NATYASASTRA

TEORIA TEATRAL E A AMPLITUDE DA CENA

Autores

Palavras-chave:

Natyasastra, Teorian Teatral, Performance

Resumo

O Natyasastra é um tratado sanscrítico sobre as relações entre palavra, música e movimento. Um estudo mais detido de suas estratégias de construção de objetos observacionais pode possibilitar uma melhor compreensão da amplitude da cena, ou seja, uma compreensão da concretude material de obras audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Mota, Universidade de Brasília – UnB

Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Teoria e História do Teatro no Departamento de Artes Cênicas, UnB. Diretor do Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática. Dramaturgo, escritor e diretor teatral. Site: www.marcusmota.com.br

Referências

BHARUCHA, R. A Collision of Cultures: Some Western Interpretations of the Indian. Theater Asian Theatre Journal, n. 1, p. 1-20, 1984.

BROWN, J. R. Shakespeare, the Natyasastra, and Discovering Rasa for Performance. New Theatre Quarterly, n. 21, p. 3-12, 2005.

CHATURVEDI, Ravi. Interdisciplinarity: A Tradicional Aspect of Indian Theatre. Theatre Research International, n. 26, p. 164-171, 2001.

CHAUDHURY, P. J. The Theory of Rasa. Journal of Aesthetics and Art Criticism, n. 24, p. 145-149,1965.

GEROW, E. Rasa and Katharsis: A Comparative Study, aided by Several Films. Journal of The American Oriental Society, n. 122, p. 264-277, 2002.

GUPT, G. Dramatic Concepts Greek and Indian: A Study of The Poetics and The Natyasastra. Nova Deli: D. K. Printworld, 1994.

LANMAN, C. Bharata's Treatise on Dramaturgy. Journal of American Oriental Society, n. 40, p. 359-360, 1920.

MARTINEZ, J. L. Semiosis in Hindustani Music. Imatra: International Semiotic Institute, 1997.

MASON, D. Rasa, ‘Rasaesthetics’ and Dramatic Theory. Theatre Research International, n. 31, p. 69-83, 2006.

MOTA, Marcus. A dramaturgia musical de Ésquilo. 2002. Doutorado (Tese de Doutorado) – Instituto de História, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

PATANKAR, R. B. Does Rasa Theory Have any Modern Relevance? Philosophy East and West, n. 30, p. 293-303, 1980.

RANGACHARYA, Adya. Natyasastra. New Delhi: Munshiram Manoharlal Publishers, 1996.

SCHECHNER, R. Rasaesthetics. Theater Drama Review, n. 45, p. 27-50, 2001.

SOLOMON, R. H. From Orientalist to Postcolonial Representations: A Critique of Indian Theatre Historiography from 1827 to the Present. Theatre Research International, n. 29, p. 111-127, 2004.

TILIS, S. East, West and the World Theatre. Asian Theatre Journal, n. 20, p. 71-87, 2003.

THAKKAR, B. K. On the Structuring of Sanskrit Drama: Structure of Drama in Bharata and Aristotle. Ahmedabad: Saraswati Pustak Bhnadar, 1984.

THAMPI, G. B. Rasa as Aesthetic Experience. Journal of Aesthetics and Art Criticism, n. 24, p. 75-80, 1965.

WILES, David. Greek Theatre Performance. Cambridge University Press, 2000.

Downloads

Publicado

2006-12-12

Como Citar

Mota, M. . (2006). NATYASASTRA: TEORIA TEATRAL E A AMPLITUDE DA CENA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–9. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/782