A educação de qualidade na agenda 2030-ONU

uma visada dissidente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v22i1.1332

Palavras-chave:

Neoliberalismo, desigualdades sociais, educação de qualidade

Resumo

A educação de qualidade na Agenda 2030-ONU: uma visada dissidente, é o tema proposto na análise das relações entre neoliberalismo e educação de qualidade na formação de uma específica identidade de sujeito. Para encaminhar o estudo, a fundamentação baseou-se nos argumentos de Bauman (2013, 2015) e suas discussões a respeito das desigualdades sociais, de Bourdieu (1998, 2001), no que se refere ao neoliberalismo como política social produtora de exclusões sociais; Silva (2013, 2015), que aborda diretamente a ofensiva neoliberal no âmbito da educação pública; e Charaudeau (2016) e seu conceito de discurso como ato de linguagem específico. Enquanto pesquisa qualitativa, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, considerando a análise de discurso do conceito de Educação de Qualidade (Agenda 2030-ONU). Os resultados apontam que a ideia de Educação de Qualidade é neoliberal, pretendendo, não obstante, treinar indivíduos capazes de empreender eficientemente em uma arena de alta competitividade individual – isto é, a luta de todos contra todos, ampliando e aprofundando desigualdades materiais e culturais já presentes na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Marcelo Manoel de Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Processos e Manifestações Culturais, pela Universidade Feevale (FEEVALE/RS). Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Especialista em psicopedagogia, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/MG). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Mauá (FAMA/SP). Atualmente Pedagogo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tutor da Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Jornalista com Doutorado e Mestrado em Educação na linha dos Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

SOUSA, M. M. de, & SCHMIDT, S. (2025). A educação de qualidade na agenda 2030-ONU: uma visada dissidente. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 22(1), 502–521. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v22i1.1332