Ensino de história

saberes e fazeres nas Interamazônias

Autores

  • Geórgia Pereira Lima Universidade Federal do Acre – UFAC
  • Marcos Vinicius Freitas Reis Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1138

Palavras-chave:

CAp, ensino de história, decolonial, ensino-pesquisa

Resumo

As perspectivas teóricas da formação docente estão baseadas em estudos decoloniais para pensar o Ensino de História. Assim, o foco do artigo é apresentar dos principais aspectos do pensamento de cursistas expressos nos textos TCC/CAp (2021). Dessa forma, a articulação entre ensino e pesquisa pensada a partir dos pressupostos freirianos como proposta metodológica para problematizar saberes e fazeres que integraram as diversas dimensões de uma formação crítica e pedagogias decoloniais no ensino de História.  

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Freitas Reis, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor at the Federal University of Amapá (UNIFAP), in Macapá, Brazil, of the undergraduate course in International Relations. PhD in Sociology from the Federal University of São Carlos (UFSCAR). Member of the Center for Studies of Religion, Economics and Politics (NEREP-UFSCAR/CNPq). Researcher at the Observatory on Human Rights of the Amazon (OBADH-UNIFAP/CNPq), Leader of the Center for Political Studies, Religion and Society (CEPRES-UNIFAP/CNPq). Contact: marcosvinicius5@yahoo.com.br

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

LIMA, G., & REIS, M. V. F. . (2023). Ensino de história: saberes e fazeres nas Interamazônias. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(1), 390–415. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1138