Ensino de história
saberes e fazeres nas Interamazônias
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1138Palavras-chave:
CAp, ensino de história, decolonial, ensino-pesquisaResumo
As perspectivas teóricas da formação docente estão baseadas em estudos decoloniais para pensar o Ensino de História. Assim, o foco do artigo é apresentar dos principais aspectos do pensamento de cursistas expressos nos textos TCC/CAp (2021). Dessa forma, a articulação entre ensino e pesquisa pensada a partir dos pressupostos freirianos como proposta metodológica para problematizar saberes e fazeres que integraram as diversas dimensões de uma formação crítica e pedagogias decoloniais no ensino de História.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter, A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. 2005
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996/2011.
LANDER Edgardo (org), colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas.. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. Disponible en la World Wide Web: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/
LIMA, Geórgia Pereira: Pibid História: as dimensões do ensino-pesquisa na formação docente. IN: Reflexões sobre a formação de professores: o Pibid como espaço de interlocução. Nepan Editora, Rio Branco – Acre, 2017, p 68.
PERRENOUT, P. A prática reflexiva no oficio do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed: 2002.
SPLITTER, L. J., CHARP, A. M. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.
VIGOTSKI. L. S. Psicologia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.