A educação de qualidade na agenda 2030-ONU
uma visada dissidente
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v22i1.1332Palavras-chave:
Neoliberalismo, desigualdades sociais, educação de qualidadeResumo
A educação de qualidade na Agenda 2030-ONU: uma visada dissidente, é o tema proposto na análise das relações entre neoliberalismo e educação de qualidade na formação de uma específica identidade de sujeito. Para encaminhar o estudo, a fundamentação baseou-se nos argumentos de Bauman (2013, 2015) e suas discussões a respeito das desigualdades sociais, de Bourdieu (1998, 2001), no que se refere ao neoliberalismo como política social produtora de exclusões sociais; Silva (2013, 2015), que aborda diretamente a ofensiva neoliberal no âmbito da educação pública; e Charaudeau (2016) e seu conceito de discurso como ato de linguagem específico. Enquanto pesquisa qualitativa, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, considerando a análise de discurso do conceito de Educação de Qualidade (Agenda 2030-ONU). Os resultados apontam que a ideia de Educação de Qualidade é neoliberal, pretendendo, não obstante, treinar indivíduos capazes de empreender eficientemente em uma arena de alta competitividade individual – isto é, a luta de todos contra todos, ampliando e aprofundando desigualdades materiais e culturais já presentes na sociedade contemporânea.
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