DIVERSIDADE CULTURAL E IDENTIDADE
UMA ANÁLISE DA OBRA INFANTIL “PÃO E CIRCO”
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i1.1072Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Identidade, Literatura InfantilResumo
O presente estudo, consiste em analisar a obra literária infantil contemporânea: “Pão e Circo” dos autores mineiros: Leo Cunha e André Salles-Coelho, observando os aspectos da diversidade cultural e da identidade presentes na obra. Parte-se do pressuposto de que a obra problematiza a diversidade cultural, a diferença social e pessoal, bem como a questão da identidade e da exclusão social. Com isso, os autores constroem um discurso sobre a diversidade social, permitindo que as crianças reflitam sobre si mesmas e sobre o outro a partir do convívio social, propiciando o processo de construção de identidade, tornando-se capazes de refletir sobre os valores culturais presentes na sociedade em que vivem. Este trabalho destaca-se como metodologia a leitura intensiva da obra “Pão e Circo”, com vista em identificar na narrativa como é apresenta a diversidade cultural e a identidade. Subsidiariamente, aplicaram-se conceitos extraídos da Análise do Discurso: Mainguenau (1989, 1996, 2001) e Charaudeau (2010a , 2010b, 2016). Com base nos dados do estudo, percebemos elementos culturais introduzindo nas narrativas que contribui na discussão da diversidade cultural e identidade, possibilitando as crianças uma reflexão que existem grupos que são diferentes entre si, mas os direitos entre si são correlatos.
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