Violência contra as mulheres e políticas públicas em educação

perspectivas necessárias para o combate e a prevenção no Amazonas com base na educação em direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1383

Palavras-chave:

Violência, Mulher, Educação, Direitos Humanos

Resumo

O presente texto tem por objetivo, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, enfatizar a contribuição da educação escolar do Amazonas no que tange ao combate à violência contra as mulheres. Assim, discutir - na escola - aspectos ligados à equidade entre as pessoas e o reconhecimento das diferenças, é um dos meios, junto com a Educação em Direitos Humanos e as políticas públicas de combate à violência contra a mulher, de romper com estereótipos machistas que ainda se propagam em nossa sociedade e fazem muitas mulheres vítimas.

 

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Biografia do Autor

Marcio Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Câmpus Manaus). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Fernanda Machado Melo, Universidade Federal do Amazonas

Professora na Secretaria de Estado de Educação e Desporto-SEDUC-AM, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

OLIVEIRA, M., & MELO Machado , F. (2024). Violência contra as mulheres e políticas públicas em educação: perspectivas necessárias para o combate e a prevenção no Amazonas com base na educação em direitos humanos. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 115–145. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1383