Educação inclusiva

contribuições do desenho universal da aprendizagem no projeto de apoio pedagógico

Autores

  • Adriana Alves Izác Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM https://orcid.org/0000-0003-4945-8752
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1397

Palavras-chave:

Projeto de Apoio Pedagógico, Desenho Universal para Aprendizagem, Desenvolvimento profissional docente, Inclusão

Resumo

O Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) da Prefeitura de São Paulo, desde 2019, vem oferecendo apoio pedagógico aos estudantes. Após a experiência do ensino remoto, o referido projeto tornou-se extremamente necessário. Durante a implantação do PAP, nos processos formativos, fomos apresentadas ao Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), considerada uma abordagem metodológica para a acessibilidade a todos. A presente pesquisa investiga como os princípios do DUA estão contidos no PAP e como são traduzidos na aplicação de uma sequência didática. Para sua realização, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho intervencionista. A pesquisa de campo foi realizada em determinada escola pública da Prefeitura de São Paulo. Com a realização do estudo, constatamos que as contribuições do DUA para o PAP consistem desde o ato do planejamento até o desenvolvimento da aula, seguido da avaliação de uma forma acessível. O DUA amplia o olhar para toda a prática pedagógica, evidenciando o cuidado com o processo de aprendizagem, numa visão inclusiva.

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Biografia do Autor

Adriana Alves Izác Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutoranda e mestra pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Educação, Arte e História da Cultura, especialização em: educação Empreendedora na Infância (Universidade Presbiteriana Mackenzie); planejamento, Gestão e Implementação de EaD (Universidade Federal Fluminense); psicopedagogia institucional (Universidade de Pinhais); graduada em Pedagogia (Universidade Adventista de São Paulo); artes Visuais (Faculdade Mozarteum de São Paulo). Atua na educação pública desde 2008 na Docência e Coordenação Pedagógica.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora titular pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Adjunto III da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Referências

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

SANTOS Izác Alves, A., ANDRADE Ramos, M. de F., & MIZUKAMI Nicoletti, M. da G. (2024). Educação inclusiva: contribuições do desenho universal da aprendizagem no projeto de apoio pedagógico. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 35–61. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1397