"MOBILE / STABILE"
O GRUPO UM NO FESTIVAL DE JAZZ SÃO PAULO - MONTREAUX (1978)
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i1.1067Palavras-chave:
Grupo Um, festival de jazz, música instrumental, jazz brasileiro, ditadura civil-militar (1964 -1985)Resumo
Este artigo analisa a participação da banda instrumental de jazz fusion, Grupo Um no I Festival Internacional de Jazz São Paulo – Montreaux, em 1978. Inicialmente eles não se apresentariam, mesmo tendo enviado material aos organizadores. Em um segundo momento, foram convidados por Márcio Montarroyos e incluídos de última hora na programação. Durante a última apresentação da banda, no último dia de evento sofreram um boicote sonoro dos próprios técnicos de som. Esse caminho demonstra alguns dos elos e mediações entre a produção musical independente e as iniciativas de grande porte financeiro e institucional, que se conectaram de forma inédita no final dos anos 1970 e início dos 1980, conforme veremos no desenvolvimento deste texto.
Downloads
Referências
DIAS, Guilherme Marques. Airto Moreira: do samba jazz à música dos anos 70 (1964-1975). 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000,
FENERICK, José Adriano. Façanha às próprias custas: a produção musical da vanguarda paulista (1979-2000). São Paulo: Annablume, 2007.
GILLER, Marilia. O Jazz no Paraná entre 1920 a 1940: um estudo da obra O sabiá, fox trot shimmy de José da Cruz. Dissertação (Mestrado em Música) –Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013
GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1987.
LABRES FILHO, Jair Paulo. Que jazz é esse? As jazz-bands no Rio de Janeiro da década de 1920. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
MAMEDES, Clayton Rosa. Música eletroacústica no Estado de São Paulo: segunda geração (anos 1981-2009). 2010. 218 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Música instrumental e indústria fonográfica no Brasil: A experiência do selo Som da Gente. 2005. 201 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
RIBEIRO JUNIOR, Antonio Carlos Araújo. Polifonia de vozes e produção de sentidos na imprensa: um estudo sobre os discursos da crítica musical brasileira acerca da influência do jazz na MPB 1962-1970. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, 2018.
RUIZ, Renan Branco. Atitude muda: o Grupo Um, a produção musical independente e o Lira Paulistana (1976 – 1984) : Speechless attitude: Grupo Um, the musical independent production and the Lira Paulistana (1976 – 1984). Revista Caminhos da História, v. 25, n. 2, p. 136-162, 1 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.38049/issn.2317-0875v25n2p.136-162
_________. Marcha sobre a cidade: Diálogos entre jazz e rock no Brasil setentista. In: José Adriano Fenerick (Org.). Nas Trilhas do Rock: contracultura e vanguarda. Curitiba: Ed. Appris. 2021
_________. “Procura-se Mecenas”: Música independente e indústria fonográfica na trajetória artística do Grupo Um (1976-1984). 215 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Franca, 2017.
SANTOS, Daniela Vieira. As representações de nação nas canções de Chico Buarque e Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização. 2014. 385 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas,Campinas, 2014, p. 10-17.
SARAIVA, Joana Martins. A invenção do sambajazz: discursos sobre a cena musical de Copacabana no final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960. 2007. 109p. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007.
VEDANA, Hardy. Jazz em Porto Alegre. Porto Alegre: L&PM, 1987.
FONTES
KUBRUSLY, Maurício. Música Instrumental. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 dez. 1976. Suplemento Cultural, p. 5.
LIONEL Hampton: o mestre do Vibrafone. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1980. (Série Gigantes do Jazz).
NAZÁRIO, Lelo. Cotia/SP, Brasil, 3 jun. 2016. Entrevista concedida ao autor deste artigo.
NAZÁRIO, Zé Eduardo. 1980. Entrevista concedida a Aramis Millarch. (Acervo sonoro Aramis Millarch). Disponível em: <http://www.millarch.org/audio/z%C3%A9-eduardo-naz%C3%A1rio>. Acesso em: 20 dez. 2018.
NAZÁRIO, Zé Eduardo. Questionário respondido via internet, jun/jul. 2016. Entrevista concedida ao autor deste artigo.
OS MÚSICOS na jaula da organização. Leia Livros, São Paulo, 15 out. 1978.
SALDO baixo, apesar dos muitos milhões. Movimento, São Paulo, 09 out. 1978. Cartas abertas.
SOUTO JÚNIOR, Wilson; PARDAL, Chico. São Paulo, Brasil, 4 jun. 2016. Entrevista concedida ao autor deste artigo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.