Ensino de história

saberes e fazeres nas Interamazônias

Autor/innen

  • Georgia LIMA Universidade Federal do Acre – UFAC
  • Marcos Vinicius Freitas REIS Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1138

Schlagworte:

CAp, ensino de história, decolonial, ensino-pesquisa

Abstract

As perspectivas teóricas da formação docente estão baseadas em estudos decoloniais para pensar o Ensino de História. Assim, o foco do artigo é apresentar dos principais aspectos do pensamento de cursistas expressos nos textos TCC/CAp (2021). Dessa forma, a articulação entre ensino e pesquisa pensada a partir dos pressupostos freirianos como proposta metodológica para problematizar saberes e fazeres que integraram as diversas dimensões de uma formação crítica e pedagogias decoloniais no ensino de História.  

Downloads

Autor/innen-Biografie

Marcos Vinicius Freitas REIS, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor at the Federal University of Amapá (UNIFAP), in Macapá, Brazil, of the undergraduate course in International Relations. PhD in Sociology from the Federal University of São Carlos (UFSCAR). Member of the Center for Studies of Religion, Economics and Politics (NEREP-UFSCAR/CNPq). Researcher at the Observatory on Human Rights of the Amazon (OBADH-UNIFAP/CNPq), Leader of the Center for Political Studies, Religion and Society (CEPRES-UNIFAP/CNPq). Contact: marcosvinicius5@yahoo.com.br

Literaturhinweise

BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter, A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. 2005

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996/2011.

LANDER Edgardo (org), colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas.. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. Disponible en la World Wide Web: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/

LIMA, Geórgia Pereira: Pibid História: as dimensões do ensino-pesquisa na formação docente. IN: Reflexões sobre a formação de professores: o Pibid como espaço de interlocução. Nepan Editora, Rio Branco – Acre, 2017, p 68.

PERRENOUT, P. A prática reflexiva no oficio do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed: 2002.

SPLITTER, L. J., CHARP, A. M. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

VIGOTSKI. L. S. Psicologia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Veröffentlicht

2023-06-12

Zitationsvorschlag

LIMA, G., & REIS, M. V. F. . (2023). Ensino de história: saberes e fazeres nas Interamazônias. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(1), 390–415. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1138