Ritmos, letras e gestos ordenados
O canto orfeônico como projeto educacional no Brasil da Era Vargas
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i2.1084Palavras-chave:
Canto orfeônico, Educação, Era Vargas, Políticas educacionaisResumo
O objetivo deste artigo é compreender de que forma a prática do canto orfeônico, implantado na Era Vargas, foi utilizado como forma de disciplinar corpos e pensamentos, voltá-los ao louvor patriótico e ao trabalho. Tal prática se constituía nas apresentações de canto de centenas de vozes amadoras, entoando músicas de teor fortemente nacionalista. Busca-se ainda compreender a atuação de diversos órgãos e intelectuais nesse projeto e do compositor Heitor Villa-Lobos na formação de professores para a prática do canto nas escolas do país por meio de cursos e cartilhas e a publicação de decretos tornando obrigatória tal política cultural-educacional, com forte investimento na constituição de corpos saudáveis, assépticos, moralizados e disciplinados, a partir da percepção de médicos e eugenistas à época.
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Referências
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FONTE DA IMAGEM
NOGUEIRA, Luiz. Vida e Obra de Heitor Villa-Lobos. Criação do texto original, consultoria e revisão de textos: Vasco Mariz. Copyright© 1996 CD-ROM. LN Comunicação & Informática Ltda. (LN).
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