PELOS CANTOS DA CIDADE
MÚSICA POPULAR EM SÃO PAULO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX AO XX
Palavras-chave:
Canção popular, Cultura Popular, Cidade de São PauloResumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas canções que percorriam a cidade de São Paulo no final do século XIX e início do XX. Em um ambiente oralizado, a canção torna-se o principal veículo de transmissão cultural, principalmente nas camadas mais baixas da população. Assim, são cantadas as condições de vida, as saudades, as mercadorias, as notícias, enfim o cotidiano da cidade.
Downloads
Referências
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.
BANDEIRA, Manuel. Itinerário de Pasárgada. 3. ed. Rio de Janeiro/Brasília: Nova Fronteira/INL,1984
MORILA, Ailton Pereira. A Escola da Rua: Cantando a vida na cidade de São Paulo 1870-1910. Dissertação (Mestrado em Educação). FEUSP, São Paulo, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Tradicionais Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993
MENDES, Júlia de Britto. Canções populares do Brazil. Rio de Janeiro: Hacintho R. dos Santos, 1911.
LEITE, Sylvia Helena Telarolli de Almeida. Chapéus de palha, panamás, plumas, cartolas: a caricatura na literatura paulista (1900-1920). São Paulo: Ed. UNESP, 1996
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.