O ABC de Zeca Diabo

uma proposta de abordagem da violência no Brasil em sala de aula por meio da novela "O bem amado" (1973), de Dias Gomes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1344

Palavras-chave:

Temas sensíveis, Novelas, Violência e direitos humanos, Ensino de história

Resumo

Entre outubro e novembro de 2021, os alunos das turmas de segundos anos da Escola Estadual Governador Júlio Strubing Muller foram surpreendidos com a proposta de assistirem a uma novela em sala de aula. A proposta surgiu das provocações feitas ao longo do Curso de extensão “Ensinar história entre o pensar e o fazer: práticas, linguagens e culturas”, oferecido conjuntamente pelo arquivo histórico de Erechim e pelo departamento de história da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, na modalidade online. Tentando, portanto, levar à sala de aula algumas reflexões incitadas pelo curso, esse texto pretende relatar e sistematizar a proposta feita aos alunos. O mote central das discussões é propor que a telenovela, como gênero e produto cultural de massas, pode ser profícuo instrumento para trabalhar com história em sala de aula a partir da ideia de abordagem de “temas sensíveis”.

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Biografia do Autor

Thales Biguinatti Carias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutorado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor EBTT - História do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Iza Debohra Godoi Sepúlveda, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda e Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, programa de pós graduação em História, campus Cuiabá. Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Linguagens e Cultura (GEPEHLC)  

Referências

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Publicado

2025-03-09

Como Citar

CARIAS, T. B., & SEPÚLVEDA, I. D. G. (2025). O ABC de Zeca Diabo: uma proposta de abordagem da violência no Brasil em sala de aula por meio da novela "O bem amado" (1973), de Dias Gomes. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(XXI), 266–281. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1344