A PRESENÇA DO ESPORTE E DO LAZER EM OBRAS DE ARTE
UMA ANÁLISE COMPARADA DE IMPRESSIONISTAS E FUTURISTAS
Palavras-chave:
História do Esporte, História do Lazer, ArteResumo
Este estudo objetiva discutir a presença do esporte nas obras de artistas relacionados ao impressionismo e ao futurismo. Se os impressionistas olham com desconfiança para a modernidade que se construía na Paris do século XIX, os futuristas a louvam e a conclamam numa Itália ainda atrasada do ponto de vista cultural. Se impressionistas inovam na representação técnica, futuristas radicalizam essa idéia. Se impressionistas ainda discutem a idéia de uma “arte pela arte” e são ressabiados em relação ao compromisso político de suas obras, para os futuristas esse é um posicionamento claro. Entender o esporte nesses âmbitos parece promissor.
Downloads
Referências
BLAKE, Nigel; FRASCINA, Francis. As práticas modernas da arte e da modernidade. In: FRASCINA, Francis et al. (Orgs.). Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Programa para uma sociologia do esporte. In: Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CLARK, T. J. A pintura da vida moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CORBIN, Alain. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
FER, Briony. Introdução. In: FRASCINA, Francis et al. (Orgs.). Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
HARRISON, Charles. Abstração. In: HARRISON, Charles et al. (Org.). Primitivismo, cubismo, abstração – começo do século XX. São Paulo: Cosac & Naif, 1998.
JEU, Bernard. Analyse du Sport. Paris: PUF, 1992.
MELO, Victor Andrade de. Esporte, imagem, cinema: diálogos. Relatório de pesquisa/pós-doutorado em Estudos Culturais. Rio de Janeiro: PACC, 2004. Disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/cinema
MICELI, Sérgio. Por uma história social da arte. In: CLARK, T. J. A pintura da vida moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VIGARELLO, Georges. O limpo e o sujo: a higiene do corpo desde a idade média. Lisboa: Fragmentos, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.