFT

Palavras-chave:

Cangaço, História, Fotografia

Resumo

Análise da relação história e fotografia em seus aspectos teóricos e metodológicos, com enfoque no cangaço da fase de Virgulino Ferreira da Silva – Lampião – entre 1926 e 1938. Há imagens fotográficas de Lampião e seu bando em pelo menos duas ocasiões: a primeira, em 1926, quando esteve em Juazeiro, Ceará, para encontro com Padre Cícero. Na segunda ocasião, em 1936, o mascate Benjamim Abrahão Botto filmou Lampião e seu bando no deserto do Raso da Catarina. As fotografias mostram os cangaceiros em cenas da vida cotidiana, em poses de guerra, rezando, lendo. Tal aparato fotográfico expõe um conjunto de representações do cangaço. Duas questões são colocadas: qual o lugar da imagem fotográfica enquanto evidência histórica? Quais são os limites e as possibilidades da iconografia fotográfica do cangaço?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Edílson de Araújo Clemente, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Professor Assistente Universidade Federal do Tocantins – UFT. Doutorando Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

ARAÚJO, Antônio Amaury Correa de. Lampião, as mulheres e o cangaço. São Paulo: Traço: 1985.

CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião: o rei dos cangaceiros. Tradução de Sarita Linhares Barsted. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

DE PAULA, Jeziel. 1932: Imagens construindo a história. Campinas / Piracicaba: Editora da UNICAMP / Editora da UNIMEP, 1998.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Dir.). História: Novos Objetos. Tradução de Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

GUEIROS, Optato. Lampião: Memórias de um oficial ex. comandante de fõrças volantes. 2. ed. São Paulo: s/ed. 1953.

GRUNSPAN –JASMIN, Élise. Cangaceiros. Tradução B&C Revisão de textos. São Paulo: Terceiro Nome, 2006.

GRUNSPAN-JASMIN, Élise. Lampião, senhor do sertão: vidas e mortes de um cangaceiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. Bandidos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1975.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Feira de Cabeças. Suplemento Cultural, Diário Oficial, Estado de Pernambuco, Ano IX, p. 15, Julho de 1995.

LINS, Daniel. A moda do tempo do cangaço. Universidade Aberta. Fortaleza: s/ed.

MACEDO, Nertan. Floro Bartolomeu: o caudilho dos beatos e dos cangaceiros. Rio de Janeiro: Agência Jornalística Image, 1970.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol: violências e banditismo no Nordeste do Brasil. São Paulo: A Girafa Editora, 2004.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Quem foi Lampião. Recife/Zurich: Editora Stahli, 1993.

MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Retratos quase inocentes, In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas: quadros e costumes do Nordeste. São Paulo, Martins Editora, 1962.

ROCHA, Melchiades da. Bandoleiros das catingas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

Downloads

Publicado

2007-12-11

Como Citar

de Araújo Clemente, M. E. . (2007). CANGAÇO E CANGACEIROS: HISTÓRIAS E IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO TEMPO DE LAMPIÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(4), 1–18. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/654