UMA HISTÓRIA DAS MULHERES

REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA OBRA OS SETE PECADOS DA CAPITAL DE SANDRA PESAVENTO

Autores

  • Vanderlei Machado Colégio de Aplicação – UFRGS

Palavras-chave:

Sandra Jatahy Pesavento, História das mulheres, Cidade, Representação

Resumo

O presente artigo tem por finalidade ressaltar a importância do livro Os Sete Pecados da Capital, da historiadora Sandra Jatahy Pesavento, para os/as historiadores/as da chamada História das Mulheres. A partir da análise de um conjunto diversificado de fontes, Sandra Pesavento, nos possibilita perceber as representações divulgadas por uma elite masculina acerca de mulheres que viveram na cidade de Porto Alegre, no final do século XIX e início do século XX. Apesar do pensamento misógino presente nos documentos coligidos pela historiadora, é possível perceber a luta das mulheres para sobreviver numa cidade marcada por uma série de transformações em seu espaço urbano e pela transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Machado, Colégio de Aplicação – UFRGS

     Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e professor do Colégio de Aplicação da mesma instituição. Autor da tese de doutorado: MACHADO, Vanderlei. Entre Apolo e Dionísio: a imprensa e a divulgação de um modelo de masculinidade urbana em Florianópolis (1889-1930), 2007. Tese. (Doutorado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Tese orientada pela Profa. Dra. Sandra Jatahy Pesavento.

Referências

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Os sete pecados da capital. São Paulo: Hucitec, 2008.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Machado, V. (2009). UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA OBRA OS SETE PECADOS DA CAPITAL DE SANDRA PESAVENTO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 6(2), 1–16. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/138